Embora existam diferentes variedades, em geral as focas são caracterizadas principalmente por terem corpos alongados adaptados para a natação. Além disso, eles diferem dos otariídeos por não terem pavilhões auditivos e por seus membros posteriores serem voltados para trás.
A família Phocidae contém cerca de 19 espécies diferentes. Na verdade, é o maior grupo dentro da ordem Pinnipedia (35 espécies no total) que inclui leões marinhos e morsas.
Esses pequenos mamíferos têm uma peculiaridade que os diferencia de sua idade adulta: enquanto são bebês, possuem uma grande camada de pelagem muito quente, o que se deve ao fato de ainda não terem a espessa camada de gordura das focas adultas para proteger-se do frio.
As focas vivem em habitats marinhos. Animais desta espécie podem ser encontrados em quase todos os oceanos , com exceção do Oceano Índico. Além disso, algumas variedades habitam áreas geladas, onde as temperaturas são extremas.
A vida no planeta Terra tem sua origem na água, razão pela qual grande parte dos animais aquáticos vem de ancestrais que viveram toda a vida nesse líquido. Mas as focas, vêm de uma linhagem especial que decidiu retornar à água depois de viver por muito tempo como criaturas terrestres.
Outro dos fatos mais interessantes sobre as focas é a sua incrível capacidade de nadar. São mamíferos grandes e pesados, mas muito hábeis em se mover sob o mar.
Como alguns seres humanos quando colocam a cabeça debaixo d’água, cobrem o nariz, as focas fazem isso. Na verdade, eles têm um músculo dentro do nariz que, quando a foca tem que mergulhar na água, cobre as narinas para que a água não entre pelo nariz.
A foca é um animal muito inteligente que usa uma linguagem muito rica para se comunicar. De fato, são muitos os sons que o animal usa para interagir com seus companheiros, proteger seu território e para atrair fêmeas debaixo d’água para o acasalamento.
A mãe foca dá à luz em terra, de fato, o filhote não pode nadar desde o nascimento. Durante todo o período de lactação até o final do desmame, a mãe e o filhote nunca saem. Depois disso, a foquinha se separa da mãe e se torna independente e após 6 meses, ela desenvolve totalmente seu corpo.
Há uma diferença na expectativa de vida das focas macho e fêmea. De fato, a expectativa de vida média das femêas é de 20 a 25 anos, enquanto a dos machos é de 30 a 35 anos.