Saúde

Dor na batata da perna (panturrilha): 10 causas e o que fazer

Trombose venosa profunda, tendinite e cisto de Baker são alguns dos motivos de desconforto abaixo ou atrás do joelho e dor na panturrilha.

De atividades físicas a doenças constantes, existem inúmeras razões pelas quais é tão comum sentir dor na panturrilha ou ‘dor na batata da perna’, como popularmente é chamada. No entanto, às vezes, a dor é tão intensa que pode atrapalhar as nossas rotinas diárias.

A dor na panturrilha na perna pode ter uma ampla variedade de causas. Em suma, dor na panturrilha é uma sensação de desconforto no tecido adiposo na parte de trás da perna.

Pode variar de abaixo do joelho até a parte inferior da perna. Nossas panturrilhas são compostas de músculos, ligamentos, tendões, nervos e veias, que seriam possíveis causas de dor.

Neste artigo, abordaremos as principais causas da dor na panturrilha, bem como vários tratamentos para esta condição, incluindo exercícios e alongamentos.

Continua após a publicidade

10 causas de dor na panturrilha

1. Cãibra Muscular

Em primeiro lugar, a causa mais comum dessa dor aguda é, na maioria das vezes, simplesmente uma cãibra muscular. As cãibras musculares ocorrem quando os músculos estão cansados ​​ou desidratados, possivelmente após um longo treino ou caminhada.

Então, se você é propenso a essas cãibras, certifique-se de beber mais água e se alongar adequadamente antes de se exercitar, também lembre-se de alongar ou massagear a área que a cãibra atingiu.

Causas de cãibras musculares da panturrilha incluem:

  • Desidratação
  • Perda de eletrólitos através da transpiração
  • Falta de alongamento
  • Atividade física de longa duração
  • Músculos fracos

2. Tensão Muscular

Não confunda uma cãibra muscular com uma tensão muscular. Uma distensão do gastrocnêmio medial geralmente ocorre durante esportes ou exercícios ao empurrar durante movimentos intensos ou salto.

Continua após a publicidade

Desse modo, uma distensão pode causar dor súbita e geralmente é seguida de inchaço ou hematomas. Para uma tensão muscular, tente aplicar gelo quatro vezes ao dia, por 15 a 20 minutos, até que o inchaço diminua.

Outra área comum para uma distensão é o músculo sóleo, que fica abaixo do músculo gastrocnêmio na panturrilha. Aliás, esta é uma lesão crônica comum para corredores de longa distância; e pode se apresentar como uma dor profunda na panturrilha que ocorre ao dobrar o joelho e puxar os dedos dos pés para trás em direção à canela ao mesmo tempo.

Então, para evitar isso, certifique-se de executar o exercício com segurança.

3. Trombose Venosa Profunda

A trombose venosa profunda (TVP) é outro tipo de condição que pode afetar suas panturrilhas. Em suma, ela acontece quando um coágulo de sangue se forma dentro de uma veia profunda.

Continua após a publicidade

Assim, esta é uma condição médica séria que pode causar dores fortes na panturrilha. É mais comum após lesão, cirurgia ou longos períodos de inatividade (por exemplo, sentado por um longo período). Alguns medicamentos também podem causar coágulos sanguíneos. Por fim, a TVP requer tratamento médico urgente.

4. Ruptura muscular

O músculo plantar é um músculo fino e corre ao longo do músculo gastrocnêmio. É um músculo pequeno e pode se romper como resultado de uma investida para a frente, causando um estalo agudo na parte de trás da perna.

Com efeito, inchaço e hematomas na parte de trás da perna podem ocorrer e essa ruptura também pode causar cãibras no músculo da panturrilha.

5. Varizes

As varizes são veias dilatadas que muitas vezes se projetam das pernas e podem parecer cordões. Com varizes e com uma condição relacionada chamada insuficiência venosa crônica, veias com mau funcionamento permitem que o sangue se acumule na parte inferior da perna e cause sintomas.

Continua após a publicidade

Alguns fatores que contribuem para as varizes incluem:

  • Idade
  • Histórico familiar
  • Variações hormonais
  • Gravidez
  • Obesidade
  • Falta de atividade física

6. Tendinite

Embora a tendinite não esteja relacionada a uma tensão muscular da panturrilha, o primeiro sinal de um tendão de Aquiles inflamado é uma dor na parte inferior da panturrilha, perto do calcanhar. É uma lesão comum que ocorre quando o tendão está inchado, esticado ou lesionado.

Desse modo, para aliviar a tendinite, experimente gelo ou tome anti-inflamatórios se souber que é seguro tomá-los. Contudo, você deve evitar qualquer atividade que cause dor e quando a dor começar a diminuir, tente fazer alguns alongamentos.

7. Neuropatia diabética

As pessoas que têm diabetes também podem sentir dor na panturrilha. Níveis elevados de glicose no sangue e altos níveis de gordura no sangue (ambos resultantes do diabetes) podem causar danos nos nervos – conhecidos como neuropatia diabética.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Ademais, a neuropatia periférica, em particular, pode afetar os pés e as pernas, bem como as mãos e os braços, e desencadear dor. Cerca de um terço a metade das pessoas que vivem com diabetes terão essa condição.

8. Cisto de Baker

A dor na panturrilha pode ser um problema secundário ao cisto de Baker, que geralmente se forma após uma lesão do LCA ou do menisco no joelho ou de condições como artrite.

Em suma, esses problemas levam ao acúmulo de líquido na articulação do joelho, que pode se acumular, engrossar e formar uma estrutura cística na parte de trás do joelho.

Esse cisto às vezes pode sair da articulação do joelho e se instalar na cabeça do músculo gastrocnêmio (um dos músculos da panturrilha), e é por isso que a pessoa sente dor na panturrilha.

Continua após a publicidade

9. Síndrome compartimental

Esta condição potencialmente perigosa faz com que a pressão se acumule no tecido conjuntivo que contém o músculo. A síndrome do compartimento pode ocorrer após uma lesão grave no músculo da panturrilha ou no osso.

Assim, os sintomas podem ser dor intensa que não responde a analgésicos ou gelo, dormência e protuberância incomum dentro ou ao redor da panturrilha. Para casos graves, o paciente pode precisar de cirurgia de emergência.

10. Celulite infecciosa

A celulite infecciosa é geralmente causada por uma variedade de bactérias, mais predominantemente estafilococos e espécies estreptocócicas que vivem na pele.

Essas bactérias invadem abaixo da pele através de abrasões e cortes e infectam os tecidos mais profundos da pele, causando uma resposta inflamatória e sintomas como dor na panturrilha.

Continua após a publicidade

Como aliviar dor na panturrilha?

O tratamento inicial de dor na panturrilha inclui repouso, elevação e compressão. Além disso, bolsas térmicas também podem ajudar a relaxar os espasmos musculares.

No entanto, se a dor na panturrilha for acompanhada por qualquer um desses sintomas, incluindo calor, vermelhidão, febre ou falta de ar, você deve consultar um médico imediatamente.

Vamos ver abaixo algumas formas de aliviar a dor na panturrilha.

Alongamento

O alongamento é uma ótima forma de tratamento para dor muscular e prevenção de lesões. Portanto,você deve certificar-se de ter uma rotina de alongamento adequada antes e depois do treino.

Continua após a publicidade

Você também pode se alongar quando sentir uma desconforto menor para ajudar a aliviar o desconforto, mas tome cuidado para não lesionar o músculo afetado pela dor.

Bolsa térmica compressa

A aplicação de bolsa gelo e água quente é um dos tratamentos mais comuns para a dor muscular na panturrilha. Um pode ser melhor que o outro, dependendo da dor e da sua situação. Para tensões na panturrilha, é melhor usar gelo até que o inchaço diminua.

Medicamentos de venda livre

Analgésicos e medicamentos anti-inflamatórios não esteróides, podem ser usados ​​para alívio da dor, desde que você possa tomá-los. Aliás, eles são ótimos para aqueles com dor na panturrilha causada por tendinite ou tensão muscular, contusão ou cãibras.

Procure seu médico

Embora muitas dessas lesões sejam comuns e desapareçam por conta própria, pode ser necessário consultar seu médico se você não conseguir andar confortavelmente, tiver dor na panturrilha durante o sono, a dor persistir por alguns dias, houver inchaço, ou você tiver quaisquer outros sintomas incomuns.

Continua após a publicidade
Bibliografia

NHS. Baker’s cyst. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/bakers-cyst/>.

AMERICAN ACADEMY OF DERMATOLOGY. Cellulitis: overview.

Então, achou este artigo interessante? Pois, veja também: O que é um cisto? Definição, tipos, causas e tratamentos

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você