Curiosidades

12 curiosidades sobre o filme Belfast, indicado ao Oscar 2022

O premiado filme é inspirado na vida de Branagh na Irlanda do Norte em meio ao conflito (também conhecido em inglês como The Troubles).

“Belfast” é certamente o filme mais pessoal de Kenneth Branagh até hoje, mas também certamente terá alcance universal. Ele retrata um período violento e tumultuado na Irlanda do Norte, mas o faz através dos olhos inocentes e exuberantes de um menino de nove anos.

Ademais, todo o filme é feito em preto e branco suave, com cenas esporádicas de cores gloriosas. Veja as principais curiosidades sobre este filme fascinante que recebeu indicação ao Oscar 2022.

12 curiosidades sobre o filme Belfast, indicado ao Oscar 2022

1. Belfast é um filme de drama de época de 2021 escrito e dirigido por Kenneth Branagh

2. O novo filme de Kenneth Branagh, Belfast, significa muito para o diretor, principalmente por causa da inspiração por trás dele.

Continua após a publicidade

3. O filme segue Buddy (interpretado por Jude Hill), um menino que vive com sua família, Ma (Caitriona Balfe), Pa (Jamie Dornan), Vovó (Dame Judi Dench) e Pop (Ciaran Hinds), na capital da Irlanda do Norte, durante o conflito The Troubles na década de 1960.

4. Branagh teve a história em mente por cinco décadas e escreveu o roteiro como uma forma de revisitar sua própria infância e suas experiências do conflito entre nacionalistas e sindicalistas na época.

5. Apesar do filme ser amplamente inspirado em sua vida, Belfast não é uma cinebiografia direta e Branagh disse que a razão para isso era que a história tinha um apelo mais universal. No entanto, o elenco principal de personagens em Belfast são baseados em membros da sua própria família.

6. Branagh disse que queria fazer um filme sobre sua infância há anos, mas o início da pandemia de Covid-19 lhe deu o empurrão que precisava. Quando ele mostrou o roteiro de Belfast para seus irmãos, o cineasta disse que eles o apoiaram.

Continua após a publicidade

Mais fatos sobre o filme

7. O filme Belfast ganhou muitos elogios e dominou a premiação do Globo de Ouro, onde recebeu indicações em sete categorias. O filme, no entanto, só levou para casa um prêmio, ganhando o de Melhor Roteiro.

8. O filme é estrelado por muitos rostos famosos, incluindo Jamie Dornan, Caitríona Balfe, Judi Dench, Ciarán Hinds e Colin Morgan.

9. A sinopse do filme se resume a: ‘Na Irlanda do Norte dos anos 60, um menino de 9 anos experimenta o amor, a alegria e a perda. Em meio a conflitos políticos e sociais, o garoto tenta encontrar um lugar seguro para sonhar enquanto sua família busca uma vida melhor.’

10. O conflito na Irlanda do Norte foi de cunho etno-nacionalista e sectário que assolou o país por quase trinta anos e também constitui o principal pano de fundo da narrativa do filme.

Continua após a publicidade

Embora a motivação inicial fora os sentimentos nacionalistas, o conflito rapidamente tomou um rumo religioso por razões históricas e etnográficas, em uma luta brutalmente violenta entre protestantes e católicos.

11. O filme Belfast oferece respeito aos milhões de pessoas que foram e ainda são deslocadas de suas próprias casas devido à turbulência política e social, particularmente às diretamente afetadas pelo conflito da Irlanda do Norte.

12. Por fim, atrás das câmeras vemos muitos colaboradores regulares de Kenneth Branagh, incluindo o designer de produção Jim Clay, o diretor de fotografia Haris Zambarloukos; o designer de cabelo e maquiagem Wakana Yoshihara, o editor Una Ni Dhonghaile, a figurinista Charlotte Walker e as diretoras de elenco Lucy Bevan e Emily Brockman.

Então, gostou de saber mais sobre o filme Belfast? Pois, confira também: Primeira Guerra Mundial e os 5 maiores mitos sobre o conflito

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você