O Catar deixou de ser um protetorado britânico em 1971, manteve seu status de emirado e experimentou apenas um choque desde então, quando em 1995 o xeque Hamad al Thani, talvez impaciente para herdar o trono, depôs seu pai, Khalifa bin Hamad al Thani, que estava de férias na Suíça.
Além do petróleo, possui a terceira maior reserva de gás natural do mundo (de formações geológicas). Desse modo, sua economia é de “alta renda”, segundo o Banco Mundial. Assim, o país tem o controle total de seus recursos naturais.
Nunca antes uma Copa do Mundo ocorreu em novembro. Isso se deve às temperaturas muito altas no Catar, que no verão ficam em torno de 36ºC em média, mas podem chegar a 50ºC, enquanto no inverno o clima é mais amigável.
O Catar é o segundo país mais plano do mundo, com seu ponto mais alto em apenas 338 pés. Aliás, apenas as Maldivas são mais planas, com um ponto mais alto de seis pés. Isso é uma boa notícia para ciclistas e corredores, principalmente.
A Ilha Al Khor é um dos lugares mais impressionantes para se visitar no Catar, graças à sua enorme floresta de mangue pela qual você pode andar de caiaque.
Caio Plinius, um escritor romano, em meados do século I se referia aos habitantes da península como “catharei”. Um século depois, Ptolomeu produziu o primeiro mapa referindo-se ao local como “Catara”. Após as variações “Katr”, “Kattar” e “Guttur”, surgiram e originaram o termo moderno “Qatar ou Catar”.
Qatar Airways foi eleita a melhor companhia aérea do mundo em 2019, tirando a Singapore Airlines do primeiro lugar. Em suma, é uma das poucas companhias aéreas selecionadas que voa para todos os sete continentes.
Como outros países árabes, o Catar é muito rigoroso com demonstrações públicas de amor. Beijos e/ou abraços na rua são crimes. “Atos homossexuais” diretos são ilegais e podem ser punidos com a morte.
As dunas do deserto são sempre impressionantes, mas Khor Al Adaid, ou Mar Interior, é algo muito especial. Com efeito, a área, que foi declarada reserva natural em 2007, é um dos poucos lugares do mundo onde o mar encontra o deserto.
Por fim, de acordo com o Numbeo, o Qatar tem a menor taxa de criminalidade em 11,90 pontos de 100. Aliás, esta não é a única vez que o Catar ganhou o prêmio, também ganhou o título de país mais seguro do mundo em 2017 e em 2019 também.