Listas

O que a coceira na palma da mão pode dizer sobre sua saúde?

A coceira na palma da mão pode indicar desde pele seca até doenças, como psoríase. Confira as condições que podem ser indicadas pelo sintoma.

A coceira na palma das mãos é um sintoma que merece atenção, mesmo que seja por questões simples, como pele ressecada ou alguma substância invasora, e principalmente por poder ser condições mais graves, como psoríase e urticária. Assim, a busca ao médico é muito importante, pois pode detectar e tratar doenças crônicas logo no início.

Nossas mãos falam muito. Mas, não estamos falando de astrologia ou quiromancia de análise de mãos. Por exemplo, a coceira na palma da mão pode ser uma queixa comum e indicar uma alergia. Além disso, de inchaço a queimação intensa, as mãos podem manifestar sintomas que causam desconforto extremo e até afetam sua vida diária.

Então, vamos ver neste artigo como a aparência das mãos pode representar as pistas de alguns problemas de saúde. Confira a seguir!

10 sinais nas mãos que podem revelar problemas de saúde

1. Coceira na palma da mão

Pele ressecada

A causa mais simples da coceira na palma da mão é o ressecamento da pele, que pode ser provocado tanto por frio como por longos banhos quentes. Ambos os casos fazem com que a oleosidade natural da pele diminua o que a torna seca e suscetível a agentes externos.

Continua após a publicidade

Reação a medicamentos

Outra causa possível de coceira na palma da mão é a reação a medicamentos. Em suma, quando você tem uma reação a drogas, isso estimula a produção de histamina no corpo e ela se concentra, sobretudo nas mãos, causando, dessa forma, coceira.

Alergia grave

Se a coceira vier acompanhada de dificuldade para respirar, é muito importante buscar atendimento médico, pois esses sintomas podem indicar uma alergia grave, que pode levar à anafilaxia.

Dermatite

A dermatite se trata de uma sensibilidade que a pele passa a ter por conta de uma reação do sistema imunológico a uma substância percebida pelo organismo como invasora. Além de causar coceira, a dermatite também pode inflamar a pele, provocando lesões avermelhadas e com bordas definidas.

Colangite biliar primária

Além disso, certas condições médicas também podem causar coceira nas palmas das mãos, como a colangite biliar primária, que é uma doença autoimune que causa inflamação nos ductos biliares do fígado.

Continua após a publicidade

Assim, o mau funcionamento do fígado faz com que a bile se acumule lá, o que, por sua vez, causa coceira, sobretudo, nos braços e nas mãos.

Diabetes

Em casos raros, as palmas das mãos podem coçar se você tiver diabetes. Quando os níveis de açúcar no sangue estão muito altos, pode causar coceira na pele e você pode ou não ter inchaços nas palmas das mãos.

Além disso, o ressecamento da pele também pode ocorrer e causar fissuras, podendo, inclusive, se agravar e fazer com que os diabéticos percam seus membros, de acordo com o especialista em podologia Armando Bega.

Psoríase

Embora não se conheça as causas, a psoríase é caracterizada por lesões vermelhas e descamações. Ainda não existe cura para essa condição, mas é possível fazer um tratamento para aliviar a coceira e o incômodo.

Continua após a publicidade

2. Pequenos inchaços ou bolhas vermelhas

Pequenos inchaços ou bolhas vermelhas são os sinais de alergia ao níquel. Aliás, a sensibilidade ao níquel é uma das causas mais comuns de dermatite alérgica de contato. Os sintomas da alergia ao níquel incluem erupções vermelhas na palma da mão ou no pulso.

Muitos objetos tocam sua pele contêm níquel, como relógios, telefones celulares e até pulseiras. Mas você sabia que também possível desenvolver inchaços vermelhos com o consumo de alimentos que contêm níquel?

3. Mãos dormentes ou formigando

Você sente como alfinetes e agulhas estivessem em contato com suas mãos? Esse pode ser o sintoma da síndrome do túnel do carpo. As pessoas que sofrem dessa condição dormem com os pulsos dobrados e sentem formigamento ou dormência à noite.

Essa curva comprime o nervo mediano que se estende do punho até a mão. O médico pode pedir uma eletromografia para identificar o dano do nervo ou músculo.

Continua após a publicidade

Contudo, pode haver outras razões para dormência ou formigamento nas mãos, como hiperventilação.

4. Dedo em gatilho

Esse sintoma é bastante comum em pacientes que apresentam quadros de diabetes, artrite ou doença da tireoide. Geralmente, o dedo em gatilho causa dor, rigidez e fica preso quando você tenta movê-lo.

Esse sintoma é causado quando o tendão, estrutura semelhante a uma corda que conecta os ossos ao músculo, fica inflamado, assim, fica mais difícil para ele se mover.

De modo geral, o dedo em gatilho é mais comum em mulheres do que em homens.

Continua após a publicidade

5. Dedos brancos, azuis e vermelhos

Se o seu dedo perde a cor ou fica azul quando você está estressado ou com frio, pode ser a Síndrome de Raynaud, que resulta na perda temporária de fluxo sanguíneo no dedo.

Essa doença pode ser desencadeada a partir de uma alteração repentina de temperatura ou mesmo de estado emocional.

6. Tremor das mãos

O tremor nas mãos nem sempre é um grande problema, já que todos nós temos um pouco de tremor nas mãos, conhecido como tremor fisiológico. No entanto, às vezes, pode ser sinal de algumas condições neurológicas.

Um tipo de tremor relacionado à doença é o tremor parkinsoniano, que, de modo geral, afeta apenas uma mão do paciente.

Continua após a publicidade

7. Manchas vermelhas e dedos roxos

Pontos vermelhos e sensíveis são muito específicos para uma endocardite, que é uma infecção bacteriana das válvulas cardíacas. Essa condição pode levar ao sangramento sob a pele da palma, deixando os dedos das mãos roxos.

8. Palmas das mãos suadas

As palmas das mãos suadas podem ser os sintomas da menopausa, alteração na tireoide ou hiperidrose, em que a glândula sudorípara causa mais transpiração do que o necessário. Neste caso, médico prescreve alguns antibióticos para superar essa condição.

9. Dor nas mãos, rigidez e inchaço

Os possíveis culpados desses sintomas podem ser:

  • artrite reumatoide;
  • artrite psoriática;
  • lúpus;
  • vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos);
  • esclerodermia (uma doença do tecido conjuntivo) e
  • dermatomiosite (uma doença da pele e dos músculos).

Além disso, mãos inchadas podem até sugerir doença inflamatória intestinal.

Continua após a publicidade

10. Espessamento da pele

Por fim, esse sintoma é comum da esclerodermia. Essa condição pode fazer que a pele ao redor dos dedos cresça de forma incomum, podendo ficar mais grossos e apertados, o que dificulta o movimento das mãos.

Vale lembrar que outros problemas, como sífilis e deficiências nutricionais, podem gerar sintomas que se manifestam nas mãos. Dessa forma, ignorá-los pode levar à perda permanente da função e a tratamentos mais sérios e invasivos.

Leia também: 

Fontes: Clínica Vita, Juliana Toma.

Continua após a publicidade

Bibliografia:

BEGA, Armando. Tratado de podologia. São Paulo: Yendes, 2006.

NATIONAL PSORIASIS FOUNDATION. About psoriasis. Disponível em: <https://www.psoriasis.org/about-psoriasis>.

NHS. Psoriasis. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/psoriasis/symptoms/>

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você