Curiosidades

Heimdall, o vigia dos deuses na Mitologia Nórdica

Heimdall era a sentinela obediente que vigiava Asgard para alertar sobre invasores que se aproximassem e que pudessem incomodar os deuses.

Heimdall na mitologia nórdica é uma das divindades mais confiáveis. Acreditava-se que ele fica de guarda na entrada de Asgard, protegendo o reino dos deuses nórdicos de agentes maliciosos e invasores.

De sua torre de vigia no Himinbjörg (também conhecido como penhascos do céu), Heimdall podia ver tudo o que acontecia em Asgard. Também foi dito que sua torre de vigia ficava no topo do Bifrost – uma ponte de arco-íris que leva a Asgard.

O vigia Heimdall precisa de um sono mínimo e tem sentidos aguçados. Aliás, ele pode ver ao longe, mesmo na escuridão da noite, e pode ouvir sons tão suaves quanto o da grama crescendo.

Origem

Nos mitos nórdicos, Heimdall é descrito como o filho de Odin, o deus e chefe dos deuses Aesir, e das Nove Irmãs Donzelas ou as Nove Mães. As mães de Heimdall, que também são conhecidas como Nove Ondinas ou Nove Ondas, são as filhas solteiras de Aegir, o poderoso deus do mar nórdico.

Depois que uma das irmãs se apaixonou por Odin, as irmãs restantes decidiram fazer o mesmo e deitar com Odin na mesma cama. Isso ocorreu apesar da forte oposição de Aegir ao caso de suas filhas com um deus sem escrúpulos como Odin.

De acordo com vários versos da poesia nórdica antiga, as mães de Heimdall, as Nove Irmãs Donzelas, eram muito bonitas, mas terríveis. Isso explica por que seus nomes às vezes eram usados ​​para representar os tormentos do oceano.

Continua após a publicidade

Pai de todas as crianças

Heimdall é considerado o pai de todas as pessoas. Antes de ser encarregado de ser o vigia do Bifrost, ele viajou pelo mundo, visitando vários casais. Ele ficou com cada casal por três noites. O primeiro casal era de servos, o seguinte de fazendeiros pobres e o último casal de nobres. Nove meses após cada visita, nascia uma criança.

Thrall foi a criança nascida primeiro; ele era feio, mas muito forte e se tornou o ancestral de todos os servos. O próximo filho foi Karl. Ele era um fazendeiro habilidoso e se tornou o ancestral de todos os camponeses. O terceiro foi Jarl, o ancestral dos guerreiros e nobres. Ele era inteligente e habilidoso em caça e combate.

Heimdall e o Ragnarok

Heimdall tem dentes de ouro e também possui o chifre retumbante Gjallarhorn e um cavalo de crina dourada Gulltoppr. Além disso, ele é o deus brilhante e o mais branco dos deuses.

Diz-se que Heimdall é o criador das classes sociais entre a humanidade e uma vez recuperou a posse preciosa de Freya, Brísingamen, enquanto lutava na forma de um selo com Loki. Heimdallr e Loki são preditos para matar um ao outro durante os eventos de Ragnarök.

Segundo a Edda Poética, compilada no século 13, quando o Ragnarok começa, Heimdall está destinado a soar sua poderosa trompa Gjallarhorn. Isso alertará todos os deuses nórdicos de sua destruição iminente e da destruição dos mundos da Yggdrasil.

Heimdall na cultura moderna

Heimdall e os outros deuses nórdicos e suas histórias aparecem em muitos livros, quadrinhos, bem como filmes e jogos que são baseados na mitologia nórdica e seus personagens hoje.

Desse modo, o vigia do Bifrost apareceu pela primeira vez em um quadrinho da Marvel chamado Journey into Mystery #85 em 1962. Além disso, o jogo Yu-Gi-Oh tem um cartão “Heimdall, o Guardião da Ponte Bifrost” digitado como guerreiro e jogado como Asgardiano.

Por fim, o vigia dos deuses é um personagem de destaque em vários filmes e séries de televisão da franquia Vingadores e Thor. O ator Idris Elba interpreta Heimdall em vários dos filmes recentes da Marvel e continua com o papel no filme de 2017, Thor: Ragnarok.

Fontes: Storyboard That, Mitologia Nórdica, Aminoapps, Wikipédia

Veja histórias de da mitologia nórdica que podem interessar:

Valquírias: origem e curiosidades sobre as guerreiras da mitologia nórdica
Sif, a deusa nórdica da fertilidade da colheita e esposa de Thor
Ragnarok, o que é? Origem e simbologia na mitologia nórdica
Conheça Freya, a deusa mais bela da mitologia nórdica
Forseti, o deus da justiça da mitologia nórdica
Frigga, a deusa-mãe da Mitologia Nórdica
Vidar, um dos deuses mais fortes da mitologia nórdica
Njord, um dos deuses mais reverenciados da mitologia nórdica
Loki, o deus da trapaça na Mitologia Nórdica
Tyr, o deus da guerra e o mais corajoso da mitologia nórdica

Próxima página »

Escolhidas para você