Curiosidades

Arlequina: conheça a criação e a história da personagem

Arlequina é uma das personagens da DC Comics que teve o melhor desenvolvimento nos últimos anos, saiba mais sobre ela a seguir.

O mundo viu Arlequina pela primeira vez em 11 de setembro de 1992. Ao contrário da grande maioria dos personagens da DC Comics, ela não nasceu nas páginas de uma história em quadrinhos. Assim, foi no capítulo 22 de Batman: A Série Animada que a psiquiatra de Arkham, Harleen Frances Quinzel, encantou os fãs pela primeira vez.

Seus criadores foram o escritor Paul Dini e o artista Bruce Timm. Inicialmente, o plano era que Arlequina fosse apenas um personagem ocasional, fazendo o papel de capanga do Coringa e nada mais.

No episódio “Um Favor para o Coringa”, Arlequina é quem ajudou o Coringa a se infiltrar – escondido dentro de um bolo – em um evento especial dedicado ao Comissário Gordon. A partir desse momento, ela passou a fazer parte do elenco recorrente do desenho animado.

Conforme retratado na série, Arlequina é irremediavelmente devotada ao Coringa e muitas vezes alheia à sua atitude desdenhosa e ocasionalmente cruel em relação a ela. Apesar do compromisso inabalável dela com o nefasto Príncipe Palhaço, ele nunca lhe dá o respeito ou a consideração que ela merece. Vamos saber mais sobre ela a seguir.

Continua após a publicidade

Como se deu a criação da Arlequina?

Reza a lenda que, para incrementar as cenas do Coringa, Paul Dini e Bruce Timm criaram Arlequina, uma psiquiatra chamada Harleen Frances Quinzel que, apaixonada pelo Coringa, abandona a carreira médica e decide acompanhá-lo em seus delitos. É assim que começa um relacionamento tremendamente prejudicial para ela, já que a mesma atua como ajudante e parceira do palhaço príncipe do crime.

Embora suas primeiras aparições tenham sido no desenho animado Batman: The Animated Series (interpretado pela dubladora Arleen Sorkin), a origem de Arlequina é contada em detalhes na história em quadrinhos The Adventures of Batman: Mad Love de Dini e Timm. É o próprio Batman quem descreve o perfil do então vilão ao seu mordomo Alfred.

Inspiração real

Toda a insanidade de Arlequina, o humor um tanto exaltado, a maquiagem duvidosa e até mesmo parte de sua sensualidade foram inspirados em uma pessoa real. Dá para acreditar?

Conforme o criador da personagem dos HQs, Paul Dini, a inspiração para a doidíssima Arlequina veio da atriz americana Arleen Sorkin. Até os nomes se parecem, não é mesmo?

Continua após a publicidade

De acordo com o roteirista, ele misturou várias características da atriz, de forma caricata, claro; durante a participação dela na série Days of Our Lives, em que Arleen aparece vestida de bobo da corte. Depois que a personagem foi criada, Arleen acabou, inclusive, duplando Arlequina nos desenhos.

História da Arlequina

Depois da estreia na TV, as origens de Arlequina foram exploradas na história em quadrinhos de 1994, escrita e ilustrada por Paul Dini e Bruce Timm. Usando uma estética semelhante a série animada do Batman, a história em quadrinhos um pouco mais sombria mostra Arlequina relembrando como ela conheceu o Coringa no Asilo Arkham.

Via flashback, conhecemos a Dra. Harleen Frances Quinzel, uma psiquiatra que vai trabalhar na famosa instituição. Na adolescência ela ganhou uma bolsa de estudos por suas grandes habilidades de ginástica (que mais tarde ela incorporaria ao seu estilo de luta), depois se formou como psiquiatra, na Gotham Universidade.

Por meio de uma série de entrevistas, Harleen descobre que o Coringa foi abusado quando criança e decide que Batman é o culpado pela maior parte de sua angústia mental. Ela também se apaixona pelo Príncipe Palhaço e tenta conquistá-lo ajudando-o a escapar do asilo e tornando-se seu cúmplice mais dedicado.

Continua após a publicidade

Em um esforço para impressionar o Coringa e ter seu amor correspondido, Arlequina sequestra Batman e tenta matá-lo sozinha. A psquiatra se distrai quando Batman diz a ela que o Coringa a está interpretando e que todas aquelas histórias tristes sobre sua infância traumática foram fabricadas para manipular Arlequina para ajudá-lo a escapar.

Arlequina não acredita nele, então Batman a convence a encenar seu assassinato para ver como o Coringa reagirá; em vez de bajular sua conquista, o Coringa fica furioso e a joga pela janela.

Não muito tempo depois, ela se encontra trancada em Arkham, ferida e com o coração partido e convencida de que ela terminou com o Coringa – até que ela encontra um buquê de flores com um bilhete de “melhoras logo” escrito com a letra dele.

Primeira aparição da personagem

Em suma, a primeira aparição de Arlequina aconteceu no episódio 22 da primeira temporada do já clássico Batman: A Série Animada (“Um Favor para o Coringa”, em 11 de setembro de 1992) em um papel completamente secundário que, se não tivesse gozado do favor do público em uma era pré-Internet, também teria sido sua última aparição.

Continua após a publicidade

Assim, a psiquiatra se apaixonaria pelo Palhaço Príncipe do Crime e se tornaria sua parceira sentimental, a serviço de todas as loucuras e travessuras que o Coringa pudesse inventar. Potanto, essa é a história mais difundida sobre a origem da personagem.

Quem é a Arlequina?

Harleen Quinzel conseguiu se matricular na Gotham University, graças a uma bolsa de estudos que ganhou por ser ginasta. Lá, a jovem se destacou em psicologia e se especializou em psiquiatria sob a tutela do Dr. Odin Markus.

Desse modo, para terminar os estudos, ela teve que fazer uma tese, que fez sobre si mesma e seu antigo relacionamento com o namorado Guy, que morreu vítima de um tiro.

A verdade é que Harleen atribuiu tudo o que aconteceu ao caos, e por isso ela começou a acreditar que entendia porque o Coringa agia daquela forma. Para trabalhar no Asilo Arkham, Harleen Quinzel não hesitou em flertar com o Dr. Markus, dizendo que faria qualquer coisa para conseguir o emprego de psiquiatra.

Continua após a publicidade

A Dra. Harleen Quinzel começou seu primeiro ano de residência em Arkham. O mais rápido que pôde, a jovem pediu para tratar o Coringa. Com efeito, ela acabou obtendo acesso devido a pesquisas que realizou sobre assassinos em série.

Depois de vários encontros, o casal começou a ter um romance e a jovem ajudou o Coringa a fugir do local várias vezes antes de ser descoberta. Por isso, sua licença médica acaba sendo cassada, ainda que ela justifique que todas as suas saídas eram terapêuticas. É assim que nasce Arlequina como a vilã da DC.

Habilidade de Arlequina

Arlequina tem a habilidade de ser imune a veneno graças a Hera Venenosa. Dito isto, a personagem DC tem imunidade ao veneno e ao gás hilariante do Coringa. Outras habilidades são seus conhecimentos de psicanálise, sendo uma ginasta habilidosa, sabe fazer psicopatia devido a sua relação com o Coringa, e é muito inteligente.

Quanto aos elementos que ela usa para lutar, devemos citar seu martelo, taco de beisebol, boneco assassino, pistola e canhão. A roupa de Arlequina é uma roupa de bobo da corte em tons de vermelho e preto que ela mesma roubou de uma loja de fantasias.

Continua após a publicidade

No entanto, em séries como O Batman, o traje foi feito pelo Coringa e dado a ela como presente. Além disso, seu cabelo nunca muda, ela sempre usa duas tranças, uma vermelha e outra preta.

Onde a personagem apareceu?

Como você viu, Arlequina foi uma adição tardia à linha de supervilões da DC, fazendo sua estréia na década de 1990. Desde então ela apareceu em:

  • Arlequina;
  • O Esquadrão Suicida e Aves de Rapina;
  • Mulher-Gato;
  • Esquadrão Suicida: Acerto de Contas;
  • Gotham;
  • Batman do Futuro;
  • LEGO Batman: O Filme;
  • DC Super Hero Girls;
  • Liga da Justiça: Deuses e Monstros;
  • Batman: Assalto a Arkham;
  • Batman: A serie animada.

Fontes: Aficionados, Omelete, Zappeando, Verdadeira História

Leia também:

Continua após a publicidade

Jovens Titãs: origem, personagens e curiosidades sobre os heróis da DC

Liga da Justiça – História por trás do principal grupo de heróis da DC

20 curiosidades sobre o Batman que você precisa conhecer

Aquaman: história e evolução do personagem nos quadrinhos

Continua após a publicidade

Lanterna Verde, quem é? Origem, poderes e heróis que adotaram o nome

Ra’s Al Ghul, quem é? História e imortalidade do inimigo do Batman

Batman: veja ranking do pior ao melhor filme

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você