Em 25 de fevereiro de 1958 Pelé foi chamado de rei do futebol pela primeira vez durante a partida entre Santos que venceu por 5 a 3 contra o América no Torneio Rio-São Paulo, no estádio Maracanã. Pelé jogando com a camisa 10 do Santos fez quatro gols.
Além de ser um dos atacantes mais destacados do Brasil, Pelé jogou na posição de goleiro quatro vezes oficialmente durante 1959, 1963, 1969 e 1973. Em 1963 na final disputada pela Copa do Brasil onde o time do Santos foi campeão do torneio derrotando o adversário de Porto Alegre.
Pelé acumula um grande número de cartões vermelhos em sua carreira. Durante 1968, a partida contra a seleção colombiana foi disputada pelo Brasil em que Pelé foi expulso do jogo devido a uma disputa com o árbitro, o que despertou o descontentamento dos demais jogadores e eles o substituíram por um espectador.
Pelé até os dias de hoje é o único jogador que venceu mais Copas do Mundo. Assim, ele coleciona três títulos nos anos de 1958, 1962 e 1970, dentre as quatro edições disputadas por ele que também jogou no ano de 1966.
No dia 19 de novembro de 1969, no jogo entre o Santos contra o Vasco, no Maracanã. Pelé fez, de pênalti, o seu milésimo gol. Além disso, Pelé foi homenageado com dois Guinness World Records em outubro de 2013. O primeiro foi como o jogador com mais medalhas em Copas do Mundo. Ambos são os artilheiros do futebol.
Na década de 1970, Pelé se formou em educação física na Faculdade de Educação Física de Santos.
Durante a infância, após seu pai ter tido uma lesão que o impossibilitou continuar jogando futebol, Pelé trabalhou como engraxate para ajudar a família que passava por dificuldades financeiras.
Quando Pelé jogou pela primeira vez na Copa do Mundo de 1958, ele se tornou o jogador mais jovem a jogar uma Copa do Mundo. O recorde foi quebrado posteriormente. No entanto, seu recorde como o artilheiro mais jovem e o artilheiro de três gols no torneio ainda permanece.
Pelé participou de um álbum em conjunto com a cantora Elis Regina em 1969. Aliás, sua música mais conhecida é “ABC”, gravada em 1998 para a campanha Brasil em Ação de incentivo à alfabetização.
Apesar de ter uma boa relação, o principal rival de Pelé foi o jogador argentino Maradona.