Curiosidades

Como gelar a cerveja rápido? Selecionamos 6 truques!

De vez em quando, alguns truques para gelar cerveja rápido podem nos salvar. Por isso, listamos algumas dicas além do sal no gelo.

Como gelar a cerveja rápido? Algumas técnicas são bem simples, por exemplo, utilizar um papel toalha molhado em volta da lata ou da garrafa ou mesmo congelar o copo em que a bebida vai ser servida.

Mas é claro que, em geral, essas e outras dicas são para emergências e para gelar pouca quantidade de cerveja. O ideal é colocar as bebidas no freezer e/ou geladeira um dia antes para, assim, garantir a cervejinha gelada.

Truques para gelar a cerveja rapidamente

1. Na água gelada em 2 minutos para gelar a cerveja rápido

Vai tomar 1 ou poucas cervejinhas e não colocou na geladeira? Esta dica aqui vai te ajudar a gelar a cerveja rápido.

Primeiramente, você vai precisar de um recipiente com muito gelo e com muita água gelada. Depois disso preparado, você deverá colocar sua latinha ou garrafa dentro desse recipiente e, então, girar a cerveja no próprio eixo o mais rápido possível durante 2 minutos. Após esse tempo, sua cerveja já estará bem geladinha.

Parece mágica, né? Mas, na realidade, o que ocorre é que com a rotação da garrafa ou da latinha a superfície de contato da cerveja com o gelo aumenta e isso faz com que a troca de temperatura entre eles seja facilitada.

2. Água gelada e salgada

Nada mais eficiente que sal no gelo para gelar a cerveja mais rápido, não é?  Isso porque o sal faz com que o gelo derreta mais rápido, o transformando em água estupidamente gelada e aumentando a superfície de contato com a embalagem da bebida. Isso vai fazer a bebida chegar à temperatura desejada mais rápido.

Aliás, essa é a técnica usada também na mecânica, em lugares muito frios, quando aditivos com as mesmas propriedades do sal são adicionados no radiador dos automóveis para impedir que a água nesse local congele, mesmo estando geladíssima.

3. Escolha latinhas para gelar a cerveja mais rápido

As latinhas demoram bem menos tempo para gelar do que as garrafas. Enquanto as latas demoram cerca de 20 minutos para ficarem geladas, as garrafas demandam até horas, sobretudo, as maiores.

4. Toalha de papel molhada

Talvez essa seja uma das técnicas mais conhecidas e também uma das mais eficientes quando a questão é gelar a cerveja melhor e mais rápido. Isso porque, ao envolver cada garrafa com papel toalha molhado o processo de resfriamento acontece de forma muito mais eficiente.

Segundo especialistas, água é um condutor de calor mais potente que o ar. Assim, quando a água na toalha de papel arrefece, o calor da bebida acaba sendo puxado mais rápido, como nem mesmo o próprio ar frio do congelador conseguiria fazer. Em troca, a evaporação da água no papel acaba tendo um efeito de resfriamento enorme, gelando a cerveja em instantes.

5. Canecas ou copos congelados

Não é só charme. Quando os bares colocam na mesa copos congelados para servir sua bebida eles estão ajudando também a deixá-la mais gelada. Acontece, no entanto, que o efeito só dura enquanto o copo consegue brigar com a temperatura ambiente, se igualando a ela no final. Mas, aí, é só trocar o copo de vez em quando que tudo dá certo.

6. Organize o cooler e gele sua cerveja mais rápido

Uma dica fácil e que pode ajudar a gelar sua cerveja rápido é fazer uma organização do cooler antes de colocar as bebidas.

Para otimizar sua organização do cooler:

  1. Primeiramente, coloque água morna no cooler, esvazie e depois coloque água gelada, para que haja um choque térmico na estrutura do recipiente.
  2. A primeira camada deve ser de gelo.
  3. Depois, molhe as latas ou garrafas de cerveja e coloque sobre o gelo.
  4. Coloque outra camada de gelo.
  5. Coloque mais uma camada de cervejas molhadas.
  6. Por fim, coloque mais gelo e uma quantidade de água para completar.

Seguindo esse passo a passo, você consegue cervejas geladas em 25 minutos, aproximadamente.

Leia também:

Fontes: Pão de Açúcar, Beard.

Próxima página »

Escolhidas para você