A gigantesca caverna Son Doong do Vietnã é apenas uma das centenas de cavernas de calcário no Parque Nacional Phong Nha Ke-Bang. Ela foi explorada pela primeira vez em 2009, contudo só abriu para visitas públicas em 2013.

Arrow

Dentro deste mundo subterrâneo, há uma passagem especialmente grande medindo quase 10 quilômetros de comprimento. Em certos pontos, a cavidade do local tem mais de 200 metros de altura do chão ao teto.

Arrow

Localizada no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, no Vietnã, Son Doong é considerada uma das maiores cavernas naturais do mundo. Ela situa-se perto da fronteira com o Laos, no centro do Vietnã, e possui um rio subterrâneo interno de fluxo rápido que esculpiu a gigantesca estrutura.

Arrow

Onde fica Son Doong?

Com mais de 9 quilômetros de extensão e 200 metros de largura, é tão grande que poderia caber em um quarteirão inteiro de prédios de 40 andares em – ou um Boeing 747 poderia voar sem que suas asas tocassem as paredes da caverna.

Arrow

Estima-se que a caverna tenha se formado em seu ambiente rico em calcário entre dois e cinco milhões de anos atrás, mas não foi descoberta até 1991, quando um fazendeiro a encontrou enquanto procurava madeira. Aliás, levaria mais 18 anos para Son Doong ser totalmente mapeada por um grupo de espeleólogos.

Arrow

Os cientistas que visitaram Son Doong descobriram uma riqueza de formações geológicas recordes, incluindo as maiores contas de calcário do mundo e as estalagmites mais altas.

Arrow

O interior da caverna

Enormes sumidouros mais profundos na caverna permitem que a luz do sol e a chuva alimentem dois ecossistemas de selva intocados que abrigam raposas voadoras, bem como os únicos macacos subterrâneos do mundo e peixes brancos sem olhos.

Arrow

Uma dessas florestas tropicais prósperas é tão vasta que até tem seu próprio sistema climático localizado. Ademais, em 2019, um trio de mergulhadores britânicos descobriu um túnel submarino que liga Son Doong a outra caverna.

Arrow