Curiosidades

Hefesto, quem é? História e curiosidades sobre o deus do fogo

Hefesto é conhecido como o deus do fogo, mas também da metalurgia e do metal. Nesse sentido, criou inúmeras invenções no Olimpo.

Na mitologia grega, Hefesto é o deus ferreiro do fogo, mas também dos metais e da metalurgia. Ou seja, está relacionado à ciência da extração, transformação e aplicação de materiais metálicos.

Por isso, ele é conhecido por sempre carregar um martelo em suas representações artísticas, ou outros materiais de trabalho como o martelo e o tenaz. Mais ainda, inúmeras ilustrações e pinturas trazem Hefesto próximo ao fogo, geralmente em uma oficina metalúrgica.

Nesse sentido, ele é o deus responsável por construir as casas no Monte Olimpo, onde os deuses moram. Ademais, é conhecido por ter produzido armaduras de heróis e aparelhos engenhosos. Consequentemente, sua figura está associada à ideia de trabalho braçal, criação e força produtiva.

Origem de Hefesto

Hefesto, quem é? História e curiosidades sobre o deus do fogo
Fonte: Psychologie

Basicamente, existem incontáveis versões da história de Hefesto, bem como de sua origem. Porém, nos mitos preponderantes o deus do fogo é filho de Hera, mas a identidade do seu pai é um mistério. Sendo assim, existem versões que atribuem sua paternidade à Zeus e outras que o colocam associados à figuras mitológicas menores.

Continua após a publicidade

Além disso, Hefesto é conhecido como o deus mais feio da mitologia grega. Em especial, um traço preponderante para essa caracterização é sua deficiência física, pois o deus ferreiro era manco. Como consequência, ele era visto como menos perfeito que os outros deuses.

Desse modo, as lendas e mitos narram que sua deficiência o fazia ser rejeitado por todos, incluindo sua mãe. Assim que ele nasceu, Hera o lançou do Monte Olimpo para que Hefesto não fosse visto, porque estava envergonhada. Entretanto, o deus do fogo sobreviveu com a ajuda de Tétis, uma ninfa do mar que o criou.

Continua após a publicidade

Mais do que ajudá-lo a sobreviver, Tétis o ensinou a manusear os metais e inspirá-lo em seu talento na metalurgia. Eventualmente, Hefesto começou a trabalhar no ambiente dos vulcões, com a ajuda de ciclopes e gigantes que viviam nessas regiões.

Entretanto, existem outras versões que responsabilizam Zeus pelo ferimento de Hefesto. Desse modo, ele não teria nascido manco, mas adquirido a deficiência após ser lançado por Zeus para bem longe. Nessa versão, o deus dos deuses é seu pai e acabou o lançando para longe em um ataque de fúria.

Continua após a publicidade
Hefesto, quem é? História e curiosidades sobre o deus do fogo
Hefesto e Afrodite – Fonte: Mitologia e Arte

Lenda de Hefesto e Afrodite

Como toda história mitológica envolve o ciclo da vingança e retorno, Hefesto desenvolveu suas artimanhas para se vingar de Hera e Zeus, seus pais nessa versão mitológica. Apesar de ter recebido uma oportunidade para reintegrar o Olimpo, o deus do fogo negou e permaneceu nas oficinas que já conhecia.

Porém, com a ajuda de Dionísio, o deus do vinho, Hefesto retornou ao Olimpo após planejar sua vingança. Em outras palavras, o deus da metalurgia criou um trono presenteado à sua mãe durante uma visita à Casa dos Deuses. Contudo, Hera ficou presa ao sentar e teve que se submeter às vontades do filho abandonado.

Desse modo, Hefesto aproveitou do plano para chantagear seus pais. Para isso, exigiu que eles o casassem com a mulher mais bela do mundo. Ainda que há contragosto, para se ver livre do filho e de suas artimanhas, Hera e Zeus aceitaram o pedido.

Consequentemente, Afrodite foi entregue como noiva para Hefesto. Todavia, a deusa da beleza e do amor rejeitou seu marido devido à sua feiura. Por isso, ambos não tiveram filhos e mantinham um relacionamento turbulento, com incontáveis traições de Afrodite.

Continua após a publicidade

Habilidades

Na mitologia romana, Hefesto é conhecido como Vulcano. Em resumo, esse nome está associado ao fato de que o deus possui uma oficina metalúrgica localizada abaixo de vulcões. Aliás, o atual Vulcão Etna, na Sicília, é considerado um dos favoritos de Hefesto.

Desse modo, o deus da metalurgia é conhecido como um artesão engenhoso. Como exemplo de suas construções está o capacete de Hermes, o tridente de Poseidon e a armadura de Aquiles. Porém, o destaque fica para Pandora, a primeira mulher humana que foi esculpida por Hefesto a partir do barro.

Além destes, pode-se citar a criação do escudo de Zeus, usado na batalha contra os titãs. Por fim, outro exemplo notável é gigantesco castelo de bronze que Hefesto construiu para si mesmo, presentes em alguns mitos sobre seu relacionamento com Afrodite.

Hefesto, quem é? História e curiosidades sobre o deus do fogo
Ilustração representativa de Hefesto – Fonte: Mitologia Grega

Curiosidades sobre Hefesto

Geralmente, os gregos dizem que Hefesto se assemelha ao fogo, pois as chamas se iniciam com uma faísca antes de se tornar grandiosas. Nesse sentido, o dizer popular refere-se ao surgimento frágil do deus ferreiro e sua eventual ascensão como uma figura poderosa.

Continua após a publicidade

Por outro lado, esse deus também é conhecido por ser um grande faz tudo do Olimpo. Tendo em vista suas habilidades no campo da engenharia, Hefesto era conhecido por criar engenhocas que resolviam todos os problemas dos outros deuses.

Apesar disso, continuou sendo mal tratado e rejeitado devido à sua aparência. Normalmente, Hefesto é representado como um homem nu e barbudo, porém de pernas fracas. Em contrapartida, suas representações o apresentam com um tronco musculoso devido ao trabalho braçal como ferreiro.

E aí, gostou de conhecer sobre o deus Hefesto? Então leia sobre Deusas gregas – quem eram as principais divindades femininas do Olimpo.

Fontes: World History Encyclopedia | Toda Matéria | InfoEscola | Sua Pesquisa | Mitologia Grega

Continua após a publicidade

Imagens: Mitologia Grega, Mitologia e Arte, Curiozone e Psychologie

Próxima página »

Escolhidas para você