Listas

20 benefícios do alho para a sua saúde e como usá-lo

O alho faz parte das cozinhas há séculos, e além de deixar a comida deliciosa é um ótimo remédio caseiro. Confira seus principais benefícios!

O alho é um vegetal de erva bulbosa, além de uma das culturas mais antigas. A planta é originária da Ásia Central e reconhecida pelas suas variedades encontradas por lá. Hoje, a cada ano, cerca de 10 milhões de toneladas métricas de alho são produzidas em todo o mundo, sendo a China o principal produtor de alho com 66% da produção deste vegetal.

Propriedades nutricionais

O alho é rico em compostos como alicina, enxofre, zinco e cálcio, que trazem benefícios para a saúde e para a pele, além de propriedades antibióticas e antifúngicas. Em apenas 100 g de alho fresco, podemos encontrar os seguintes nutrientes:

Energia 113 calorias
Proteína 7 g
Carboidratos 23,9 g
Gordura 0,2 g
Fibras 4,3 g
Vitamina C 17 mg
Magnésio 21 mg
Selênio 14,2 mcg
Cálcio 14 mg
Potássio 535 mg
Fósforo 14 mg
Sódio 10 mg
Ferro 0,8 mg
Alicina 225 mg
Colina 23,2 mg

20 benefícios do alho que vão além do sabor

1. Possui propriedades antibacterianas e antivirais

Em primeiro lugar o alho contém alicina, um composto vital que ajuda a dar ao alho seu odor sulfúrico característico. Este composto é mais benéfico quando é picado, e deixado de repouso por um curto período de tempo.

Com efeito, o alho pode ajudar a estimular o sistema circulatório e o funcionamento imunológico, ajudando a controlar todos os tipos de infecções.

Este vegetal também pode ser usado para tratar infecções fúngicas, virais, bacterianas, bem como de leveduras e vermes, desempenhando um papel no combate à intoxicação alimentar em particular. Isso ocorre porque o alho pode matar bactérias nocivas como a salmonela.

2. Pesticida e fertilizante

Não pense que os benefícios deste vegetal para a saúde se limitam ao seu corpo! Você também pode usar o alho como um fertilizante na horta para produzir uma safra mais abundante.

Dessa forma, o alho é um pesticida poderoso no jardim, permitindo que você descarte pesticidas caros e prejudiciais. Assim, alguns dentes de alho podem ajudar a evitar moscas, pulgões e até mesmo percevejos.

Então, se você quer uma boa receita corte três dentes de alho e deixe-os repousar em duas colheres de sopa de óleo mineral por um dia. Em seguida, coe a mistura, e adicione o óleo a uma colher de chá de detergente líquido e meio litro de água em um borrifador.

No entanto, certifique-se de guardar essa mistura em um lugar seguro, onde os animais de estimação não possam alcançá-los, pois o alho pode ser muito tóxico para os animais.

3. Ajuda a tratar infecções de pele

Você sabia que o alho pode ajudar a tratar infecções externas e internas? Esta erva é famosa por tratar várias infecções fúngicas da pele, como micose e pé de atleta.

Além disso, o alho pode até ajudar a tratar calos e verrugas nas mãos e nos pés. Você só precisa aplicar um pouco de extrato de alho, que dissolve a gordura, na área afetada e deixá-lo agir.

4. Anticoagulante

Se você corre o risco de um coágulo sanguíneo, deve considerar tomar um suplemento regular de alho ou incluí-lo com mais frequência em sua dieta diária. Isso ocorre porque o alho tem uma substância química conhecida como ajoene.

Este produto químico, que também é eficaz no tratamento das infecções cutâneas, pode ajudar a prevenir a formação de coágulos sanguíneos em qualquer parte do corpo.

Contudo, é importante observar que você deve evitar o excesso de alho antes de qualquer cirurgia, pois pode aumentar o risco de hemorragia.

5. Reduz a pressão arterial

Se você tem a pressão arterial elevada, considere consumir mais alho. O sangue contém naturalmente angiotensina, que é uma proteína que ajuda a contrair os vasos sanguíneos.

Desse modo, a alicina bloqueia naturalmente a angiotensina e ajuda a reduzir a pressão arterial. Além disso, o alho contém vários polissulfetos que é convertido em sulfeto de hidrogênio pelos vasos sanguíneos, o que também pode ajudar a controlar a pressão arterial.

6. Protege o coração

Pessoas com risco de doença cardíaca ou insuficiência cardíaca devem considerar comer alho com mais frequência. Em outras palavras, o alho pode proteger contra vários problemas cardiovasculares, incluindo o risco de ataque cardíaco, derrame e aterosclerose.

Ademais, o alho contém compostos contendo enxofre que evitam que os vasos sanguíneos fiquem bloqueados e retardam o processo de endurecimento das artérias que ocorre naturalmente com a idade.

Por outro lado, o alho também ajuda a manter as artérias flexíveis, preservando sua capacidade de esticar, bem como protege o coração dos efeitos prejudiciais dos radicais livres de oxigênio. Este vegetal também pode ajudar a reduzir os triglicerídeos no sangue e o colesterol geral, reduzindo a formação de placas nas artérias.

7. Ajuda no combate a acne

Se você sofre com acne, pode limpar sua pele usando alho. Em suma, basta cortar um dente de alho ao meio e esfregar levemente sobre a pele. Dessa forma, as propriedades antibacterianas do alho ajudam a limpar a pele e remover as impurezas rapidamente.

8. Combate as alergias

Além de tratar sintomas de resfriado, o alho ajuda o corpo prevenir e adaptar-se a reações alérgicas, uma vez que contém o sulfureto de dialilo e thiacremonone. Ademais, ele reduz a inflamação alérgica das vias aéreas e pode interromper a coceira relacionada a erupções cutâneas e picadas de insetos.

9. Trata problemas respiratórios comuns

O alho é um ótimo expectorante e pode ajudar a evitar infecções respiratórias, bem como ajuda curar doenças como asma e bronquite crônica. Por outro lado, suas propriedades antibacterianas também podem ajudar a tratar irritação leve na garganta.

Quer uma dica de remédio caseiro? Então, considere picar um dente de alho e colocá-lo em água quente por cerca de cinco minutos. Posteriormente, coe o vegetal e beba – é um chá natural para a tosse que ajudará a prevenir novas infecções e a curar dores de garganta.

10. Protege contra diabetes

Se você tem histórico familiar de diabetes, o alho pode ajudar a tratar ou prevenir problemas de insulina. Em suma, este vegetal aumenta a liberação de insulina e ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

11. Previne o câncer

Pessoas que consomem alho diariamente apresentam menor risco de desenvolver a maioria dos tipos de câncer. Isso ocorre porque o alho contém sulfuretos de alila, ou seja, compostos anticancerígenos poderosos.

Além disso, este vegetal também contém um composto chamado amina que tem sido frequentemente associado a menores riscos de câncer de mama em muitas mulheres.

12. Ajuda o corpo a metabolizar o ferro

O alho pode até influenciar a produção de ferroportina em seu corpo. Em suma, a ferroportina é uma proteína que auxilia na liberação de ferro.

Portanto, comer alho regularmente pode aumentar a produção dessa proteína em seu corpo e melhorar seu metabolismo ou ferro – algo que é vital, acima de tudo, para a maioria das mulheres.

13. Serve como afrodisíaco

O alho ajuda a melhorar a sua circulação, por isso não é de admirar que o seu sangue esteja bombeando após uma refeição rica em alho – levando a um maior interesse e desempenho sexual.

14. Alivia dor de dente

A dor de dente pode ser insuportável, mas colocar um pouco de alho amassado no dente afetado pode ajudar a aliviar a dor, por causa das propriedades analgésicas deste vegetal.

15. Ajuda a manter um peso saudável

Você sabia que o alho pode até auxiliar na perda de peso? Atualmente, muitos estudos investigam que a obesidade é um estado de inflamação crônica de baixo grau no corpo que persiste a longo prazo.

Dessa maneira, comer alho pode ajudar a controlar a criação de células de gordura no corpo, pois os pré-adipócitos são transferidos para as células de gordura por meio da atividade do sistema inflamatório.

Com efeito, as propriedades antiinflamatórias deste vegetal podem inibir a conversão das células de gordura, evitando o ganho de peso em longo prazo.

16. Auxilia na limpeza de casa

Como o alho tem propriedades antibacterianas e antivirais poderosas, ele serve como um produto de limpeza doméstico incrivelmente eficaz. Aliás, em vez de usar sprays e lenços umedecidos caros, pique três ou quatro dentes de alho e coloque-os em um borrifador com vinagre branco.

Todavia, para evitar que sua casa fique cheirando a alho, você também pode adicionar algumas gotas de suco de limão ou um óleo essencial de sua preferência.

17. Trata infecções de ouvido

O alho tem sido um remédio popular para infecções de ouvido por séculos, por este motivo, acredita-se que ajude a matar as bactérias que causam infecções de ouvido.

Então, basta amassar um dente de alho e colocá-lo em uma colher de chá de azeite quente, deixando em infusão por cerca de cinco minutos. Posteriormente, coe a mistura e deixe esfriar, depois coloque algumas gotas de cada vez no canal auditivo.

18. Remova farpas

Embora muitas vezes você possa remover as farpas por conta própria, às vezes elas são muito doloridas ou profundas na pele para serem removidas.

Por isso, em vez de esperar que ela se solte sozinha, coloque uma fina fatia de alho sobre a lasca e segure-a ali com um curativo. Pode arder, mas dentro de algumas horas, a farpa deverá saltar para fora da pele.

19. Limpador de pele

Assim como é útil para o tratamento da acne, o alho também pode servir como um esfoliante natural. Para usá-lo, basta fazer uma pasta de azeite, açúcar e alho picado.

Além disso, você também pode adicionar os aromas de sua preferência. Posteriormente, massageie-o no rosto em movimentos circulares e depois enxágue.

20. Ajuda a prevenir gases e inchaço

Por fim, o alho pode causar dores de estômago e gases em algumas pessoas, pois é rico em enxofre, mas se você consumir as quantidades certas, ele pode realmente ajudar a aliviar as dores de gases.

Além de matar as bactérias intestinais prejudiciais, este vegetal promove o crescimento da flora benéfica (ou seja, age semelhante a um suplemento probiótico), ajudando a tornar a digestão um pouco mais fácil.

Como tirar proveito do alho para a saúde?

Segundo especialistas, para ter acesso aos benefícios do alho para a saúde, é preciso consumir de meio a 3 dentes de alho por dia. Por isso, a dica para potencializar os “milagres” deste vegetal é picar ou amassar os dentes de alho 10 minutos antes de temperar a comida.

Aliás, quem entende do assunto garante que esse descanso aumenta a quantidade de alicina, a principal responsável por suas propriedades benéficas à saúde.

Opções de receitas usando alho

Tônico de alho

Ingredientes:
Alho cru
Mel
Vinagre de maçã

1. Descasque e pique grosseiramente vários dentes de alho e adicione a uma jarra.
2. Encha pelo menos um quarto da jarra com alho picado. Em seguida, despeje partes iguais de mel e vinagre de maçã, o suficiente para cobrir o alho.
3. Deixe esta mistura descansar por pelo menos uma semana, agitando diariamente.
4. Após uma semana, coe o alho ou deixe-o para uma mistura mais robusta. Tome 1 colher de sopa diariamente para defesa imunológica durante a temporada de gripes e resfriados.

Tempero de alho para carnes

Combine alho fresco ou em pó com azeite e pimenta para dar sabor aos vegetais ou use-o com alecrim para fazer uma saborosa carne. Você também pode polvilhar em sopas e molhos de salada.

Saladas com alho

Você também pode adicionar fatias finas deste vegetal diretamente às suas saladas favoritas. O alho cru picado também é uma boa opção para deixar suas saladas deliciosas e saudáveis. Faça desta salada uma parte de sua dieta diária e esqueça medicamentos caros para pressão alta.

Leite de alho

Ingredientes:
Alho cru
Leite morno
Mel a gosto

Esta bebida funciona como um medicamento e é benéfica para a sua saúde geral. Em suma, para preparar esta bebida, você precisa de dez a doze dentes de alho descascados e picados; depois adicione-os no leite morno. Você pode até adicionar uma colher de sopa de mel na bebida para obter melhores resultados.

Então, gostou de saber mais sobre os benefícios do alho? Pois, não deixe de conferir ainda essa dica para facilitar sua vida na hora de manuseá-lo: Como descascar alho de maneira rápida e fácil.

Fonte: Tua SaúdeEcycle, Viva Bem, Farmácia Águia de Ouro, Saúde Abril

Bibliografia 

MINISTÉRIO DA SAÚDE E ANVISA. MONOGRAFIA DA ESPÉCIE Allium sativum. 2015.

EXAMINE.COM. Garlic. Disponível em: <https://examine.com/supplements/garlic/research/#longevity>.

SRIPANIDKULCHAI Bungorn. Benefits of aged garlic extract on Alzheimer’s disease: Possible mechanisms of action (Review). Experimental and therapeutic medicine. 19. 2; 1-5, 2019

Mathew BC; Biju RS . Neuroprotective Effects of Garlic A Review . Libyan Journal of Medicine. 3. 1; 23-33, 2008

COSTAIN Lyndel. Super Nutrientes. 1º. Brasil: Metha LTDA, 2005. 88.

JOURNAL OF IMMUNOLOGY RESEARCH. Immunomodulation and Anti-Inflammatory Effects of Garlic Compounds. 2015.

COSTA Eronita. Nutrição & Fitoterapia. 2º. Brasil: Vozes Ltda, 2011. 50-52.

DOLINSKY Manuela. Nutrição Funcional. 1º. Brasil: Roca, 2009. 40-42.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS . Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO. 2011.

Próxima página »

Escolhidas para você