INTJ – que significa introvertido, intuitivo, pensante e julgador – é um tipo de personalidade dentre os 16 catalogados e estudados por Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers a partir do Indicador de Tipos de Personalidades Myers-Briggs® (MBTI). Esse indicador identifica algumas formas de pensar e de agir que para algumas pessoas podem ser mais fáceis do que para outras.
O MBTI é dividido em quatro grupos, sendo eles:
- Analistas (Arquiteto INTJ, Lógico INTP, Comandante ENTJ, Inovador ENTP);
- Diplomatas (Advogado INFJ, Mediador INFP, Protagonista ENFJ, Ativista ENFP);
- Sentinelas (Logístico ISTJ, Defensor ISFJ, Executivo ESTJ, Cônsul ESFJ) e
- Exploradores (Virtuoso ISTP, Aventureiro ISFP, Empresário ESTP, Animador ESFP).
Dentre elas, a personalidade Arquiteto é uma das mais raras, estima-se que existam apenas 2% da população com essa personalidade. Essas pessoas são autoconfiantes, introspectivas, com pensamentos lógicos e racionais. Por isso, são vistas como pragmáticas, que enxergam a realidade como algo arbitrário ou inventado, que pode ser usado como uma ferramenta.
Já para as pessoas do seu convívio, o INTJ pode ser visto como um indivíduo sem emoção ou frio, exigente e difícil de satisfazer. Mas a verdade é que essa personalidade é bem sensível aos sinais de rejeição. Contudo, como cônjuge tende a gerar harmonia e ordem no lar e no relacionamento.
Por fim, pessoas com esse tipo de personalidade se adaptam bem em profissões como: cientista, matemático, engenheiro, dentista, médico, professor, juiz e advogado.
O que é INTJ – Personalidade Arquiteto?
INTJ ou Arquiteto, conforme já mencionado, se trata de uma das 16 personalidades mapeadas por Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers. A personalidade Arquiteto é um dos tipos de personalidade mais raros, em que apenas 2% se enquadra. No caso de mulheres, o número é ainda menor, cerca de 0,8% da população.
Em suma, o Arquiteto é uma pessoa estratégica, racional e lógica, com uma enorme sede de conhecimento que se manifesta ainda no início da vida.
É, ao mesmo tempo, idealista e cínico, ou seja, acredita no esforço, inteligência e consideração, mas, também acreditam que as pessoas são preguiçosas, míopes ou egoístas para realmente alcançar resultados fantásticos. No entanto, a visão cínica não faz com que o Arquiteto desista de seus objetivos, pois ele é autoconfiante, perspicaz e inovador.
Características da personalidade INTJ
Principais características:
- Enfatizam a lógica e as informações objetivas em detrimento das emoções subjetivas;
- Gostam de ordem e controle, portanto planejam tudo com antecedência;
- Em geral, são introvertidos e preferem trabalhar sozinhos;
- Se concentram em informações teóricas e abstratas em vez de detalhes concretos.
Pontos fortes:
- Grande poder de decisão;
- Determinação;
- Independência;
- Visão de curto e longo prazo;
- Entendimento do todo;
- Altas expectativas;
- Bom em ouvir;
- Boa aceitação às críticas;
- Autoconfiança e esforço.
Pontos fracos:
- Fazer poucos elogios;
- Pouca atenção aos sentimentos alheios;
- Superexigente;
- Dificuldade de se expor;
- Aparenta ser uma pessoa dura, parecendo indiferente ou insensível;
- Pode ser excessivamente analítico e crítico;
- Muito perfeccionista;
- Não gosta de falar sobre emoções.
Funções cognitivas
O MBTI identifica as preferências pessoais em quatro dimensões principais, são elas:
- Extroversão X introversão
- Sensação X intuição
- Pensamento X sentimento
- Julgamento X percepção
Dessa forma, é possível formar o acrônimo de quatro letras para cada uma das 16 personalidades. Por exemplo, a personalidade Arquiteto é caracterizado pelas letras INTJ, que significam introvertido, intuitivo, pensamento e julgamento.
Além disso, cada função principal está voltada para dentro (introvertida) ou voltada para fora (extrovertida). Dessa forma, cada tipo de personalidade possui funções cognitivas que se combinam e interagem de inúmeras formas.
Por fim, cada tipo possui uma função dominante que define o tom para aquela personalidade específica. Juntamente com a função dominante, tem a função auxiliar, terciária e inferior, que colaboram na formação das características da personalidade de um indivíduo. Por exemplo:
- Dominante: Intuição Introvertida – o INTJ observa padrões, significados e possibilidades. Dessa forma, gosta de pensar no futuro.
- Auxiliar: Pensamento Extrovertido – como função secundária na personalidade, o Arquiteto busca por ordem e controle. Por isso, ele é metódico e toma suas decisões com base na lógica.
- Terciária: Sentimento Introvertido – por ser uma função terciária, acontece em um grau menor. Dessa forma, indivíduos que desenvolvem esse aspecto em sua personalidade tende a dar mais atenção aos valores e sentimentos ao tomar decisões.
- Inferior: Sensação Extrovertida – essa função tende a ser menos desenvolvida, mas mesmo assim exerce certa influência na personalidade. Como resultado, tende a processar informações por meio de seus sentidos.
INTJ e as relações pessoais
De maneira geral, os INTJ são mais reservados e aproveitam muito o tempo em que estão sozinhos. Além disso, eles também gostam de trabalhar sozinhos em detrimento ao trabalho coletivo.
Mesmo eles não apresentando a tendência de se interessar pelos pensamentos e sentimentos das outras pessoas, eles se preocupam com aqueles de quem são próximos.
INTJ e a carreira
Pelo fato de seguirem os mais altos padrões, os INTJ, quando se interessam por algo, costumam se empenhar para conquistar experiências e habilidades da melhor forma possível.
Os indivíduos com essa personalidade têm uma grande competência em agrupar informações exteriores, fazer análises e conseguir novas ideias. Além disso, essas pessoas costumam ser muito lógicas e analíticas e dão muito valor à informação, ao conhecimento e à inteligência.
Geralmente, eles se destacam em áreas que demandam habilidade de interpretar informações complexas e também de colocar seus conhecimentos em prática.
Profissões indicadas para INTJ
- Advogado;
- Cientista;
- Dentista;
- Engenheiro;
- Juiz;
- Matemático;
- Médico;
- Professor.
Interação com INTJ
Pais e filhos
Como é de se esperar, por mais que os pais INTJ possam ser precavidos e cuidadosos, geralmente, eles não demonstram muito afeto. A principal maneira de eles auxiliarem seus filhos é por meio de apoio e os orientando a refletirem de forma lógica. Assim, os pais com essa personalidade estimulam o pensamento crítico e a autossuficiência dos filhos.
Por outro lado, se o filho for a pessoa INTJ nessa relação, é importante instigá-lo intelectualmente, mas sem excessos e perfeccionismo. Além disso, os pais de filhos com esse tipo de personalidade podem auxiliá-los a desenvolverem suas forças emocionais e também a exporem suas emoções.
Amigos
De modo geral, os INTJ são reservados e tendem a ser autossuficientes, por isso cultivar amizades nem sempre é uma tarefa fácil. Essas pessoas também costumam pensar bastante no futuro e, por essa razão, podem se esquivar de situações que as façam conhecer outros indivíduos, pois creem que uma amizade longa não ‘vai vingar’.
Assim, pelo fato de os INTJ não terem muitos amigos, eles costumam ser muito íntimos e leais àqueles que ficam em suas vidas.
Parcerias românticas
Quem se relaciona com uma pessoa com esse tipo de personalidade precisa levar em consideração que para ela a compreensão e a lealdade são fundamentais. Além disso, não tenha receios de se abrir emocionalmente à sua parceria, no entanto, não o force a fazer o mesmo.
Quanto à comunicação, é importantíssimo que você se posicione com clareza e objetividade ao falar sobre suas expectativas, não espere que sua parceria consiga ler implícitos ou dicas sutis.
Leia também:
- Formato do umbigo influencia mesmo sua personalidade?
- Empata: como saber se você tem essa personalidade
- Superego: significado e influência na personalidade
- Ego, o que é? Como afeta a personalidade e o comportamento humano
- Formato dos pés – O que ele conta sobre a sua personalidade
- Eneagrama, o que é? Origem, função e tipos de personalidade do símbolo
Fontes: 16 Personalities, Fellipelli, Introvertidamente