Mundo Animal

Raça de cachorro gigante, quais são? 12 espécies grandes de cães

A raça de cachorro gigante inclui animais que chegam a ter 90cm de altura, com características que fazem dessas espécies únicas no mundo.

Existem diversos animais que se encaixam na categoria de raça de cachorro gigante, mas você conhece direito essa classificação? Apesar de não existir um parâmetro específico, determina-se que um cão gigante é aquele que pesa mais de 45 quilos. Nesse sentido, também é importante olhar outras características, como altura e comprimento.

Ainda que a maioria das pessoas acreditem que esses animais são violentos, não é bem o caso. No geral, as espécies são dóceis, tranquilas e amigáveis. Por isso, são excelente opções para cães protetores e animais de companhia em famílias.

Entretanto, o cuidado é diferente porque são animais que demandam mais espaço. Caso contrário, podem ficar estressados e arredios, chegando até a adoecer. Assim, costuma-se indicar que esses cães sejam adotados em residências com quintais e gramados, facilitando a prática de exercícios físicos, manutenção da saúde e convivência com esses animais.

Quais são as raças de cachorro gigante?

Como explicado anteriormente, não existe uma formalização para definir um cão como cachorro gigante. Entretanto, o principal fator que orienta essa classificação é o peso, pois existem espécies que podem ser mais altas ou magras.

Continua após a publicidade

Conheça agora as 26 principais espécies documentadas de cachorros gigantes:

1) Dogue Alemão

Fotografia de um dogue alemão para ilustração do item
Fonte: Bella Vita

A princípio, o Dogue Alemão está entre as espécies mais conhecidas de cachorros gigantes. Comumente, o animal chega a ter 80 centímetros de altura na fase adulta. Porém, seu peso tende a permanecer na casa dos 62 quilos. Apesar disso, é um animal musculoso e forte, o que pode ser observado quando corre em espaços vastos.

No geral, são adotados como cães de guarda pelo excelente foco.

2) Mastim inglês

Raça de cachorro gigante, quais são? 26 populares espécies de cães
Fonte: Awebic

Ao contrário de seu parente alemão, o Mastim inglês é grande em termos de massa corporal. Geralmente, um macho adulto pode ter até 113kg e surpreendentes 90cm de altura. Ainda que sejam espécies massivas, tendem a ser extremamente leais e carinhosas.

Continua após a publicidade

Aliás, o recordista em dimensões corporais de cães foi um Mastim Inglês chamado Zorba. Em resumo, esse cão alcançou o marco de 156kg na fase adulta.

3) São Bernardo

Raça de cachorro gigante, quais são? 26 populares espécies de cães
Fonte: Pinterest

Em primeiro lugar, essa espécie costuma ser a maior entre os cachorros gigantes. Por outro lado, tornou-se popular por causa do filme “Beethoven” e outras propagandas onde o animal aparece. Frequentemente, o São Bernardo chega a medir 90cm de altura e pesar 120kg na fase adulta.

Porém, são cães dóceis que se afeiçoam principalmente com crianças, sendo conhecidos como cães babá. Apesar disso, costumam não compreender a própria força e tamanho, podendo causar acidentes domésticos durante brincadeiras. Por fim, tendem a babar muito.

4) Mastim napolitano

Raça de cachorro gigante, quais são? 26 populares espécies de cães
Fonte: Canal do Pet

Ainda que não seja alto como o Mastim Inglês, essa raça de cachorro gigante consegue alcançar 70cm de altura e 60kg. Além disso, tende a ser musculoso e robusto como um cão de caça. Entretanto, apresenta pele caída em todo o corpo, dando-o um aspecto cômico e reforçando sua personalidade amável, leal e protetora.

Continua após a publicidade

5) Fila brasileiro

Fotografia de dois Filas Brasileiros para ilustração do item
Fonte: Petlove

Primeiramente, o Fila brasileiro assemelha-se aos Mastins por suas características físicas. Nesse sentido, pode ter mais de 55kg e ter até 70cm de altura na fase adulta. Além de ser uma raça brasileira, esse animal costuma apresentar traços de agressividade com desconhecidos.

Assim, é necessário donos atentos e pacientes. Geralmente, indica-se o adestramento dessa raça de cachorro gigante para explorar sua amabilidade e lealdade aos donos.

6) Terra Nova

Fotografia de um Terra Nova para ilustração do item
Fonte: Canal do Pet

A princípio, o Terra Nova é conhecido por ser facilmente adestrado e extremamente dócil. Ademais, pegam por volta de 70kg, mas também podem ter uma altura entre 60cm e 80cm. Apesar do tamanho, essa raça de cachorro gigante é como um grande filhote, pois tendem a ser bondosos e protetores.

Porém, o adestramento é fundamental para controlar as tendências dominadoras. Assim, para se evitar acidentes e complicações é recomendado que estes animais sejam educados, em especial com atividades físicas.

Continua após a publicidade

7) Cane Corso

Fotografia de um Cane Corso para ilustração do item
Fonte: Awebic

Comumente associado ao Dogue Alemão, o Cane Corso apresenta algumas características em comum com essa raça de cachorro gigante. A princípio, a altura, magreza e força fundamentam essas comparações. Assim, essa é uma espécie cuja altura atinge 70cm, mas o peso corporal varia entre 40 e 50kg.

Do mesmo modo que o Dogue Alemão, o Cane Corso é um excelente protetor. Porém, demanda espaços amplos para viver.

8) Dogue de Bordeaux ou Cachorro de Bordeaux

Fotografia de um Bordeaux para ilustração do item
Fonte: O Melhor Amigo do Homem

No geral, o Dogue de Bordeaux tem altura média de 63cm e pesa 50kg. Além disso, está entre as mais antigas espécies de cachorro gigante do mundo, porém sua origem é inexata na história. Apesar da aparência musculosa e intimidadora, é uma excelente escolha para cão de guarda.

Por outro lado, costumam ser animais dóceis e carentes. Nesse sentido, indica-se o adestramento para controlar algumas tendências invasivas dessa raça de cachorro gigante.

Continua após a publicidade

9) Tosa Inu

Fotografia de um Tosa Inu para ilustração do item
Fonte: iStock

Apesar da origem japonesa, essa espécie é resultado de uma grande mistura de outras raças. Geralmente, a altura varia entre 60 e 80cm, e o peso tende a ficar entre 35 e 60kg. Porém, existem raças desse cachorro gigante que pesam até 100kg. Por via de regra, são animais tranquilos.

10) Cachorro Komondor

Fotografia de um Komondor para ilustração do item
Fonte: Patas da Casa

Basicamente, essa raça de cachorro de gigante é popular pela aparência semelhante a um esfregão. Por isso, recebe o apelido de cão esfregão, o que geralmente demanda cuidados específicos. Assim, são animais originários da Hungria, que podem medir entre 70 e 75 cm e chegar até a 60kg.

11) Dogo Argentino ou Cachorro Argentino

Fotografia de um Dogo Argentino para ilustração do item
Fonte: Awebic

Original da Argentina, essa espécie tem uma altura que varia entre 60 e 68cm, além do peso na faixa dos 45 e 50kg. Apesar do tamanho, são populares por serem os mais tranquilos entre a raça de cachorro gigante. No geral, demandam um tratamento especial por serem sensíveis, o que os faz ficar triste com facilidade.

12) Cachorro Boerboel

Fotografia de um Boerboel para ilustração do item
Fonte: Patas da Casa

Em resumo, o Boerboel é um animal africano com corpo forte e musculoso. Assim, podem chegar a 70cm de altura e pesam cerca de 95kg. Consequentemente, demandam espaço para crescer como outras espécies de cachorros gigantes. Porém, são conhecidos por serem animais obedientes, o que faz do adestramento um processo tranquilo.

Continua após a publicidade

Apesar disso, é indicado que a socialização do animal com outras espécies e com os seres humanos aconteçam durante os primeiros meses de vida. Desse modo, a posterior educação acontece com maior facilidade.

13) Cachorro Landseer

Fotografia de um Landseer para ilustração do item
Fonte: Canal do Pet

Com aparência similar ao Terra Nova, essa raça de cachorro gigante pode atingir 80cm de altura e pesar 80kg. No geral, apresenta personalidade disposta e energia moderada, o que faz ser um cão disposto e gentil. Comumente, esse animal está envolvido em missões de resgate aquático, pois apresenta aptidão para a natação.

14) Lébrel escocês

Fotografia de um Lebrel Escocés para ilustração do item
Fonte: NFNatcane

Também chamado de Deerhound, esses cães tem origem escocesa e costumam ser usados para caçar cervos. Nesse sentido, a origem está associada às habilidades na natureza e sua relação com os povos tribais que deram origem ao Reino Unido.

Geralmente, o Lébrel escosês pode ter mais de 80cm de altura e pesar até 50kg. No entanto, as fêmeas possuem 70cm e o peso corporal na faixa de 35 e 43kg.

Continua após a publicidade

15) Lébrel irlandês

Fotografia de dois Lebréis Irlandeses para ilustração do item
Fonte: Pinterest

Além da caça e diferentemente de seus parentes escoceses, o Lébrel irlandês é uma raça de cachorro gigante também utilizado em guerras. Assim, é uma raça antiga que parece ter sido importada para a Irlanda em 7000 a.C

No geral, são animais que podem atingir 86cm, mas tendem a ser magros. Desse modo, seu peso médio para os machos é de 55kg e 48kg para fêmeas.

16) Leonberger ou Cachorro leão suave

Fotografia de um Leonberger para ilustração do item
Fonte: Awebic

Comumente, o significado do nome dessa espécie alemã é “leão suave”. Para além da aparência similar aos leões, são espécies dóceis, leais e brincalhões apesar do tamanho. No geral, os machos medem 75cm e pesam 68kg, mas as fêmeas costumam ter 70cm e 52kg. Apesar disso, costumam ter baixa expectativa de vida, vivendo somente 7 anos.

17) Pastor-do-cáucaso

Fotografia de um Pastor-do-cáucaso para ilustração do item
Fonte: Meus Animais

A princípio, essa raça de cachorro gigante é popular na Rússia, Armênia, Geórgia e norte do Cáusaso, onde sua origem é marcada. No geral, são espécies fortes, com 70cm de altura em machos e 75cm em fêmeas. Apesar da aparência fofa por causa da massa corporal e pelos, os cães dessa espécie tendem a ser grande caçadores.

Continua após a publicidade

18) Terrier Preto da Rússia

Raça de cachorro gigante, quais são? 26 populares espécies de cães
Fonte: Pinterest

Artificialmente criados na União Soviética durante os anos de 40, essa espécie surgiu com propósitos militares. Porém, estima-se que existem 17 raças distintas envolvidas na criação dessa raça de cachorro gigante. Nesse sentido, os machos costumam ter em média 72 a 78cm de altura e pesar 60kg, por outro lado, as fêmeas são um pouco menores.

No que diz respeito à personalidade e comportamento, são animais com facilidade em adaptação a treinamentos. Além disso, tendem a ser calmos e corajosos.

19) Cachorro Bernese

Fotografia de um Bernese para ilustração do item
Fonte: Awebic

Em primeiro lugar, essa raça de cachorro gigante é conhecida como cães de fazenda. Desse modo, costumam ser localizados em áreas rurais na região de Berna, na Suíça, onde surgiram as primeiras espécies. Com altura entre 64 e 70cm e um peso médio de 54kg, O Bernese apresenta fêmeas um pouco menores.

Além disso, tendem a ser calmos e dóceis. Porém, devido à natureza protetiva, podem ser excelentes cães de guarda e protetores.

Continua após a publicidade

20) Mastim tibetano ou cão-da-montanha-tibetano

Raça de cachorro gigante, quais são? 26 populares espécies de cães
Fonte: Clube para Cachorros

Em resumo, essa espécie é comum nas culturas nômades do Tibete, China, Nepal e Ásia Central. Além disso, está entre as espécies mais antigas do mundo. Normalmente, recebem dois nomes, pois apesar da aparência com os Mastins são uma espécie diferenciada.

Desse modo, os machos podem alcançar 83cm e pesar entre 45 e 72kg. No geral, é comum que essa espécie apresente animais com sobrepeso, mas tendem a ser atléticos por desempenhar funções de guardiãos.

21) Cachorro Grande Boiadeiro Suíço

Raça de cachorro gigante, quais são? 26 populares espécies de cães
Fonte: Raças de Cachorro

Também característica dos Alpes Suíços, o Grande Boiadeiro Suíço é uma raça de cão gigante com peso superior a 72kg. Além disso, tem altura proxíma a 75cm e são considerados uma das espécies mais antigas de cães de montanha do mundo. Nesse sentido, são cães felizes, sociáveis e extremamente inteligentes quando se trata de exploração.

22) Pastor-da-Anatólia

Raça de cachorro gigante, quais são? 26 populares espécies de cães
Fonte: Meus Animais

Como o nome sugere, a raça de cachorro gigante é original de Anatólia, na Turquia. Porém, seu desenvolvimento e popularização ocorreu na América, ainda que a raça tenha origem datada há mais de seis mil anos. No geral, tendem a ficar acima de 80cm e pesar em média 68kg.

Continua após a publicidade

Entretanto, a raça apresenta muitos pelos, o que o faz parecer ainda maior. Por fim, foram desenvolvidos para auxiliarem no cuidado com rebanhos sem assistência humana.

23) Mastim paquistanês

Fotografia de um Bully Kutta para ilustração do item
Fonte: Awebic

Também conhecido como Bully Kutta, essa raça de cachorro gigante é descendente do extinto Alaunt, a espécie mais antiga do atual Paquistão. Predominantemente branco, o Mastim paquistanês ainda pode apresentar manchas em seu corpo ou ser bicolor.

No geral, possuem 90cm de altura e pesam até 95kg. Apesar do tamanho, são amigáveis e fáceis de treinar.

24) Raça Kangal

Fotografia de um Kangal para ilustração do item
Fonte: Mascotas

Conhecida por ser gardia de gados, o Kangal também originou-se na Turquia. De acordo com as normas de medição dos Estados Unidos, são animais que ficam entre 76 e 81cm de altura e 66kg quando se tratam de machos adultos. Por outro lado, as fêmeas pesam 54kg e ficam na média de 71 a 76cm.

Continua após a publicidade

Além de serem mais leves, esses animais alcançam grandes velocidades, podendo chegar a até 50km/h em campos abertos. Assim, são animais controlados e amigáveis, mas ágeis e poderosos no trato com o gado.

25) Raça Kuvasz

Raça de cachorro gigante, quais são? 26 populares espécies de cães
Fonte: My Txai

Com um nome diferentão, essa raça de cachorro gigante tem origem húngara e também foi utilizada inicialmente para cuidado com gado. Porém, costuma ser um cão inteligente e divertido. No geral, apresentam pelagem densa e branca, podendo ser tanto reta quanto ondulada.

Nesse sentido, não costumam ser massivos e robustos. Comumente, apresentam altura entre 70 e 76cm nos machos, mas 65-70cm nas fêmeas. No que diz respeito ao peso, ficam entre 45 e 52kg para os machos adultos e abaixo dos 40kg para as fêmeas.

26) Raça Akbash

Raça de cachorro gigante, quais são? 26 populares espécies de cães
Fonte: Pinterest

Por fim, o Akbash é uma espécie originária da Turquia ocidental com função de guardar o gado. Normalmente, pesam entre 34 e 64kg, porém apresentam altura que varia de 69 a 86 cm de altura.

Continua após a publicidade

Apesar de ser mais magro, costumam ser mais altos que outras raças de cachorro gigante. Além disso, tendem a ter pelo branco e curto, apresentando também uma personalidade calma e com boa capacidade de foco. No geral, tem expectativa de vida média de 10 ou 11 anos.

E aí, gostou de conhecer as raças de cachorro gigante? Então leia sobre Monte Olimpo, o que é? 12 deuses que frequentavam o palácio.

Fontes: Canal do Pet | Petz | Patas da Casa | Awebic

Imagens: Agronews | Pinterest | Bella Vita | O Melhor Amigo do Homem | Petlove | iStock | Patas da Casa | NFNatcane | Meus Animais | Clube para Cachorros | Raças de Cachorro | Canal do Pet | Awebic | Patas da Casa | Mascotas

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você