A Red Bull é uma marca austríaca, mas a Tailândia foi crucial para o desenvolvimento da bebida energética. Foi em uma viagem à Tailândia que Dietrich Mateschitz experimentou pela primeira vez uma bebida local chamada Krating Daeng. O empresário austríaco aprovou a funcionalidade da bebida e resolveu trazer para Ocidente.
Após Dietrich Mateschitz ter ingerido a Krating Daeng para se recuperar de um longo voo de avião, ele percebeu o potencial da bebida, além do sucesso que fazia na Tailândia. Assim, ele e Chaleo se tornaram parceiros e começaram a produzir em grande escala para abastecer também o mercado ocidental.
A Red Bull foi a pioneira no mercado de bebidas energéticas, embora a bebida tailandesa tenha sido o primeiro energético vendido oficialmente no mercado de bebidas. Essa nova categoria de bebidas chegou ao mercado em 1987 com o lançamento da Red Bull.
Em 2009, a marca acabou envolvida em um sério problema depois de um boato a respeito do uso de cocaína em sua composição. A bebida chegou até a ser temporariamente proibida na Alemanha, quando ficou comprovado que os produtos da empresa continham vestígios da droga.
Uma das formas de marketing mais profícuas da Red Bull é estar muito presente no mundo dos esportes. A marca patrocina centenas de eventos esportivos e diversos atletas. A Red Bull investe desde esportes mais tradicionais, como futebol, até mesmo os mais radicais.
Sim, a marca já foi parar muito acima do céu. A logo da empresa estava no uniforme e na cápsula usada por um maluco chamado Felix Baumgertner, que resolveu saltar de uma altura de, mais ou menos, 37 quilômetros acima da superfície da Terra.
Chamada Red Bull Records, a gravadora que leva o nome da marca tem contratados artistas de diversos gêneros musicais. A banda de rock AWOLNATION, responsável pelo hit “Sail”, por exemplo, é uma das contratadas pela empresa.
Pouca gente acredita nisso (aliás, quase ninguém conhece esse produto da marca), mas ao contrário dos refrigerantes de sabor cola, o energético é 100% natural. A bebida, segundo análises, realmente não conta com conservantes ou corantes artificiais.
Outra coisa que as pessoas não sabem é que as latinhas são totalmente recicláveis. Inclusive, a partir da renovação das latas, a marca consegue economizar até 95% da energia que gastaria para fazer outros novos recipientes para o produto.
Essa é uma empresa, ligada à marca, que incorpora mídia digital, impressa, televisão, longas-metragens com foco em esportes, cultura e estilo de vida.