Curiosidades

Rodrigo Zé Colmeia, quem é? História do lutador de MMA

Rodrigo Zé Colmeia um lutador brasileiro de artes marciais mistas que atualmente compete na categoria peso-pesado do UFC internacionalmente.

Rodrigo Zé Colmeia é um lutador brasileiro de artes marciais mistas que, atualmente, compete na categoria peso-pesado do UFC. Nesse sentido, nasceu em Belo Horizonte no dia 26 de novembro de 1992, e em atividade no esporte desde 2012. Ademais, seu nome de registro fora do esporte é Rodrigo Nascimento Ferreira.

No geral, a categoria peso-pesado é uma divisão de artes marciais mistas onde geralmente competem lutadores de peso entre 93kg e 120 kg. Apesar disso, existem diversas discussões sobre a classificação de peso nas categorias mais baixas, mas o peso-pesado tende a ser uniforme. Sendo assim, a formalização dessa categoria aconteceu por conta da Comissão Estadual de Atletismo de Nevada.

A princípio, Rodrigo Zé Colmeia faz parte da equipe American Top Team (ATT), utilizando do jiu-jitsu como estilo de luta. Desse modo, estima-se que a ATT seja uma das equipes líderes no MMA. Curiosamente, fundou-se o grupo a partir da ação de membros da Brazilian Top Team, com lutadores como Ricardo Liborio, Conan Silveira e Marcelo Silveira.

Apesar disso, não há filiação formal entre as duas equipes. No entanto, a sede da ATT localiza-se em Coconut Creek na Flórida, mas existem unidades espalhadas nos Estados Unidos. Mais ainda, essa equipe apresenta lutadores profissionais que participam das principais competições, incluindo o UFC.

Além de Rodrigo Zé Colmeia, a ATT conta com outros alunos ativos famosos no esporte. Como exemplo, pode-se citar Amanda Nunes, campeã peso-galo do UFC e Antônio Silva, outro brasileiro com destaque no MMA e na categoria peso-pesado. Curiosamente, a equipe conta com pessoas de características e estilos de luta diversos.

Rodrigo Zé Colmeia, quem é? História do lutador de MMA
Fonte: AG Immigration Law Group

Carreira de Rodrigo Zé Colmeia

A princípio, a estreia do atleta na luta começou por meio do Dana White’s Contender Series. Basicamente, trata-se de um reality show estadunidense que trabalha com a divulgação das artes marciais mistas. Nesse sentido, contém cinco temporadas, com outras em desenvolvimento.

Sobretudo, trata-se de uma ferramenta para encontrar novos talentos para o UFC. Portanto, é similar ao programa The Ultimate Fighter, onde os participantes não tem contratos existentes na competição. Desse modo, cada episódio conta com cinco lutas ao vivo por noite.

Curiosamente, grandes nomes da luta saíram do programa com contratos assinados com a instituição. Como exemplo, pode-se citar atletas como o estadunidense Sean O’Malley da categoria peso-galos e Dan Ige, original do Havaí e da categoria peso-pena. Ademais, o apresentador do programa é Dana White, um empresário estadunidense e presidente da liga UFC.

Rodrigo Zé Colmeia, quem é? História do lutador de MMA
ESPN

Em resumo, Rodrigo Zé Colmeia participou do reality show em 2019, lutando contra Michal Matínek em 30 de julho de 2019. Primeiramente, o evento aconteceu durante a terceira temporada, iniciada em junho de 2019 e exclusiva do canal ESPN+.

Sendo assim, se estendeu entre junho e agosto de 2019, com uma mudança no nome do programa para Dana White’s Contender Series. Dessa forma, estabeleceu-se um nome mais curto e chamativo para a iniciativa, de modo que sua capitalização acontecesse com maior intensidade.

A princípio, Michal Martínek, o Barba Negra, se apresentou como um lutador de peso pesado promissor. Contudo, a luta de Rodrigo Zé Colmeia aconteceu somente na sexta semana, mas teve destaque pela execução. Em outras palavras, o combate durou um round, com exatamente três minutos e dezesseis segundos, dando ao atleta um contrato com a UFC.

Rodrigo Zé Colmeia, quem é? História do lutador de MMA
Fonte: AG Immigration Law Group

Jornada dentro do UFC

Primeiramente, Rodrigo Nascimento, ou Rodrigo Zé Colmeia, teve sua estreia no UFC contra Don’Tale Mayes no dia 16 de maio de 2019. Desse modo, a luta televisionada no UFC on ESPN envolveu sua vitória logo no segundo round. Portanto, a sua carreira começou com um nocaute notável contra o estadunidense, em um combate que durou dois minutos e cinco segundos no total.

Nesse sentido, cabe ressaltar que o evento UFC on ESPN: Overeem vs. Harris onde o lutador estreou consiste em umprojeto desenvolvido pela companhia do UFC. Sendo assim, também conhecido como UFC on ESPN 8, a competição apresenta, em sua maioria, combates entre competidores do peso-pesado.

Por fim, com a finalização no segundo round, Rodrigo Zé Colmeia iniciou sua carreira, que conta com mais de oito vitórias em eventos diversos. Sobretudo, competições contra brasileiros são o principal destaque no seu cartel no MMA, que registra o histórico do atleta na liga.

E aí, conheceu Rodrigo Zé Colmeia? Então leia sobre Como plantar feijão no algodão? Dicas e passos práticos.

Fontes: UFC | AG Immigration Law Group | Wiki | Tapology | Globo Esporte Combate | Tatame | MG Superesportes 

Imagens: AG Immigration Law Group e ESPN

Próxima página »

Escolhidas para você