O tipo sanguíneo de uma pessoa é determinado usando o sistema de classificação ABO, que se divide em quatro tipos: A, B, O e AB. No entanto, além desses quatro tipos, há outro tipo de sangue muito raro. Chama-se Rh nulo, ou “Sangue Dourado”, e é altamente valorizado para transfusões de sangue.
Hoje sabemos que o sangue consiste em: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma. Cada componente tem um papel a desempenhar na função do sangue, mas os glóbulos vermelhos são responsáveis pelos nossos diferentes tipos sanguíneos.
A presença ou ausência de antígenos específicos determina o tipo sanguíneo. Por exemplo, o sangue do tipo A tem apenas antígenos A, o tipo B apenas B, o tipo AB ambos e o tipo O nenhum. Os glóbulos vermelhos exibem outro antígeno chamado proteína RhD. Quando está presente, é positivo; quando está ausente, é negativo.
Esse tipo de sangue dourado não significa que o sangue é de cor dourada, mas sim o nome do tipo sanguíneo Rh nulo que não contém o antígeno Rh (proteína) nos glóbulos vermelhos.
Alegadamente, 45 antígenos independentes estão ausentes neste sangue dourado, o que significa que qualquer pessoa com o sangue RH nulo não expressa nenhum antígeno nas hemácias. Por causa disso, o sangue Rh nulo é considerado o novo sangue universal para qualquer pessoa com tipos sanguíneos raros dentro do sistema Rh.
O fenótipo Rh nulo supostamente acontece em uma em cada 6 milhões de pessoas. Isso o torna um tipo de sangue altamente valorizado pelos médicos, mas muito perigoso para qualquer pessoa com sangue Rh nulo caso precise de transfusão devido à falta de doadores disponíveis.
Sendo assim, as pessoas com Rh nulo precisam contar com a cooperação de uma pequena rede de doadores regulares desse mesmo tipo de sangue, caso presice de uma doação. E como 99,94% das pessoas têm sangue com o antígeno Rh, encontrar um doador de sangue para Rh nulo é quase impossível.
Portanto, as pessoas que possuem o tipo de sangue dourado são incentivadas a “guardar” seu sangue, para casos de emergência. Até agora, em todo o mundo existem apenas nove doadores ativos conhecidos para esse seleto grupo.