Comer açúcar é uma delícia e ninguém duvida. Como abandonar aquele cafezinho depois do almoço com açúcar, claro? E o que fazer para parar de desejar um pedaço de bolo ou mesmo aquele docinho pequeno que uma colega de trabalho oferece?
Mesmo se tratando de um das coisas mais prazerosas da vida, a verdade é que consumir açúcar em excesso pode fazer você ganhar alguns quilinhos e trazer sérios problemas de saúde. Além do diabetes, que pode ser adquirido ao longo da vida, comer açúcar compulsivamente pode causar problemas intestinais seríssimos. Ademais, pode aumentar a suscetibilidade a problemas autoimunes, a colite ulcerativa e assim por diante.
E, embora pouca gente tenha consciência, o alto consumo de açúcar também pode desregular o funcionamento do cérebro. Ele é um ingrediente que causa dependência, atinge a memória, a capacidade de raciocínio e pode influenciar até mesmo em partes mais sérias, como você vai ver na matéria.
É por isso que existe uma campanha tão forte para que as pessoas reduzam e até mesmo cortem o consumo de açúcar ao redor do mundo. E isso, obviamente, inclui o controle na ingestão de outros alimentos também ricos no ingrediente, como massas, refrigerantes, doces e tudo o mais que faz parte desse universo tão delicioso e tão destrutivo.
Parece triste, não é mesmo? Mas depois desse post você vai se conscientizar do quanto esse assunto é importante e como você, aos poucos, está se intoxicando e matando seu cérebro aos poucos.
Perigos do açúcar
Embora todos nós saibamos que o açúcar é uma fonte de calorias vazias que podem levar ao ganho de peso e causar cáries, existem outros perigos dos quais você pode não estar ciente.
Mas, aqui vale lembrar que isso se trata do açúcar cristalizado ou refinado, aquele que você encontra em alimentos e sobremesas. Açúcares naturais como os encontrados nas frutas são saudáveis para a maioria das pessoas, então não há necessidade de evitá-los.
Uma maior ingestão de açúcar adicionado está associada a um maior risco de doenças cardíacas e outros problemas de saúde como:
- O açúcar é um supressor do sistema imunológico. Apenas 100 gramas de açúcar podem suprimir o funcionamento dos glóbulos brancos em 40% por pelo menos 5 horas.
- A glicose pode aumentar os níveis de cortisol (o hormônio do estresse) em quase 4 vezes.
- Um risco significativamente aumentado de certos tipos de câncer está associado a altos níveis de ingestão de frutose.
Veja o que acontece no corpo quando você para de comer açúcar:
1. Reduz a ansiedade
Como já viu aqui, açúcar é um dos alimentos que viciam mais que cocaína. Dessa forma, você provavelmente já se viu em um completo de estado de urgência para comer qualquer coisa doce que possa lhe devolver a sensação de felicidade e alívio, não é mesmo?
Mesmo que isso seja sutil e você entenda como um desejo normal do organismo, na verdade, esses impulsos são parte da compulsão de quem consome muito açúcar diariamente.
Embora pareça difícil de acreditar, quando você para de comer açúcar, seu corpo vai se tornando mais estável e retomando o equilíbrio sozinho. Em alguns dias, você se torna uma pessoa menos ansiosa e mais capaz de se concentrar em suas tarefas.
2. Melhora o paladar
Açúcar, assim como cigarro, são poderosos quando o assunto é entorpecer nosso paladar ao longo do tempo. No caso do açúcar, por exemplo, o sabor de alimentos como legumes e grãos acabam ficando “sem graça”. Isso ocorre porque a quantidade de açúcar que eles têm não é suficiente para despertar suas papilas gustativas, como elas estão acostumadas.
Embora leve um tempo para o paladar se estabilizar quando você para de comer açúcar, com o tempo você vai começar a perceber o sabor dos alimentos naturais. Sem contar que seu corpo vai começar a pedir por açúcares mais saudáveis, como o das frutas.
3. Melhora a capacidade de raciocínio
Quando você é uma pessoa que não limita seu consumo de açúcar, é normal que se sinta com os pensamentos mais nebulosos, já que seu corpo está cronicamente cansado. Isso acontece porque o excesso de açúcar força o organismo a ficar, constantemente, trabalhando para se reequilibrar, especialmente quanto às taxas de insulina.
Quando você para de comer açúcar, no entanto, seu sentimento de “controle” do corpo é maior, devida à clareza de pensamento. Com o corpo mais ativo, você pensa melhor.
4. Melhora a memória
Estudos científicos apontam que dietas ricas em açúcar e pobres em gordura estão diretamente ligadas a problemas de memória e até mesmo ao Alzheimer. Isso acontece porque comer açúcar acaba retardando a produtividade do cérebro. Ademais, com o passar do tempo, o hábito pode até mesmo causar danos ao chamados centros de memória.
Assim, eliminando ou diminuindo a quantidade de açúcar que você consome e aumentando a quantidade gorduras saudáveis você pode curar essas alterações e manter uma memória saudável.
Mesmo com a idade, a tendência é que as pessoas que não consomem açúcar, ou consomem em baixas quantidades, tenha a cabeça mais nítida e o raciocínio mais rápido, mesmo com o avanço da idade.
5. Bem estar constante
Embora comer açúcar, e tudo relacionado a confeitaria, seja um dos grandes prazeres da vida, a verdade é que quando você suspende esse ingrediente de seus hábitos você passa a se sentir melhor.
Conforme especialistas, o açúcar é um alimento inflamatório, que pode ser desgastante para o organismo, especialmente devido aos picos intensos de insulina necessários para digeri-lo. Quando você para de ocupar seu corpo com esse tipo de tarefa, você descobre que se sente muito mais saudável e bem consigo mesmo. Isso aumenta, inclusive, a disposição para o trabalho e para os exercícios.
E, por falar em efeitos intensos no organismo, você deveria conferir ainda: O que acontece em seu corpo quando você fica estressado?
Capa: Cayaman