Ciência & Tecnologia

O que são aquelas bolinhas no braço? 6 causas e como tratar

Sabe aquelas bolinhas que deixam os braço áspero? Descubra o que são as bolinhas no braço e aprenda como eliminá-las em casa.

As bolinhas no braço têm diversas causas e, aliás, podem ocorrer em diversas partes do corpo. De modo geral, quando são decorrentes de acne, essas bolinhas surgem devido ao excesso de oleosidade na pele e do entupimento dos poros na área afetada.

No entanto, elas podem aparecer devido a condições um pouco mais complicadas, por exemplo, queratose, alergia, foliculite, espinhas ou, até mesmo, intolerância ao glúten e infecções.

Assim, caso isso ocorra com você, é importante buscar ajuda dermatológica, a fim de se analisar, de forma adequada, os sintomas e, então, diagnosticar corretamente a motivação dessa condição.

Quais são as causas das bolinhas no braço?

1. Alergia na pele pode causar bolinhas no braço

Algumas vezes, as alergias na nossa pele pode, sobretudo, causar bolinhas no braço. Em geral, a alergia surge por causa, aliás, do consumo de alguns alimentos, contato com insetos e alguns cosméticos, por exemplo.

O que fazer:

Nesse sentido, o ideal é buscar a ajuda médica e, dessa forma, conseguir a indicação do antialérgico mais adequado ao caso.

2. Foliculite

A foliculite apresenta sinais, por exemplo, algumas bolinhas no braço ou em outro local acometido. Normalmente, a foliculite é consequência do uso de roupas justas ou de depilação com lâmina.

Continua após a publicidade

O que fazer:

É importante fazer esfoliação frequentemente, sobretudo, antes de fazer a depilação. Além disso, evitar o uso de roupas apertadas.

Caso ocorra uma infecção nas bolinhas nos braços, é preciso ir ao médico para que, dessa forma, consiga a receita de uma pomada antibiótica.

3. Queratose pilar causa bolinhas no braço

Embora o nome cause arrepios, a queratose, ou ceratose, ocorre devido à excessiva produção de queratina pela pele motivando o aparecimento das bolinhas no braço.

O que fazer:

Assim como a condição anterior, para evitar ou diminuir a queratose, aliás, é ideal utilizar roupas mais largas e mais frescas.

Além disso, para um tratamento eficaz, um dermatologista pode indicar o uso de alguns ácidos e, assim, retomar o aspecto mais liso da pele.

4. Espinhas ou cravos

As espinhas e cravos, de modo geral, ocorrem em virtude do suor e impurezas que adentram os poros da pele, formando, assim, bolinhas no braço.

O que fazer:

É de suma importância, por isso, manter a região limpa a partir do uso de produtos próprios para peles acneicas.

5. Herpes-zóster

O herpes-zóster é causado pelo mesmo vírus da catapora e apresenta, além disso, um sintoma semelhante: o surgimento de bolinhas no braço ou no corpo.

O que fazer:

No caso do herpes-zóster, é de suma importância visitar um médico para, assim, conseguir o diagnóstico exato e a indicação dos antivirais adequados.

6. Intolerância ao glúten pode causar bolinhas no braço

Um dos sintomas que a intolerância ao glúten apresenta é a dermatite, que, aliás, pode se dar por meio de surgimento de bolinhas no braço ou pelo corpo.

O que fazer:

É recomendado, antes de mais nada, a mudança dos hábitos alimentares, cortando ao máximo o consumo de glúten.

Além disso, os médicos podem indicar pomadas e cremes para aliviarem os sintomas, como as bolinhas no braço.

Tratamento para as bolinhas no braço

De forma geral, as bolinhas no braço podem ser evitadas por meio de cuidados com a pele, por exemplo, higienização. Além disso, é importante tentar não ficar tocando o tempo todo a pele, pois esse ato pode contribuir para o entupimento dos poros causado pela sujeira presente nas mãos.

Outra medida importante é não espremer as espinhas, porque isso pode, não só machucar a pele, como também causar infecções, piorando o quadro.

Já o tratamento para as bolinhas, conforme já apresentamos no decorrer da matéria, cada causa prevê um cuidado específico. Por exemplo, a queratose pilar pode ser tratada com hidratantes e ácidos adequados; urticárias necessitam de antialérgicos.

Ademais, em casos de foliculite, é importante utilizar sabonetes antissépticos na área afetada ou a utilização de antibióticos, dependendo da gravidade da condição.

Por último, quando a causa for a acne, o tratamento se dá, na maioria das vezes, com hidratantes com ingredientes, por exemplo, ácido salicílico e ácido lático, ou tratamentos mais potentes com isotretinoína.

Em suma, é ideal que se busque atendimento dermatológico, pois assim você poderá investigar com mais cuidado e precisão a causa das bolinhas no braço e saber como tratá-las adequadamente.

Leia também: 

Fontes: Go outside, Médico responde, Tua Saúde.

Bibliografia

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Ceratose. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/ceratose/46/>.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA – SEÇÃO RIO GRANDE DO SUL. Ceratose Pilar. Disponível em: <https://sbdrs.org.br/ceratose-pilar/>.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Doença Celíaca / Intolerância ao Glúten . Disponível em: <https://www.ict.unesp.br/php/stsaude/arquivos/Doenca_Celiaca.pdf>.

Próxima página »

Escolhidas para você