Muitas das vezes os desenhos animados, que normalmente possuem o pulico infantil como alvo podem nos surpreender. Assim eles nos apresentam muito mais do que uma estética infantil, mas lições que não esperávamos aprender em um filme para crianças. E a exemplo disso temos o Irmão Urso, produzido pela Disney.
Lançado em 12 de dezembro 2003, o filme nos mostra o crescimento pessoal que ocorre ao longo da vida. Bem como a passagem da infância para a vida adulta. Portanto incluindo os desafios, mudanças de paradigmas bem como a tomada de decisões e a responsabilidade.
Porém tudo isso nos é apresentado em um filme fofo e carismático, que foi inicialmente pensado após o sucesso crítico e comercial de Rei Leão. Sendo esse um dos filmes de maior sucesso da Disney. Assim o CEO da empresa, Michael Eisner pediu mais recursos animados baseados em animais. Inspiração essa que surgiu por meio de uma pintura de paisagem de Albert Bierstadt.
Então para representar a ideia do “rei” eles usaram o urso, por ser um animal forte. Assim, em 1997 o animador veterano Aaron Blaise se juntou ao projeto como diretor, e posteriormente o co-diretor Bob Walker. Desta forma surgiu a premissa da história de Irmão Uso, onde um filho se tornava em urso, e no final acabou por continuar a ser um urso.
A história de Irmão Urso
Irmão Urso conta a história de um jovem chamado Kenai, que na cerimônia de entrada da sua vida adulta recebe um totem de madeira em forma de urso. Sendo que tais totens eram designados pelos grandes espíritos, e indicaria o traço que lhe orientaria pelo resto da sua vida. Porém ele não fica muito contente com o significado do seu totem, que representava o amor.
Então com raiva bem como querendo desafiar os espíritos, Kenai saia a procura do urso que acabara de comer os peixes da aldeia. Seus irmãos, Stika e Denahi o seguem, porém um acidente acontece e Stika morre. Assim corroído por vingança Kenai persegue e mata o urso.
Contudo o espírito de Stika intervem, e juntamente com a magia dos Grandes Espíritos Kenai se transforma em um urso. Atordoado e sozinho, sem poder se comunicar ele conhece Koda, um filhote de urso que perdeu a mão. Assim Kenai e Koda partem em uma viagem para o Salto do Salmão, lugar onde os Grandes Espíritos Tocam a Terra.
A esperança de Kenai era que lá ele conseguisse quebrar o feitiço que o transformara em urso. Contudo, seu irmão Denahi também foi consumido pela raiva, pois achava que havia perdido 2 irmãos para um urso, e persegue Kenai. E assim, durante a jornada, o jovem se depara com grandes responsabilidades bem como grandes desafios.
Moral da história
O filme Irmão Urso é bem mais do que uma história infantil que mostra amizade. Ela também nos mostra uma jornada de crescimento pessoal, onde desafios e responsabilidades surgem. Ou seja, a passagem da infância para a vida adulta é um processo longo e desafiador.
Assim como cheia de reviravoltas, onde conhecemos pessoas bem como damos a vida. Desta forma a viagem é longa, com felicidades e decepções que nos proporcionam grande aprendizado. E assim nos tornamos pessoas melhores, até porque se tornar adulto é muito mais do que apenas uma idade alcançada.
A jornada do crescimento pessoal
Muitos filmes mostram o crescimento pessoal dos seus personagens por meio de uma jornada ou aventura. Contudo, na vida real essas viagens fantásticas raramente acontecem realmente. Porém a vida pode ser comparada a uma longa e emocionante jornada, assim o crescimento pessoal e individual é como uma viagem.
Ou seja, é um projeto de longo prazo, bem como sem fim. Pois, por mais que estabelecemos metas e objetivos no início dessa jornada nunca saberemos exatamente para onde ela nos levará. Desta forma outros propósitos podem surgir ao longo da estrada. Assim como variar de acordo com as nossas habilidades, capacidades e interesses.
Portanto, à medida que avançamos pela jornada as possibilidades aumentam. E assim elas modificam o nosso caminho, e geram grandes aprendizados, por meio dos momentos tristes bem como os de grande felicidade e realização. O que molda o nosso caráter e nos proporciona um crescimento pessoal.
Responsabilidades e aprendizado
Muitos pensam que ser adulto é a classificação de um número bem como de certas características fixas. Porém essa é uma ideia errônea, já que ser adulto envolve responsabilidades sociais. Ou seja, é um caminho que se alonga à medida que acumulamos experiências de diferentes pessoas, sendo um estado constante de aprendizagem.
Desta forma a medida que crescemos observamos que nossas ações envolvem assim como influenciam o nosso ambiente. Assim devemos reconhecer os melhores estímulos para gerar a resposta esperada. Isto é, ser adulto implica em entender os nossos próprios processos assim como os nossos desafios.
O valor das pessoas em nossas vidas
O processo de crescimento pessoal não ocorre de uma hora para a outra, sendo então num processo gradual. Desta forma a família bem como os amigos atuam como pilares onde podemos nos apoiar. Ou seja, uma rede de apoio é fundamental durante este processo.
Porém, todos precisam de um período de autoconhecimento e reflexão. Logo, essa rede de apoio servirá como uma relação para cumplicidade, bem como fornecerá ajuda em tempos difíceis além de compartilharmos os momentos de felicidade. Do mesmo modo que eles servirão de inspiração e aprendizagem. Até porque nesta jornada acumulamos experiências de diferentes pessoas.
Curiosidades
Não se chamaria Irmão Urso
Inicialmente o filme iria se chamar Bears (Ursos), porém o título acabou por ser Brother Bear (Irmão Urso).
Fechamento do estúdio
Irmão Urso foi o último filme produzido nos estúdios comprados da MGM, que foi fechado em março de 2004 pois gerava grandes custos de manutenção.
Concorreu ao Oscar
O filme concorreu ao Oscar de Melhor Animação, contudo ele perdeu a estatueta para o também filme da Disney Procurando Nemo.
Despedida de Rick Moranis
Rick Moranis fez a voz do Alc Rutt, sendo que Irmão Urso foi seu último trabalho antes da aposentadoria. O ator ficou muito conhecido por interpretar Louis Tully no filme Caça-Fantasma de 1984 bem como a sua continuação em 1989.
Música “Bem-Vindo”
A música “Bem-Vindo”, composta por Phill Collins foi usada na comemoração de 50 anos da Disney. Assim ela foi música tema para a Parada dos Sonhos Walt Disney durante o Homecoming mais feliz da Terra. Porém ela sofreu ligeiras alterações bem como foi interpretada por um conjunto.
Estreia adiantada
Irmão Urso estava previsto para ser lançado na primavera de 2004, enquanto Home on the Range seria lançado em 2003. Porém a Disney acabou por anunciar que Irmão Ursos seria lançado primeiro, e Home on the Range foi “empurrado” para 2004. Tal decisão foi para que Irmão Urso fosse promovido na versão Platinum Edition do Rei Leão.
Crítica
O filme recebeu críticas mistas, com elogios à animação, porém criticam a história. Assim o agregado Rotten Tomatoes informou que 38% das críticas foram positivas, com base em 125 avaliações. Possuindo então uma classificação média de 5,5 de 10, sendo que ele foi considerado um filme gentil e agradável, porém com gráficos genéricos.
Game
O filme Irmão Urso foi lançado em novembro de 2003 para o Game Boy Advance bem como para celular e Microsoft Windows. Assim o jogo começa com 2 alces contando a história do urso que disse que não era urso. Bem como segue com a narrativa do filme, onde Kenai é transformado em um urso por seu irmão.00
E você, já assistiu o filme Irmão Urso? E gostou?
E se gostou do nosso post confira também: 12 mensagens subliminares nos filmes da Disney
Filmes de superação – 21 melhores títulos para quem precisa de motivação
Fontes: A Mente é Maravilhosa e Amino
Imagem destacada: Hip Wallpaper