Curiosidades

20 curiosidades geográficas que você provavelmente nunca ouviu

Nosso planeta está repleto de muitas curiosidades e mistérios geográficos e geológicos impressionantes. Vamos conferir alguns deles.

A primeira importante curiosidade sobre geografia a saber é que, na verdade, trata-se do estudo do nosso planeta, a Terra. A palavra vem de raízes gregas que significam “Terra” e “desenhar”.

Basicamente, estudar geografia significa aprender sobre as características e habitantes da Terra e registrar o que você descobre ao longo do caminho. (Aliás, você pode ver mais de 200 artigos sobre geografia aqui).

Então, vamos conferir outras curiosidades que tornam a geografia tão interessante, neste artigo!

20 curiosidades fascinantes sobre a geografia

1. O Ponto Nemo é o lugar mais remoto da Terra

Ponto Nemo é oficialmente conhecido como “o pólo oceânico de inacessibilidade”, ou, mais simplesmente, o ponto no oceano que está mais distante da terra.

Em suma, o local fica literalmente no meio do nada, cercado pelo oceano em todas as direções. Aliás, as massas de terra mais próximas do pólo são uma das Ilhas Pitcairn ao norte, uma das Ilhas de Páscoa a nordeste e uma ilha ao largo da costa da Antártida ao sul.

2. A Antártida é o maior deserto do mundo

Certamente você imagina que o maior deserto é o Saara. Contudo, a definição de deserto é realmente apenas uma área de terra que recebe pouca ou nenhuma chuva.

Continua após a publicidade

Com essa definição em mente, o maior deserto do mundo é a Antártida. O Deserto Polar Antártico cobre uma extensão de 13.829.430 quilômetros quadrados, e sua água está principalmente bloqueada em geleiras e mantos de gelo, deixando pouco para plantas e animais.

3. 90% da população mundial vive no hemisfério norte

Existem mais de 7,9 bilhões de pessoas vivendo no mundo, das quais 90% estão no hemisfério norte.

4. A Rússia é tão grande que tem 11 fusos horários

A Rússia é o maior país do mundo, por isso faz sentido que sua terra se espalhe por várias zonas horárias. O país abrange 11 fusos horários no total, o que significa que os russos em uma extremidade do país podem estar começando o dia, enquanto os russos na outra extremidade estão ao final do dia.

Assim, em número de fusos, o país só perde para a França que conta com 12 no total.

5. A África é o único continente que se encontra nos 4 hemisférios

O mundo é dividido em quatro hemisférios baseados no Equador e no Meridiano Principal. Enquanto alguns continentes se dividem em dois hemisférios, a África é o único continente que fica entre os quatro.

6. O Canadá possui mais da metade dos lagos de água doce do mundo

O Canadá é o segundo maior país do mundo, por isso pode não ser uma surpresa que tenha muitos lagos. Mas pode chocá-lo que o país tenha mais de 3 mil lagos de água doce, ou seja, 9% do país é coberto por água doce.

7. A China e a Rússia fazem fronteira com 14 países

Embora a China tenha um pouco mais da metade do tamanho da Rússia – o maior país do mundo – eles compartilham o mesmo número de vizinhos terrestres.

Dessa forma, os 14 países que fazem fronteira com a China são: Índia, Paquistão, Afeganistão, Tajiquistão, Quirguistão, Cazaquistão, Mongólia, Rússia, Coreia do Norte, Vietnã, Laos, Mianmar, Butão e Nepal.

8. Existe um mar abaixo do nível do mar

O Mar Morto, que fica entre Israel e a Jordânia, está atualmente quase 500 metros abaixo do nível do mar e fica mais baixo a cada ano. É o resultado da evaporação e dos humanos desviando a água que, de outra forma, refrescaria o lago.

9. Todos os continentes da Terra já foram um continente gigante chamado Pangeia

Outra curiosidade sobre geografia, é que há milhões de anos atrás, toda a terra estava conectada, mas lentamente ao longo do tempo, se dividiu nos continentes que conhecemos hoje!

10. A cerca dingo é a segunda estrutura artificial mais longa do mundo

Em suma, foi erguida durante a década de 1880 para manter os dingos fora da parte sudeste relativamente fértil do continente e para proteger os rebanhos de ovelhas do sul de Queensland.

Com efeito, ela se estende por 5.614 km, passando por Queensland, Nova Gales do Sul e Austrália Meridional.

11. Ponto mais alto da Terra

Quando se trata de ser o mais alto (em termos de nível do mar), o Everest é o atual campeão. Todavia, graças a uma protuberância estranha perto do equador, o Monte Chimborazo, no Equador, é o mais próximo da lua.

12. Nome de lugar mais curto

O nome do lugar mais curto é “Å” e está localizado na Suécia e na Noruega. Nas línguas escandinavas, “Å” significa “rio”.

13. Buraco mais fundo do mundo

O buraco mais profundo já feito pelo homem é o Poço Superprofundo de Kola, na Rússia. Atingiu uma profundidade de 12.261 metros e foi perfurado para pesquisas científicas e rendeu algumas descobertas curiosas, uma das quais foi um enorme depósito de hidrogênio – tão grande que a lama que saía do buraco literalmente “fervia” ao sair dele.

14. Local mais fundo do mar

A Fossa das Marianas é a parte mais profunda dos oceanos do mundo e a menor elevação da superfície da crosta terrestre. Atualmente, estima-se que sua profundidade é de 10.971 metros. Aliás, ela fica no oeste do Oceano Pacífico, a leste das Ilhas Marianas.

15. Único mar da Terra que não possui costa

O Mar dos Sargaços é uma região no meio do Oceano Atlântico Norte, cercada por correntes oceânicas, e este é o único mar do planeta que não tem costa.

16. Mais ovelhas do que pessoas

Com apenas cerca de 3.000 pessoas, as Ilhas Malvinas abrigam aproximadamente meio milhão de ovelhas. Portanto, não é nenhuma surpresa que a lã seja seu principal produto de exportação

17. A maior fazenda do mundo é 16 vezes o tamanho da cidade de São Paulo

A Estação Anna Creek, localizada no sul da Austrália, é a maior fazenda de gado e maior propriedade privada do mundo. Aliás, sua área soma 24 mil km² – quase 16 vezes o tamanho da cidade de São Paulo.

18. O Egito é o estado soberano mais antigo do mundo

Em termos de soberania, o Egito seria o primeiro país do mundo a alcançar a soberania baseada na formação da primeira dinastia em 3100 a.C.

19. A Rússia possui o maior número de tanques de guerra

A Rússia tem de longe o maior número de tanques de guerra do mundo, ao todo são 21 mil. Contudo, a maioria deles é muito antiga muitas e datam dos períodos das duas guerras mundiais.

20. A Sibéria produz a maior parte do oxigênio do mundo

A Sibéria é o lar de aproximadamente 25% das florestas do mundo, que abrangem uma área maior do que a dos Estados Unidos continental, tornando a Rússia o maior conversor de gás carbônico (CO2) em compostos respiráveis.

Fontes: Blasting News, Brasil Escola, Mega Curioso

Então, gostou de conhecer todas essas fascinantes curiosidades sobre a geografia? Pois, leia a seguir: Curiosidades biológicas: 35 fatos interessantes da Biologia

Próxima página »

Escolhidas para você