Você já assistiu o filme Branca de Neve e os Sete Anões? Eu tenho certeza que sim. Essa animação clássica é uma adaptação do conto dos Irmãos Grimm, que foi publicado pela primeira vez em 1812. Além de ser o primeiro longa-metragem animado de Walt Disney, ele estreou nos cinemas dos Estados Unidos no dia 21 de dezembro de 1937
A história gira em torno dos sete anões: Dunga, Atchim, Dengoso, Mestre, Feliz, Zangado e Soneca. Eles se tornam amigos da Branca de Neve e a ajudam quando ela está perdida e desolada na floresta. A gente vai te contar um pouco sobre cada um deles.
E aí, preparado? Boa leitura!
Quem são os sete anões da Branca de Neve?
1. Dunga
Esse anão é o caçula dos sete, e por isso é considerado como o mais infantil de todos, e também o mais lembrado e querido, principalmente pelas crianças, já que é bem doce e inocente.
O que mais chama atenção nele é a calvície e a falta de barba. No entanto, o que realmente se destaca é o fato de ele ser mudo. Isso aconteceu porque houve dificuldade em encontrar uma voz adequada para o personagem. Como Walt Disney não gostou de nenhuma das opções apresentadas, decidiu que o Dunga não falaria.
Por fim, é importante dizer que isso não impediu que sua presença na animação fosse marcante. Justamente por seu jeito ingênuo e simples, ele via o mundo com um olhar mais infantil, mais atento e muito mais curioso do que os outros.
2. Zangado
Como o próprio nome sugere, esse anão era o mais mal-humorado de todos. Ele estava sempre de cara amarrada, torcendo o nariz para qualquer notícia que não gostasse. Isso, na verdade, acontecia com bastante frequência. Esse fato, inclusive, fica ainda mais evidente na cena em que eles encontram a Branca de Neve.
No entanto, eis uma verdade: esse mau humor e negativismo nem sempre o atrapalhou. Na verdade, são justamente suas reclamações constantes e sua teimosia que acabam ajudando os companheiros no resgate da princesa no filme. Logo, são nesses momentos que ele mostra que também tem um lado sentimental e um carinho especial pela Branca de Neve, assim como os outros. Bem interessante olhando dessa perspectiva, né?
Por último, uma curiosidade sobre esse anão é que ele foi criado como uma forma de crítica indireta à imprensa americana. Ele representa os “cínicos da plateia”, aqueles que não acreditavam que um desenho animado poderia virar um longa-metragem, já que alguns até chamaram o filme de tolice.
3. Mestre
Esse anão era o mais esperto e experiente de todos, e, como o próprio nome sugere, ele era o líder do grupo. Logo, vale dizer que esse personagem se destacava por seus cabelos brancos e pelos óculos de grau, elementos que ajudavam a construir a imagem de que ele era o mais velho da turma.
Porém, mesmo ele passando um ar de mais autoridade e também de mais sabedoria, ele ainda conseguia transmitir a imagem de uma pessoa amigável e boazinha. E em alguns casos se tornava uma figura mais cômica por conta de sua confusão com as palavras, já que ele deixava elas mais truncadas e atrapalhadas quando se expressava.
4. Dengoso
O Dengoso é o anão mais sentimental, carinhoso e até um pouco dramático do grupo. Ele é mais tímido que os outros e, por isso, na história, costuma se esconder atrás de sua barba quando a princesa o elogia. Além disso, ele fica todo corado com qualquer demonstração de atenção. Você já tinha percebido isso?
Além disso, o Dengoso lembra um pouco os anões Soneca e Atchim, que vamos discutir mais adiante. No entanto, ele se destacava por sua túnica roxa e capa magenta. Também, sempre gostava de se divertir com os amigos e estava sempre pronto para qualquer situação.
5. Soneca
Como o próprio nome já sugere, esse personagem adorava tirar uma soneca, até mesmo em momentos totalmente inusitados. Dá para imaginar? Ele é um anão conhecido pela sua preguiça: está sempre bocejando e com os olhos pesados durante as cenas. Embora tente acompanhar os amigos, ele frequentemente acaba dormindo antes de conseguir seguir o ritmo deles.
Por fim, mesmo sendo um anãozinho bastante sonolento, ele sempre dava um jeito de abrir os olhos antes dos momentos mais emocionantes. Além disso, a gente não pode deixar de destacar que ele é um anão super simpático e engraçado.
6. Atchim
Quando a gente espirra, o som que sai é muito parecido com “atchim”. E é justamente por isso que esse anão foi batizado com esse nome. Ele é alérgico a quase tudo, então está sempre à beira de um ataque de espirro. Seus amigos, na maioria das cenas, fazem de tudo para evitar que ele espirre, porque esses espirros acabam incomodando e atrapalhando em algumas situações bem inoportunas.
No entanto, embora possa parecer estranho para alguns, esse anão foi inspirado no ator Billy Gilbert. Ele ficou famoso por seus espirros engraçados em vários filmes da década de 1930. Gilbert tinha um talento único para transformar um simples espirro em uma verdadeira cena cômica, o que acabou conquistando tanto o público quanto os criadores de personagens de animação.
7. Feliz
Por fim, o anão Feliz não ganhou esse nome por acaso. Ele é, de longe, o mais alegre e animado de todos os outros 6 anões. Sempre com um largo sorriso no rosto e olhos que brilham de entusiasmo, Feliz tem o talento especial de ver o lado bom em qualquer situação, contagiando todos ao seu redor com sua energia positiva.
Embora seja essa a sua característica predominante, tem uma cena em que ele não consegue esconder a preocupação: é quando a Branca de Neve morde a maçã envenenada e cai desacordada, como se tivesse morrido. Nesse momento, até para alguém tão feliz como ele, era impossível segurar a tristeza e o desespero. Isso a gente tem que concordar, não é?
E aí, o que você achou de saber sobre a história de cada um dos personagens dos sete anões? Conta pra gente! Aproveite e leia também: Quais são as inspirações reais do animais da Disney?
- Fontes: Disney princesas, Mega curioso
Um comentário em “Os Sete Anões: quais são seus nomes e suas histórias?”