Sem dúvidas, o avião é legitimamente reconhecido como uma das maiores invenções de todos os tempos. Além disso, é um dos meios de transportes mais seguros. No entanto, muitas pessoas ainda cultivam o medo de voar, seja por teme a altura ou que o avião caia antes de chegar ao destino. Mas, afinal o que pode fazer um avião cair?
Mito. Estudos analisando os perigos do uso de telefones celulares em voos sugerem que os riscos são pequenos, mas reais. Então, a razão para desligar o celular e outros dispositivos eletrônicos é para que você preste atenção as instruções de segurança do voo.
Verdade. As falhas de equipamentos ainda representam cerca de 20% das perdas de aeronaves, apesar das melhorias no projeto e na qualidade de fabricação. Um defeito ou falha em qualquer um deles pode levar a uma situação perigosa.
Mito. Os aviões são atingidos por relâmpagos o tempo todo, geralmente sem efeitos nocivos duradouros. Embora o raio possa danificar os sistemas da aeronave, geralmente não é suficiente para prejudicar a segurança de um voo.
Verdade. Aviões modernos são capazes de voar em quase todas as condições climáticas. Mas, assim como dirigir se torna mais perigoso com mau tempo, voar também. Tempestades fortes, neblina e neve podem dificultar as manobras dos aviões e podem levar a acidentes aéreos mortais.
Mito. Embora em sua pior forma, a turbulência possa assustar os passageiros a ponto de eles começarem a se desesperar, é muito, muito raro que a turbulência seja poderosa o suficiente para realmente derrubar um avião.
Verdade. Um dos fatores mais surpreendentemente comuns em acidentes de aviação são os pássaros. Se um pássaro grande colidir com um pára-brisas ou um motor, pode causar danos que podem contribuir para um acidente aéreo.
Verdade. Cerca de 10% das perdas de aeronaves são causadas por sabotagem. Tal como acontece com os relâmpagos, o risco representado pela sabotagem é muito menor do que muitas pessoas parecem acreditar.
Verdade. Costuma-se dizer que as aeronaves nunca caem por causa de um único problema. É quase sempre uma combinação de fatores que levam a um acidente. Por exemplo, erro humano e/ou avaria mecânica.