Em primeiro lugar, adote uma alimentação balanceada e saudável, esperando aproximadamente duas horas para dormir depois de comer.
Pratique algum exercício pelo menos 45 minutos por dia, de alta intensidade. Aliás, isso promove um aumento do humor, reduz o estresse e a ansiedade, levando a uma maior predisposição na hora de adormecer.
Evite usar telas (celular, PC, televisão, etc) por pelo menos duas horas antes de ir para a cama. Aliás, limite até mesmo a intensidade das luzes em sua casa.
Tome banhos de sol durante o dia para promover a produção de melatonina, pois isso favorece os ritmos circadianos.
Um travesseiro desconfortável e uma temperatura incorreta são fatores que podem causar um sono de má qualidade e podem fazer com que acordemos no meio da noite, sem ser possível retomar o sono depois.
Use ferramentas que promovam o relaxamento como tomar chás naturais, tomar banho quente, realizar técnicas de relaxamento ou meditação.
Por fim, se você já tentou encontrar uma solução de várias formas, mas não consegue resolver o problema, ir a um profissional de psicologia será a melhor opção para entender e cortar o problema pela raiz.