Curiosidades

De quem é o Mãozinha que aparece em ‘Wandinha’?

A Família Addams está de volta com 'Wandinha', a série que está fazendo sucesso na Netflix, trazendo entre seus personagens o famoso Mãozinha.

O Mãozinha é um personagem da Família Addams que não faz parte do núcleo familiar, tecnicamente. Contudo, ele é um membro importante na produção de Tim Burton que chegou a Netflix, “Wandinha”.

Em suma, Mãozinha é uma mão humana com vida própria que se comunica com os Addams através de sinais. Ele serve como uma espécie de empregado para eles, ao lado de Tropeço que é o mordomo da família, que se parece muito com o monstro de Frankenstein.

Saiba mais sobre esse curioso personagem a seguir.

Quem é o Mãozinha?

De quem é o Mãozinha que aparece em 'Wandinha'?
Victor Dorobantu é o ator por trás de Mãozinha em ‘Wandinha’ | Netflix

A interpretação impecável de Jenna Ortega como ‘Wandinha’ aliada à característica estética do lendário diretor Tim Burton tem sido a combinação perfeita para a produção se colocar no topo da Netflix.

Além disso, se há algo que tem chamado a atenção na série é o papel mítico de Mãozinha, a fiel serva da família em forma de mão que agora acompanha a protagonista durante sua estada na Escola Nunca Mais. E é que apesar de ter apenas uma mão, o personagem conseguiu cativar os seguidores da série, tornando-se um dos papéis mais queridos pelos fãs.

Porém, o que não se esperava é que o Mãozinha fosse interpretado por uma pessoa real. Algo que tem chamado a atenção porque se esperava que o personagem fosse feito com realidade virtual.

Continua após a publicidade

Assim, em ‘Wandinha’ de Tim Burton, o ator Victor Dorobantu é o intérprete por trás de Mãozinha. Em imagens divulgadas pela Netflix, Dorobantu aparece vestido da cabeça aos pés com um terno azul. Com efeito, o restante de seu corpo é removido posteriormente na pós-produção, deixando apenas sua mão direita visível.

Além disso, nas fotos compartilhadas pela conta do Twitter da Netflix e pelo próprio Instagram do ator, podemos ver o trabalho sofrido pelo intérprete tendo que fazer seu trabalho em posições desconfortáveis, rastejando no chão ou até mesmo deitado no carrinho que acompanha a câmera.

Origem do Mãozinha

O Mãozinha faz parte do elenco da Família Addams desde que ela nasceu em 1964 como uma sitcom de terror e humor negro. Ela durou dois anos e foi baseada em um cartoon de Charles Addams publicado no The New Yorker. Mais tarde teve várias adaptações animadas e em 1991 chegou ao cinema com um filme que popularizou ainda mais seus personagens arrepiantes.

Atualmente, o personagem faz sucesso em ‘Wandinha’. Esta é uma série de oito episódios dedicada à filha dos Addams, do gênero mistério com tons investigativos e sobrenaturais. A aluna estuda na Academia Nunca Mais e tenta conter seus poderes paranormais com grande dificuldade, mas ao mesmo tempo também busca impedir uma onda monstruosa de assassinatos que aterrorizam a comunidade local e resolver o mistério que envolveu seus pais 25 anos antes.

Atores que já interpretaram o personagem

Na série de televisão dos anos 1960, o Mãozinha era interpretado por Ted Cassidy, que também interpretou o lúgubre mordomo Tropeço. Os dois personagens ocasionalmente apareciam na mesma cena.

Com efeito, o Mãozinha geralmente saía de várias caixas, uma em cada cômodo da mansão Addams, bem como da caixa de correio do lado de fora. Ocasionalmente, surgia por trás de uma cortina, dentro de um vaso de flores, do cofre da família ou de qualquer outro lugar.

Nos filmes posteriores, graças aos avanços nos efeitos especiais, o Mãozinha (interpretado pela mão de Christopher Hart) consegue emergir e correr na ponta dos dedos, como uma aranha.

Já na série de 1998, o Mãozinha foi interpretado pelas mãos do ator canadense Steven Fox. Sua caixa clássica só aparece em um episódio da série; em outros é revelado que ele mora em um armário que foi modificado como sua própria “casa dentro de uma casa”.

No musical, o Mãozinha só aparece no começo, quando abre a cortina. Por fim, quando a série de TV foi dublada para o alemão na Europa, o Mãozinha era conhecido como “Gizmo”.

Fontes: Legião de Heróis, Streaming Brasil

Leia também:

Por que o nome da Wandinha Addams é Wednesday no original?

30 filmes que dão medo mas não são de terror

Cemitérios assustadores: conheça esses 15 locais aterrorizantes

25 filmes de Halloween para quem não curte terror

Slasher: conheça melhor esse subgênero do terror

16 livros de terror para o Halloween

Conheça 12 lendas urbanas aterrorizantes do Japão

Besta de Gévaudan: o monstro que aterrorizou a França do século XVIII

Próxima página »

Escolhidas para você