Listas

Os alimentos que cachorro não pode comer [guia completo]

Ossos, carne crua e até chocolate. Conheça 15 alimentos proibidos para cachorros e que as pessoas não sabem o quanto podem fazer mal.

Você sabe quais são os alimentos que cachorros não podem comer? Em geral, são alimentos industrializados, ricos em sódio, gordura ou açúcar. Além disso, há algumas substâncias específicas, conforme você poderá conhecer a seguir.

Essas comidas são tidas como proibidas aos cãezinhos, pois podem deixar os pets com estômago e intestino irritados. Também podem provocar diarreia, pancreatite, paralisia e, inclusive, a morte do bichinho.

É por isso que, com ajuda de veterinários, listamos alguns dos alimentos que mais são nocivos à saúde de seu amigo. Assim, você poderá proteger seu pet de efeitos ruins.

Quais alimentos cachorros podem comer?

Muitos tutores têm dúvidas sobre o que os cães podem comer. No entanto, é indicado que um veterinário oriente, de modo adequado, essa alimentação.

Aliás, não dá para confiar muito no que achamos internet afora, já que essa atitude pode trazer reais riscos para o bichinho.

Quantas vezes por dia os cachorros devem comer?

Claro que essa questão depende de cão para cão, por conta da idade ou das condições da saúde, por exemplo. Porém, em geral, são indicadas 3 a 4 porções diárias.

Continua após a publicidade

No entanto, consultar um veterinário é sempre recomendável para ter uma dieta personalizada e que supra as demandas dos cachorros.

Embora seja muito comum os tutores deixarem a comida disponível aos bichinhos, essa prática não é muito boa. Isso porque, assim, não é possível observar os hábitos alimentares dos pets e entender sobre a saúde deles, se estão comendo normalmente ou não.

Além disso, separar a quantidade em porções evita que a ração fique exposta a insetos que podem, inclusive, transmitir doenças.

Atenção com a obesidade canina

Um outro ponto que devemos chamar atenção é à obesidade dos cãezinhos. Essa condição pode gerar diversos problemas aos cachorros. Indo desde o aumento do colesterol e doenças no fígado até dificuldade de se locomover e de respirar.

Nesse sentido, é importante que os tutores tenham em mente que um alimento pequeno e comum para os humanos pode ser excessivo ao animal, tanto em calorias como em gordura e sódio, por exemplo.

Alimentos que cachorros não podem comer

1. Chocolate: um dos alimentos proibidos

Nem adianta ficar com peninha. O chocolate faz parte dos alimentos proibidos para cachorro, porque pode intoxicar seu cãozinho.

A culpa, aliás, é de uma toxina chamada teobromina. Ela pode trazer muitas complicações se o pet ingerir de 100 mg a 150 mg por quilo de seu peso corporal.

Por isso, se você suspeitar que seu cão comeu chocolate, procure um veterinário na hora!

2. Abacate

Mesmo parecendo saudável, o abacate é um alimento que cachorros não podem comer. Isso devido à persina, que é uma substância nociva, podendo causar desarranjos intestinais no seu pet.

Então, nada de abacate!

3. Uva e uva-passa

Essas frutas são muito perigosas para os nossos amiguinhos, porque possuem componentes tóxicos a eles e que podem causar falência renal.

Apenas 6 uvas podem causar insuficiência renal aguda em seu cão, sabia? Sendo, assim, são alimentos proibidos a ele.

4. Macadâmia

In natura ou em biscoitos, nunca deixe seu cãozinho comer essa noz.

Ela contém uma toxina desconhecida ainda pelos cientistas da área. No entanto, é capaz de afetar os músculos do animal, bem como os sistemas digestivo e nervoso dos cães.

Além disso, há casos em que os pets sofreram com paralisia, em virtude da ingestão de macadâmias. Por isso, esse é um alimento que os cachorros não podem comer.

5. Alho e cebola

Esse tipo de alimento também representa perigo para os cães. O alho, por exemplo, pode causar irritação no intestino e no estômago dos cães, além de causar danos nas células vermelhas do sangue.

A cebola também é uma vilã, por causa de uma toxina chamada tiosulfato. Assim, cachorros que ingerem esse alimento podem desenvolver anemia. O perigo é grande para o animal mesmo ela estando crua, cozida ou desidratada.

Dessa forma, o melhor a se fazer é manter esses itens apenas na alimentação dos humanos mesmo.

6. Doces são alimentos proibidos para cachorros

Os doces, de forma geral, são contraindicados para os cachorros. Isso porque o açúcar pode causar obesidade no bichinho, além de provocar problemas dentais e até mesmo diabetes.

No entanto, o risco não diminui quando se trata de doces dietéticos.

Os adoçantes que contêm xilitol, uma substância natural, podem causar intoxicação imediata no cãozinho, provocando letargia, vômitos, perda da coordenação e, até mesmo, convulsões, dependendo da quantidade ingerida.

Por isso, mantenha longe dos animais, certo?

7. Massas

Bolos e outros tipos de massa também são alguns dos alimentos proibidos para cachorros.

O fermento contido na massa, que a faz crescer, pode expandir no estômago do cão, fazendo com que o animal sofra com gases e cólicas.

Mas o problema pode ser ainda mais sério, podendo levar até mesmo a uma ruptura intestinal.

8. Comidas gordurosas

Se forem massas, ou tiverem cebola por cima, aí que seu cãozinho deve ficar longe dessas comidinhas que costumam ser uma verdadeira tentação.

Isso inclui pizzas, frituras, queijos e assim por diante. Esses alimentos podem causar desarranjo intestinal nos bichinhos e até mesmo pancreatite.

Logo, é melhor não arriscar!

9. Bebidas alcoólicas

Embora seja meio óbvio, bebidas alcoólicas são terminantemente proibidas para os cães.

O álcool pode causar intoxicação séria no bichinho, causando, inclusive, descoordenação, excitação ou depressão, respiração lenta, ataque cardíaco e, dependendo da quantidade ingerida, pode levar até mesmo à morte.

10. Leite

O organismo de seu cachorro não consegue digerir a lactose, enzima abundante no leite e em seus derivados. Dessa forma, esse alimento pode causar diarreia entre outros problemas digestivos.

11. Carnes e ovos crus são alimentos que cachorros não podem comer

Comida crua pode trazer uma série de transtornos para a saúde de seu pet e, por isso, estão entre os alimentos proibidos para cachorros.

Um dos grandes problemas, aliás, são bactérias como a Salmonella e a E.coli, que causam intoxicação e podem até mesmo levar à morte.

Isso, sem contar em uma enzima natural do ovo, que interfere diretamente na absorção de vitaminas do complexo B pelo organismo do cão e que pode levar, dessa forma, a problemas na pelagem e na pele.

12. Ossos

Embora todo mundo pense que cachorros e ossos sejam um par perfeito, a verdade é que eles devem ser proibidos na dieta de seu cãozinho.

Isso, porque os animais domésticos podem se rasgar com eles, ferindo até mesmo o trato digestivo.

13. Espiga de milho

Muita gente acha engraçado ver cachorros comendo milho e alguns episódios até se tornam virais na internet. No entanto, isso é um risco para os cães.

Os cachorros não digerem bem esse alimento. Além disso, se o pet engolir pedaços grandes da espiga, pode sofrer uma obstrução intestinal.

14. Caqui, pêssego e ameixa

Essas frutas estão na lista dos alimentos proibidos para cachorros, sabia?

O risco está nas sementes delas, pois podem causar inflamações e até mesmo obstruções no intestino delgado do cachorro, caso ele as engula.

Por isso, mantenha em local seguro.

15. Café

Café assim como chás pretos e outras bebidas ricas em cafeína estão na lista de alimentos proibidos para cachorros.

Essas bebidas são ricas em xantinas, uma substância que pode causar sérios danos ao sistema nervoso do cachorro, prejudicando também a circulação cardíaca (que fica mais agitada).

Além disso, a xantina pode prejudicar o sistema urinário do pet.

E, falando em cachorros, você vai gostar de descobrir também: Por que cachorros olham para o dono na hora de fazer cocô?

Fonte: Estadão, Luísa Mell, Cachorro de 29 anos

Bibliografia

BUORO I.B., Nyamwange S.B., Chai D., Munyua S.M., Putative avocado toxicity in two dogs. Onderstepoort J Vet Res. 1994 Mar; 61(1):107-9.

OBA P. et al. True nutrient and amino acid digestibility of dog foods made with human-grade ingredients using the precision-fed cecectomized rooster assay. Translational Animal Science, 2019.

WALLER, Stefanie Bressan; CLEFF, Marlete Brum; DE MELLO, João Roberto Braga. INTOXICAÇÃO EM CÃES E GATOS POR ALIMENTOS HUMANOS: O QUE NÃO FORNECER AOS ANIMAIS?. REVISTA VETERINÁRIA EM FOCO, 2013, vol. 11, no 1. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/veterinaria/article/view/1228>.

Próxima página »

Escolhidas para você