O nome original do filme “Coco“, em espanhol, vem de Socorro Rivera (Mamá Inês) – bisavó de Miguel. Aliás, Socorro significa ajuda ou auxílio, nome em referência à Nossa Senhora do Socorro.
Todo o elenco é completamente latino, entre uma mistura fantástica de pessoas, algumas do México e outras de Los Angeles.
Quem emprestou a voz para o protagonista Miguel é Anthony González, e a voz que deu vida ao crânio de Héctor foi Gael García, ele fez isso tanto para a versão em inglês quanto para a dublada em espanhol.
A produção do filme passou mais de 3 anos visitando mercados, praças, oficinas, bem como igrejas, fazendas e cemitérios no México para absorver a cultura e o verdadeiro significado e importância do Dia dos Mortos.
No filme você pode ver vários personagens que foram emblemáticos no México, como María Félix, Frida Kahlo, El Santo, Cantinflas, Pedro Infante, Emiliano Zapata e Jorge Negrete.
Natalia Lafourcade, Marco Antonio Solis, Bronco, Carlos Rivera, Camilo Lara e Jorge Blanco são apenas alguns dos artistas que fazem parte do álbum da trilha sonora do filme, que estreou como best-seller após seu lançamento.
O diretor Lee Unkrich também é responsável por Toy Story, Monstros. Inc e Procurando Nemo e foi responsável pela direção deste novo filme. A produtora é Darla K. Anderson.
Viva – A vida é uma festa foi um grande desafio para a Pixar, pois eles trabalharam nela por cinco anos, para não mostrar uma ideia errada.
Mas antes de se chamar Viva – A vida é uma festa, o filme ia se chamar “Dia dos Mortos”, porém não foi alcançado porque a Disney queria se apropriar e registrar o Dia dos Mortos como marca.
Por fim, a mensagem que Viva – A vida é uma festa transmite é “aprenda a tocar um instrumento musical e ligue para seus pais, avós e outros para pedir que falem sobre seus ancestrais e aprendam mais sobre seu passado e toda a sua família“, disse Adrian Molina, co-diretor do longa.