A hepatite é um tipo de inflamação que atinge o fígado e pode ter várias formas diferentes. Causada por infecções virais, consumo excessivo de álcool ou de medicamentos específicos, ela pode causar perda de apetite, dores abdominais e vômito e a pele amarelada também é um sintoma da inflamação.

Arrow

1. Hepatite 

Algumas lesões no fígado podem impedir o seu funcionamento pleno. Elas podem estar associadas a doenças que afetam o órgão, bem como consumo em excesso de álcool e alguns medicamentos. Além da pele amarelada, a condição pode provar cansaço, vômitos, fezes com sangue e inchaço na região abdominal.

Arrow

2. Insuficiência hepática

A formação de pedras na vesícula se dá a partir da concentração de algumas substâncias cristalizadas, que pode ter origem no colesterol secretado pelo fígado em grande quantidade, por exemplo. A princípio, a formação das pedras não traz nenhum sintoma, mas depois pode gerar dor intensa, bem como o amarelamento da pele.

Arrow

3. Pedra na vesícula

O cisto no fígado também não costuma produzir nenhum sintoma após sua formação. No entanto, pode gerar dor no abdômen, perda de peso repentina, febre superior a 38ºC e cansaço, além da pele amarelada. O tratamento é necessário quando o cisto aumenta de tamanho, sendo indicada uma remoção cirúrgica.

Arrow

4. Cisto no fígado

A cirrose é resultado da destruição de células do fígado a partir do consumo excessivo de álcool. Entre os sintomas, está a pele e os olhos em tons amarelados, além do clareamento das unhas. Também pode ocorrer inchaço abdominal, com surgimento de veias proeminentes na região, e mau hálito.

Arrow

5. Cirrose hepática

O desenvolvimento de câncer no pâncreas nem sempre apresenta sintomas iniciais. Entretanto, pode vir acompanhado de dores na parte superior do abdômen e nas costas. Além disso, é comum que ocorra perda de peso e diarreia. A condição é mais comum em fumantes, pacientes com quadros de pancreatite aguda.

Arrow

6. Câncer de pâncreas

A anime se dá a partir da malformação dos glóbulos vermelhos do corpo e é hereditária. Em razão da alteração do formato desses glóbulos, o transporte de oxigênio no corpo é prejudicado, podendo haver icterícia, inchaço e vermelhidão das mãos e dos pés.

Arrow

7. Anemia falciforme

A talassemia também é uma condição hereditária, que afeta a produção de hemoglobinas. Os casos podem ser classificados entre alfa e beta, dependendo da variante, e variam de leve a grave. Além de pele amarelada, os sintomas podem incluir anemia, palidez, fadiga e falta de ar.

Arrow

8. Talassemia

A anorexia nervosa é marcada principalmente pela perda de peso exagerada e repentina, em pacientes com distorção da própria imagem corporal. Além da pele amarelada, é comum que ocorra perda de cabelos ou enfraquecimento dos fios.

Arrow

9. Anorexia nervosa

O betacaroteno é um antioxidante presente em alimentos como cenoura, mamão, abóbora, tomate e brócolis, por exemplo. Quando consumido em excesso, ele pode influenciar diretamente na coloração da pele, que se torna mais amarelada.

Arrow

10. Ingestão de betacaroteno em excesso