Se você ainda não tinha percebido, seu umbigo é formado a partir do tecido cicatricial, proveniente do cordão umbilical, que ligava você à sua mãe, na gravidez; e quedeve ter caído nos seus primeiros dias de vida.
1
Um estudo de 2012 mostrou que existe uma “selva” dentro desse seu buraquinho. De acordo com os cientistas, cada pessoa tem em média 67 espécies de bactérias habitando seu umbigo.
2
Piercings no umbigo levam de 6 meses a 1 ano para ficarem completamente cicatrizados. Eles devem ser mantidos secos para evitar infecções.
3
Alguns mamíferos podem nascer sem umbigo, ou mais ou menos isso. Em certos casos, incluindo alguns seres humanos, seus umbigos acabam sendo encobertos pela pele ao longo da vida e desaparecendo com o tempo.
4
Alguns seres humanos são mais propensos a ter plumas de algodão no umbigo. Isso mesmo. Se você for um ser humano do sexo masculino e tiver muitos pelos pelo corpo, você é mais propenso a acumular essas plumas em sua pequena cratera.
5
Aliás, existe até um recorde mundial do Guinness relacionado ao maior acúmulo de plumas no umbigo. O recorde, pertence a Graham Barker, que foi reconhecido, oficialmente, como o maior acumulador de plumas dentro do umbigo.
6
Dizem que, em muitas culturas antigas, como a dos gregos do Monte Athos, utilizavam o método de contemplação do umbigo para meditar. Aliás, Omphaloskepsis é a contemplação de um umbigo como um auxílio à meditação.
7
Um estudo chamado The Psychoanalytic Quarterly, divulgado em 1975, estudou a obsessão que um homem de 27 anos tinha por umbigos, especialmente, os mais “salientes”.
8
Sabia que dá para fazer queijo com os germes do seu umbigo? Uma bióloga e uma artista de odor, se uniram para desenvolver um projeto que consiste, basicamente, em fazer queijos das bactérias encontradas em seus corpos, como axilas, bocas, umbigos e pés.
9
Chamado de Umbigo Cósmico, esse buraco, que seria o umbigo da Terra fica no coração do Grand Staircase-Escalante National Monument de Utah, nos Estados Unidos.
10