Ciência & Tecnologia

Fases da Lua: quais são e como influenciam a Terra?

No geral, as quatro fases da Lua influenciam a Terra de maneiras vastas, mas em especial na natureza, com seus fenômenos e transformações.

Em primeiro lugar, as fases da Lua consistem nos diferentes aspectos do satélite natural da Terra ao longo de um ciclo. Nesse sentido, depende da virtude da variação na posição desta em relação ao planeta e também ao Sol. Sendo assim, consistem em quatro momentos diferentes: nova, crescente, cheia e minguante. No geral, cada uma delas dura cerca de sete ou oito dias.

Porque não é uma estrela, a Lua não emite luz própria. Como consequência, percebe-se a iluminação desse satélite por meio da reflexão da luz solar. Ademais, cabe conhecer os movimentos principais desse astro, sendo eles a rotação a revolução e a translação. A princípio, a rotação acontece quando há movimento ao redor do próprio eixo enquanto a revolução acontece ao redor da Terra.

Por outro lado, a translação consiste em um movimento ao redor do Sol, junto com a Terra. Portanto, a Lua assume diferentes posições em relação ao Sol e a Terra. Consequentemente, formam-se diferentes estados de iluminação caracterizando o ciclo lunar e as diferentes fases. Entretanto, estima-se que cada hemisfério perceba essas iluminações de maneiras diversas.

As quatro fases da Lua

1) Lua Nova

Quais são as fases da lua, e como elas influenciam na Terra?
Fonte: CLMais

Primeiramente, a Lua Nova consiste na fase onde não se pode observar a Lua. Em resumo, isso acontece porque ela está posicionada entre o Sol e a Terra, impossibilitando sua visibilidade. Além disso, o satélite encontra-se no céu durante o dia, surgindo a partir das seis da manhã e pondo-se seis horas da tarde.

2) Lua  Crescente

Quais são as fases da lua, e como elas influenciam na Terra?
Fonte: CLMais

Basicamente, nessa fase da Lua recebe a designação porque neste momento consegue-se observar somente um quarto de sua totalidade. Portanto, surge em um formato de semicírculo. Ademais, a Lua nasce por volta de meio-dia e se põe somente próximo à meia-noite.

3) Lua Cheia

Quais são as fases da lua, e como elas influenciam na Terra?
Fonte: CLMais

Em primeiro lugar, essa fase corresponde ao momento em que a Lua localiza-se entre o Sol e a Lua. Sendo assim, pode-se observá-la em sua totalidade, porque há iluminação integral do Sol. Por fim, estima-se que o astro nasce aproximadamente às seis horas da tarde e se põe somente às seis da manhã no dia seguinte.

Continua após a publicidade

4) Lua Minguante

Fotografia do satélite para ilustração do item
Fonte: CLMais

Finalmente a Lua Minguante corresponde ao último estágio das fases da Lua. Basicamente, essa etapa consiste no momento em que ela forma um semicírculo. Portanto, observa-se somente um quarto de sua totalidade no sentido oposto da fase crescente.

Como interfere a Terra?

Em resumo, por meio da gravidade da Lua surge uma influência direta na Terra. Sendo assim, a força gravitacional desse satélite consegue mover grandes massas de água de acordo com as alterações das fases da Lua. Portanto, há influência nas marés altas e baixas do oceano.

Além disso, na agricultura, a influência do astro quanto as plantas parte da Antiguidade. Sobretudo, a população acompanhava as mudanças astronômicas para determinar o período de plantio, colheita e cuidado com a terra. Eventualmente, tornou-se comum adotar como referência por conta das mudanças na umidade do ar e no clima.

Por fim, animais como pássaros utilizam o satélite como referência para migração e navegação, como uma bússola. Ademais, ciclos importantes como reprodução, caça e renovação de algumas espécies partem das fases lunares.

E aí, gostou dessa matéria? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Fonte: Toda Matéria Conhecimento Científico

Continua após a publicidade

Imagem: CLMais

Próxima página »

Escolhidas para você