O banho de floresta é uma prática terapêutica que surgiu nos anos 80, inicialmente de forma bem despretensiosa. Essa abordagem, que envolve imersão na natureza e um contato mais profundo com o ambiente natural, começou a ganhar popularidade logo que surgiu, e estudos sobre os seus benefícios começaram a surgir.
Diante disso, ficou comprovado que estar em contato com o ambiente natural não só ajuda a reduzir o estresse e melhorar o bem-estar, mas também pode revitalizar a mente e o corpo. A gente vai trazer mais detalhes sobre isso!
E aí, preparado para saber um pouco mais sobre essa prática? Continue com a gente!
O que é o banho de floresta?
O banho de floresta, ou shinrin-yoku, é uma prática terapêutica que surgiu no Japão nos anos 80. A ideia é simples: você passa mais tempo em florestas ou parques para se conectar melhor com a natureza. A prática é baseada na ideia de que estar cercado por plantas pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o nosso bem-estar. Ou seja: é como uma pausa relaxante nessa imensidão verde!
Por fim, essa atividade é tão vantajosa que estudos mostram que ela pode reduzir o estresse, baixar a pressão arterial e aumentar a concentração. Além disso, ainda ajuda a deixar o sistema imunológico mais forte.
Como tomar um banho de floresta?
Ficou interessado, mas não sabe por onde começar? Calma, a gente te explica. Para aproveitar ao máximo o banho de floresta, o ideal mesmo é escolher um lugar com uma vibe natural que você goste, seja uma floresta, um parque ou mesmo uma área verde tranquila. Antes de começar, dê um tempo para se desligar do mundo lá fora, porque assim sua mente vai estar mais preparada para essa experiência.
Sendo assim, quando chegar ao local, procure caminhar mais devagar, respire fundo e preste atenção ao que está ao seu redor. Olhe para as árvores, as folhas, ouça os pássaros e sinta tudo que esse ambiente tem a te oferecer.
O objetivo dessa prática terapêutica é vivenciar a natureza em sua totalidade e sem nenhuma pressa, permitindo que cada detalhe faça parte do momento. Bem interessante, né?
Quais são os benefícios do banho de floresta?
1- Melhora a saúde mental
Estudos indicam que a prática de caminhar na floresta pode aliviar sintomas de ansiedade e depressão. Isso se explica no fato de que contato com a natureza estimula a produção de neurotransmissores que promovem o bem-estar, contribuindo para uma saúde mental mais equilibrada.
2- Reduz o estresse
Essa atividade ajuda, também, na redução dos níveis de cortisol, conhecido como hormônio do estresse. Isso porque a interação com a natureza ajuda a promover um estado de relaxamento, aliviando a tensão acumulada e proporcionando uma sensação de calma.
3- Melhora o sono
Quem não deseja dormir com tranquilidade, não é? Esse pode ser um belo remédio, já que a redução do estresse e a promoção de um estado de relaxamento ajudam a regular os ciclos de sono, resultando em um descanso mais reparador para que consiga fazer as suas atividades diárias.
4- Fortalece o sistema imunológico
A exposição aos fitonócitos, que são compostos liberados pelas árvores, aumenta a produção de células de defesa, como os linfócitos NK. Isso ajuda, e muito, a fortalecer o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções e doenças.
5- Ajuda a regular a pressão arterial
Estudos científicos já conseguiram demonstrar que o banho de floresta podem contribuir bastante para a redução da pressão arterial. Uma das justificativas para isso é que o ambiente natural e a atividade física leve envolvida na prática ajudam a estabilizar os níveis de pressão.
6- Aumenta a criatividade e concentração
Estar em um ambiente natural pode estimular a criatividade e melhorar a capacidade de concentração. Pelo menos, é o que dizem. A tranquilidade e a beleza da natureza ajudam a clarear a mente, facilitando o foco e a produtividade. Já tentou por aí?
7- Alivia os sintomas de doenças crônicas
Por fim, a gente não poderia deixar de mencionar que o banho de floresta pode ajudar no tratamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. O efeito terapêutico do banho de floresta tende a ser um apoio para controlar os sintomas e a promover um estilo de vida mais saudável.
Como surgiu o banho de floresta?
Tudo começou quando a Agência Florestal do Japão sugeriu essa prática para incentivar as pessoas a saírem de casa e se conectarem mais com a natureza. No início, a proposta era simples: a crença era que o ar fresco e o ambiente tranquilo das florestas são ótimos para o corpo e a mente. A ideia era aproveitar o que muitos já sabiam de alguma maneira: estar na natureza faz bem.
Embora já se soubesse na medicina antiga sobre os benefícios das árvores para a saúde, como Plínio, o Velho, mencionou sobre os efeitos positivos do cheiro da floresta para quem tinha tuberculose, foi só no século XX que essa prática ganhou forma de maneira mais organizada, digamos assim.
No Japão, começaram a surgir sanatórios e centros de saúde que ficavam perto de áreas florestais, onde os pacientes eram incentivados a fazer longas caminhadas em meio aos pinheiros. Mais tarde, pesquisas realizadas confirmaram que essas caminhadas na floresta realmente têm um efeito calmante, reduzindo significativamente os níveis de cortisol.
E aí, o que achou do nosso conteúdo? Aproveite e confira também: CAPS: o que significa esse termo tão falado nas redes sociais?
- Fonte: Japan House SP, Eco Psicologia, Terra, Array>Fiocruz, Ecycle