Trompetistas dos Guardas da Vida subirão no teto com vista para a Corte do Convento e darão três toques de seus instrumentos, e o Rei de Armas da Jarreteira começará a proclamação ritual do rei.
Após a proclamação, Charles deixará o Palácio de St. James para uma excursão de quatro dias pelo país. Ele participará de cultos em memória de sua mãe e se reunirá com líderes do governo bem como o público.
Várias recepções acontecerão no palácio para receber as centenas de chefes de Estado e diplomatas que chegam a Londres. Mas estes não devem ser vistos como entretenimento; em vez disso, há alguns negócios sérios para atender.
O piso do Westminster Hall será coberto por 1.500 metros de carpete, e centenas de velas serão trazidas da abadia. As ruas se transformarão em espaços cerimoniais, com arquibancadas em áreas como o Horse Guards Parade e o Carlton House Terrace.
Com Charles no trono, as palavras do hino nacional mudarão para “Deus salve o rei” com o soberano e seu cônjuge é saudado com toda a composição.
O corpo da rainha será transferido para Westminster Hall, onde ficará por mais quatro dias. A procissão do Palácio de Buckingham será um desfile militar – uma procissão semelhante, quando a rainha-mãe morreu em 2002, se estendeu por 800 metros.
A rainha adorava flores e as recebia onde quer que fosse, acredita-se que esta seja uma das homenagens mais populares que lhe serão concedidas após seu falecimento.
A cerimônia ocorrerá nove dias após sua morte. As joias reais serão retiradas de uma caixa de vidro especial no caixão, onde podem ser vistas pelo público, para serem limpas. Além disso, o mercado de ações suspenderá suas atividades e a maior parte do país estará em feriado bancário.
Levarão o caixão da rainha a algumas centenas de metros do salão para a abadia, chegando precisamente às 11 horas. Todo o país ficará em silêncio. O evento fúnebre terá cobertura da imprensa, com as câmeras evitando cuidadosamente os rostos da realeza.
Por fim, o caixão da rainha Elizabeth será posto na mesma carruagem verde usada para carregar o caixão de seu pai. Outra procissão vai caminhar até o shopping. A rainha será então transportada de carro funerário até o Castelo de Windsor.