Uma das primeiras coisas que devemos considerar ao escolher nossos tênis é o tipo de pisada. Em suma, existem três classificações: pronada, o peso do seu corpo recai sobre a parte do pé mais próxima do dedão, já a supinada o peso do corpo fica na parte externa do pé, a área mais próxima do dedo mínimo e a neutra que o peso do corpo é distribuído na zona central do pé.
Saber a numeração correta do seu calçado é super importante. Bons tênis de corrida ajudam seus pés a sofrer menos. Eles amortecem os impactos, controlam a rotação do tornozelo e ajudam na estabilidade. Além disso, a parte superior costuma ser confeccionada com um material que proporciona respirabilidade.
Outros fatores que você deve levar em consideração são o peso corporal e a estrutura dos pés. Os tênis de corrida geralmente têm faixas de peso recomendadas com base na estabilidade e no amortecimento de que você precisa.
Em que superfície você pretende caminhar ou correr? Se você planeja correr principalmente no asfalto, é melhor comprar calçados com bom amortecimento (levando em consideração seu peso, seu ritmo de corrida e a distância).
O drop também chamado de offset, diferencial ou drop é a diferença da altura do sapato do calcanhar até a ponta, esse drop ou declínio é medido em milímetros, o usual é em torno de 8 mm. As alterações na altura de queda ao trocar de calçado devem ser feitas em etapas e com treinamento.
As costuras dos calçados de corrida e caminhada devem ser feitas de algum material macio e flexível, não rígido. Isso evita a dor no atrito. Materiais que podem respirar prevalecem. Lembre-se que seus pés suam muito ao caminhar e, se não quiser sentir desconforto e dor, a longo prazo você precisa de calçados respiráveis, como os de couro.
A sola dos calçados de caminhada deve ser suficientemente grossa para não se desgastar com os quilômetros, nem causar dor ao caminhar sobre superfícies irregulares, como pedras, terra solta, etc.