Curiosidades

Conheça 26 fatos curiosos sobre a Disney que você não sabia e que garantem toda a magia e diversão do parque

A Disney World é considerado um local perfeito para muita gente. Conheça alguns fatos curiosos que garantem toda a magia do lugar.

A Disney como um todo é uma empresa que faz as pessoas sonharem acordadas, mas, sem dúvida, os parques intensificam ainda mais esse tipo de sensação. Isso ocorre, sobretudo, pelo fato de receberem os visitantes da melhor forma possível, como se todo dia fosse uma data especial.

Toda essa magia teve início em 1955, quando o fundador da empresa inaugurou o primeiro parque da marca, no distrito de Anaheim. Já o complexo de parques mais famoso, o Walt Disney World, onde se encontra o Magic Kingdom, em Orlando, foi inaugurado em 1971.

E aí, quer saber mais algumas curiosidades sobre esse lugar maravilhoso? Então, continue lendo o nosso texto!

Curiosidades sobre a Disney que quase ninguém sabe

1. Maior número de trabalhadores em um único lugar

O primeiro fato curioso que trazemos sobre a Disney é que o parque é o maior empregador, nos Estados Unidos, em um único lugar. No total, são cerca de 62 mil pessoas que fazem toda a magia acontecer. Dentre esses funcionários, existem os que trabalham fantasiados e com trajes desconfortáveis e muito pesados.

Continua após a publicidade

2. Roupas de baixo compartilhadas

Por falar nas fantasias utilizadas por alguns dos empregados da Disney, até o ano de 2001, eles tinham que compartilhar desde os trajes principais até mesmo as roupas íntimas que faziam parte dos adereços entre os atores que interpretavam aquele mesmo personagem.

Apenas após 2001, os trabalhadores receberam autorização para terem suas próprias roupas de baixo e também para levarem para casa para lavar. Que situação, né?

3. Gatos mantendo a ordem na Disney

Desde a inauguração da Disney, havia uma grande quantidade de gatos que atravessava o parque atrás dos ratos que existiam por ali. Quem achou que isso pudesse ser um problema  se enganou redondamente. Ao invés de expulsarem os bichanos, a administração do parque resolveu aproveitá-los como “mão de obra”.

Nesse sentido, no período do dia, quando o local está aberto e funcionando, os gatos ficam em suas estações de alimentação, comendo e descansando. À noite, a vida mansa deles acaba, pois são soltos para que mantenham a ordem na casa e o local sem ratos – só o Mickey é permitido. Muito útil!

Continua após a publicidade

4. Na Disney, é show para todos os lados

Informação muito importante para todas as pessoas que sonham em trabalhar como membro do elenco: o ofício não é de apenas atender os clientes, mas também é necessário estar sempre pronto para fazer performances para os visitantes.

5. Proibido apontar o dedo

Os personagens do parque não apontam o dedo pelo fato de algumas culturas considerarem esse gesto como algo rude ou desrespeitoso. Em virtude disso, sempre que precisam orientar ou indicar algo, eles o fazem com as mãos abertas, como um aceno, ou utilizando dois dedos no lugar de um só. Solução simples e eficaz!

6. As crianças são as estrelas da Disney

Nos parques, os personagens e demais funcionários são orientados a darem atenção especial às crianças. Inclusive, eles têm permissão de oferecer brindes a alguma criança que está tristinha ou desanimada ou, até mesmo, comprar um novo sorvete para os pequenos que, por um acaso, deixarem os seus caírem no chão. Com certeza, esse tipo de comportamento dos empregados fazem a experiência ainda mais inesquecível, não é?

7. Aparência perfeita e padronizada

A fim de manter o ambiente de um show, os colaboradores da Disney devem sempre estar com a aparência em ordem: o cabelo não pode apresentar cores ou cortes estranhos, os homens não podem ter o cabelo muito longo e quem pinta o cabelo tem que manter a mesma cor em toda a extensão dos fios.

Continua após a publicidade

Além disso, todos os funcionários do parque devem usar tênis completamente pretos, para que, assim, se mantenha uma padronização entre eles.

8. Cabeças do Mickey por todo o lado

Uma curiosidade famosa sobre a Disney é a presença de diversos elementos que têm o formato da cabeça do Mickey. Tudo isso pode ser encontrado nos lugares mais inusitados do parque, desde o sorvete com a forma da cabeça do personagem até mesmo no Expedition Everest, uma montanha-russa que, se vista de cima, remete muito à forma do Mickey.

9. Personagens de Toy Story no chão

Há um tempo atrás, os atores que representavam os personagens do filme Toy Story se jogavam no chão e ficavam imóveis sempre que uma criança falava que o Andy, dono dos brinquedos no filme, estava chegando. Assim, eles meio que imitavam o que ocorria na própria animação.

Atualmente, caso alguém anuncia a chegada do Andy, os personagens respondem que o dono deles está na faculdade. Uma pena ter acabado a brincadeira, né? Mas sabemos que devia ser muito cansativo para os trabalhadores.

Continua após a publicidade

10. Grande quantidade de lixeiras pelos parques da Disney

Muitas pessoas ficam espantadas com a quantidade de lixeiras que existe pelos parques da Disney. Há quem diga que a distância entre elas é de 10 passos, há quem diga que a distância é de 30 passos. O que importa, no entanto, é que essa foi a forma encontrada por Walt Disney de manter os estabelecimentos mais limpos. Assim não tem desculpa para jogar lixo no chão!

11. Túneis embaixo do parque

Uma boa forma encontrada de evitar que os personagens estejam em lugares errados, quando precisam se deslocar, e de que os convidados vejam dois personagens ao mesmo tempo, durante a troca de turno, são os túneis subterrâneos pelos quais a equipe pode se locomover sem ser vista pelos visitantes. Além de não acabar com a magia da experiência, essa também é uma estratégia prática em momentos de pressa.

12. Suíte no castelo da Cinderela

Embora não esteja disponível para reserva, o castelo da Cinderela possui uma suíte que cabem até 6 pessoas. Para poder usufruir desse espaço, no entanto, é preciso ganhar uma promoção pelo parque que acontece diariamente.

Uma curiosidade dessa suíte é que as televisões de lá são escondidas nos espelhos do ambiente.

Continua após a publicidade

13. Backstage supersecreto

Os funcionários do parque da Disney são expressamente proibidos de registrar, seja por foto seja por vídeo, qualquer atividade que ocorre nos bastidores. A ideia é de não mostrar para ninguém nada do que não é apresentado para o público durante as visitas. Apenas mais uma forma de assegurar a vivência da magia e surpresa.

14. Intensidades diferentes no mesmo brinquedo

Como uma forma de garantir uma experiência divertida para todas as pessoas dos gostos mais diversos possível, alguns brinquedos oferecem intensidades diferentes para agradar o público como um todo. Então, se você prefere algo mais rápido e está acompanhado por pessoas menos aventureiras, alguns brinquedos podem acolher todos ao mesmo tempo. Muito democrático!

15. Cheiro de baunilha

Na rua principal da Disney, os visitantes podem sentir um cheiro maravilhoso de baunilha, que contribui ainda mais para o ambiente de sonho. Diversos aspersores localizados nesse local são responsáveis por lançar esse aroma e deixar tudo ainda mais mágico. Na época natalina, é o cheirinho de hortelã que toma conta do espaço.

16. Reformas diárias no parque da Disney

Se engana quem pensa que, depois que o parque fecha, o trabalho acaba. Na realidade, todos os dias, após os visitantes irem embora, a manutenção aproveita para fazer pequenas reformas que vão desde trocas de lâmpadas até pinturas de corrimãos e paredes. Inclusive, há quem diga que alguns locais são pintados todos os dias para que nunca possam apresentar nenhum tipo de imperfeição aos convidados.

Continua após a publicidade

Depois de encerradas as atividades ao público, os funcionários ficam, em média, mais duas horas para que façam a manutenção e a organização das lojas para o próximo dia de atração.

17. Castelos ilusórios

Sem dúvida, uma das maiores atrações da Disney é o castelo, não é? Eles são bem chamativos, lindíssimos e enormesnão tão enormes assim. Existem alguns artifícios de ilusão de ótica que contribuem para que as construções pareçam ser maiores do que realmente são.

Um exemplo desse tipo de artifício utilizado é o das pedras da estrutura que estão mais perto do fundo terem um tamanho maior do que as que estão no topo. Isso dá uma impressão de que o castelo seja mais alto do que ele é na verdade.

18. Compensação sustentável

Obviamente, manter toda a atmosfera de sonho e magia da Disney tem um custo para o meio ambiente, já que para isso demandam luzes, água, espaço, entre outros recursos. Como uma forma de reparar parte desse impacto, a empresa possui uma área de preservação ambiental.

Continua após a publicidade

Essa reserva se chama Disney Wilderness Preserve e existe desde a década de 1990. Seu espaço é de 50 km², o que equivale à metade do tamanho do parque, e fica a cerca de 25 km da Disney World.

A área de preservação também recebe visitantes e não cobra taxa de entrada.

19. Magical moment

Conforme já mencionamos diversas e diversas vezes, há muito esforço envolvido para que a experiência na Disney seja mágica e especial. Para isso, os colaboradores do parque fazem de tudo para que a visita ao local seja a mais maravilhosa possível por meio do magical moment.

Esse momento mágico pode ser proporcionado a partir de pequenos gestos, como oferecendo um presente, fazendo alguma performance etc.

Continua após a publicidade

20. Cemitério escondido na Disney

A atração Haunted Mansion se trata de um passeio sombrio em um labirinto de corredores mal-assombrados com fantasmas prontos para te assustarem. Nesse local, existe um cemitério de animais que você pode fazer uma visita privativa, se conseguir entrar em contato com a pessoa certa!

21. Parques da Disney abandonados

Como as inovações não param no mundo da Disney, os parques precisam seguir essa mesma dinâmica, por isso, algumas atrações são deixadas para trás para que outras tomem seu lugar. Isso ocorreu com os parques River Country e com o Discovery Island.

Embora estejam desativados e abandonados, ambos os parques ainda se encontram nas dependências do complexo do Walt Disney World.

22. Chris

Muitas pessoas perdem ou esquecem o crachá do trabalho, certo? Na Disney, não é diferente! No entanto, quando isso acontece por lá, os funcionários têm que pegar um crachá reserva e o nome que, geralmente, está gravado nele é “Chris de Orlando”.

Continua após a publicidade

23. Ambientação original

Uma preocupação da Disney é apresentar um ambiente muito semelhante ao original para que possa passar uma sensação autêntica aos visitantes. Em virtude disso, no complexo, é possível encontrar mais de 800 espécies de plantas para trazer mais fidelidade aos cenários.

24. Estátua ‘mágica’ da Cinderela

Existe uma estátua bem peculiar da Cinderela que “modifica” conforme o ângulo pelo qual ela é vista. Ao olhar de frente para ela, você pode ver a personagem lavando o chão, como quando ela ainda não era princesa.

No entanto, se você olhar de baixo para cima, a visão é da princesa sorrindo e com uma coroa na cabeça. Sem dúvida, a escolha desse ângulo mais encantador se deu a fim de agradar mais às crianças, né?!

25. Linguagem atenuante

Como não poderia ser diferente, os funcionários da Disney devem ser cautelosos e procurar não alarmar o público mesmo para solicitar uma ambulância ou o corpo de bombeiros. Por isso, eles utilizam um vocabulário próprio e mais atenuado para evitar pânico ou mal-entendido.

Continua após a publicidade

Além disso, esse tipo de “código” ajuda muito na efetividade da comunicação entre eles, pois proporciona rapidez e agilidade para atender o chamado.

26. Plantas comestíveis

As atrações da área chamada Tomorrowland são dedicadas a mostrarem o progresso do mundo, o futuro, por isso seu nome, cuja tradução é algo como “Terra do Amanhã”. Para Walt Disney, o futuro seria baseado em autossustentabilidade, assim, na ambientação da área é feita a partir de plantas comestíveis conforme os especialistas.

27. Não tem chicletes

Na Disney, não há a venda de chicletes em nenhuma das lojas. Essa foi uma estratégia utilizada com o objetivo de auxiliar na manutenção e na limpeza dos parques, sem que tenham chicletes mascados grudados em brinquedos, nas ruas ou nos ornamentos. Melhor prevenir do que remediar, não é?

Leia também:

Continua após a publicidade

Fontes: Melhores destinos, BOL, IG Turismo.

Próxima página »

Escolhidas para você