Curiosidades

13 teorias da conspiração chocantes sobre desenhos animados

Teorias da conspiração fazem parte do universo do entretenimento, por isso, os desenhos animados não ficam de fora delas. Quer conhecer algumas? Confira!

As teorias da conspiração de desenhos animados, assim como de outras produções artísticas, nada mais são do que uma tentativa de explicar coisas que não têm explicação ou, até mesmo, acreditar que há toda uma trama secreta por trás com alguns objetivos secretos.

É claro que, na maior parte das vezes, são especulações bem absurdas que servem para causar e chamar a atenção do público, mas também podem ser coincidências inocentes que acabam virando teorias mirabolantes que podem envolver até seres de outro mundo. Pensa!

Algumas das conspirações mais conhecidas no universo dos desenhos animados são as que envolvem “A caverna do Dragão”, que muitos creem que se passa no purgatório; “Aladim”, que é alvo de até mais de uma teoria, entre outros exemplos que veremos a seguir.

Confira a matéria e conheça muitas teorias da conspiração sobre desenhos animados.

Continua após a publicidade

Teorias da conspiração bizarras sobre desenhos animados

1. Os Smurfs e a suposta ligação com o nazismo

As aventuras dos smurfs serão exibidas todo sábado -  (crédito: Divulgação/Nickelodeon)
Imagem: Divulgação

Já vamos iniciar nossa lista com essa teoria da conspiração pra lá de controversa.

Muita gente morre de amores pelos Smurfs, mas, segundo algumas teorias da conspiração envolvendo desenhos animados, a origem oculta da animação não é nada fofa. Isso porque há quem veja nos Smurfs significados simbólicos do nazismo.

Os chapéus das criaturinhas azuis, por exemplo, são brancos e usados por todos, menos pelo líder, que usa um chapéu vermelho. Esse esquema, aliás, é parecido com o do grupo Ku Klux Klan, uma organização racista secreta que nasceu no final do século XIX nos Estados Unidos.

Outro sinal estranho que muita gente nota nos Smurfs são as características físicas de Gargamel e do gato do feiticeiro-vilão, cujo nome é Azrael, nome também dado ao anjo da morte, segundo a tradição judaica.

Continua após a publicidade

2. O Smurfs e as drogas

Os Smurfs (Divulgação)
Imagem: Divulgação

Mais uma teoria envolvendo os personagens azuis e não menos pesada que a anterior, porém, muito mais difundida.

De acordo com essa conspiração, as narrativas do desenho se passariam na cabeça de Gargamel e seriam alucinações resultantes das ‘viagens’ dele ao tomar chá de cogumelos. Para os que creem em tal teoria, inclusive relacionam as casinhas dos Smurfs, em formato de cogumelo, com a droga em questão.

Além disso, os conspiradores ainda ‘comprovam’ a tese com o fato de que Gargamel criou a Smurfete. Será que isso tudo tem algum sentido?

3. Ursinhos Carinhosos e a relação com vudu

Surgem novas especulações sobre um dos ursinhos carinhosos ser trans, entenda
Imagem: Reprodução

A fofura dos Ursinhos Carinhosos não foi suficiente para os afastarem de teorias, no mínimo, macabras.

Continua após a publicidade

O nome da animação, em inglês, é Care Bears e, segundo a teoria, teria ligação direta coma palavra ‘Carrefour’, que, na verdade, se trata de um distrito de Porto Príncipe, no Haiti, também conhecido como o centro mundial do vudu. Além disso, a tradução da palavra para o português é ‘encruzilhada’, o que já diz muito, né?

Sendo assim, os fofinhos Ursinhos Carinhosos seriam uma forma de atrair as crianças para as práticas do vudu. Essa teoria, segundo quem acredita nela, é comprovada pelo fato de os Ursinhos fazerem amizade só com crianças, sem contar que os símbolos que eles têm na barriga são muito parecido com símbolos vudus.

4. Pato Donald tem transtorno de estresse pós-traumático

Teorias da conspiração de desenhos animados
Imagem: Reprodução

O Pato Donald é um personagem bem controverso por si só. Isso devido ao fato de que, com o passar do tempo, ele foi mudando de comportamento e de personalidade. Além das frequentes acusações de racismo, teorias da conspiração envolvendo desenhos animados também apontam que o Pato Donald não bate muito bem da cabeça.

Quem acredita nisso, alega que o personagem sofre de transtorno de stress pós-traumático, devido ao tempo em que serviu na Segunda Guerra Mundial. Depois disso, Pato Donald passou a ter dificuldade de interação social, resistência ao falar sobre seus dias de guerra e até alguns casos de flashback.

Continua após a publicidade

Como comprovação, essa teoria faz uma comparação entre a personalidade do personagem quando ele foi criado e depois da guerra e a diferença é realmente gritante. Inclusive há dois quadrinhos contando a mesma história, um publicado em 1938, com o Pato Donald bem mais calmo, enquanto na edição de 1945, o personagem se mostra explosivo e até perseguindo seus sobrinhos ameaçando-os de morte.

Mais algumas teorias da conspiração sobre desenhos animados

5. Aladim e a identidade do gênio

4

Sabe aquele vendedor no começo de Aladim, que tenta vender a lâmpada mágica? Há teorias da conspiração que apontam esse vendedor e o gênio da lâmpada como a mesma pessoa. Uma prova disso, para quem acredita na teoria, é de que os dos personagens, na versão em inglês, são dublados pelo ator Robin Williams.

Além disso, as cores usadas pelos dois, bem como a barbicha e as sobrancelhas dos personagens são praticamente idênticas. Mas, o detalhe mais importantes ainda está por vir: os dois são os únicos personagens do filme que têm apenas 4 dedos nas mãos.

Continua após a publicidade

6. Aladim em um cenário do futuro

Teorias da conspiração de desenhos animados: Aladim
Imagem: Reprodução

Vamos para mais uma teoria da conspiração envolvendo o desenho de Aladim. Essa teoria afirma que o enredo de toda a narrativa não teria se passado em um mundo mágico, ou mesmo, em tempos remotos. Quem acredita nessa teoria diz que a história se passa no futuro.

Como comprovação, tem a fala do gênio em um dos episódios do desenho apontando a roupa de Aladim como própria do século III. E, pelo fato de o gênio ter ficado preso na lâmpada por 10 mil anos, ele não deveria saber sobre essa roupa, se não estivesse fora da lâmpada em tal momento.

Por isso, a teoria diz que a história se passa em meados do ano 10300 e os objetos mágicos são, na realidade, fruto de tecnologia.

7. Padrinhos Mágicos e os antidepressivos

Teorias da conspiração de desenhos animados: Padrinhos Mágicos
Imagem: Reprodução

Algumas teorias da conspiração envolvendo desenhos animados apontam os Padrinhos Mágicos como metáforas para antidepressivos, como o Zoloft e Fluoxetina. Isso seria porque os padrinhos estão sempre com um sorriso bobo na cara, com boa disposição e estão dispostos a ajudar a resolver problemas.

Continua após a publicidade

Além disso, eles entram em ação somente até que a ajuda deles não seja mais necessária, já que a ajuda dos Padrinhos Mágicos, em excesso, acarreta sérios “efeitos colaterais”.

8. O laboratório de Dexter e sua genial imaginação

O Laboratório de Dexter teve episódio banido por uso de palavrões; confira
Imagem: Reprodução

A teoria da conspiração que envolve o desenho diz que o laboratório do personagem, na verdade, não passa de imaginação. Para os que acreditam nisso, o fato é comprovado a partir da falta de socialização do protagonista e, por isso, ele se baseou muito em sua imaginação. O mesmo ocorria com seus rivais.

9. Coragem, o cão covarde, e sua interpretação do mundo

Desenho Coragem, o Cão Covarde
Imagem: Reprodução

Essa é uma outra teoria da conspiração que se baseia na imaginação do personagem principal que, aqui, se trata de um cachorro. Conforme a conspiração, os monstros que aterrorizam o cãozinho não seriam seres horríveis, mas sim pessoas normais.

Como comprovação dessa teoria, acredita-se que, pelo fato de o cachorro não sair para passear com frequência, ele não conhece outras pessoas e, inclusive, acredita que mora no meio do nada, o que também não seria verdade. Até que faz sentido, né?

Continua após a publicidade

Outras teorias da conspiração sobre desenhos animados

10. Os Anjinhos são imaginação da Angélica

Teorias da conspiração de desenhos animados: Rugrats, os anjinhos
Imagem: Reprodução

E vamos de mais uma teoria que envolve a criatividade e a imaginação. Essa conspiração alega que as crianças do desenho não existam de verdade, apenas a Angélica, e os demais seriam fruto da imaginação da garotinha negligenciada pelos pais extremamente ocupados. No entanto, a teoria não para por aqui.

Ainda há quem acredita que Chuckie e sua mãe teriam morrido, o que fez com que o pai dele ficasse frequentemente nervoso. Já Tommy teria morrido ainda durante a gravidez e, em virtude disso, o pai dele faz tantos brinquedos no porão para o filho que não veio ao mundo.

Além disso, os gêmeos DeVilles, segundo a teoria, teriam sido abortados e, por não saber o sexo das crianças, Angélica imaginou um menino e uma menina.

11. Mundo pós-apocalíptico de Hora de Aventura

Teorias da conspiração de desenhos animados: Hora de Aventura
Imagem: Reprodução

Até que a teoria da conspiração relacionada com o desenho Hora de Aventura não é das mais inacreditáveis não. Ela diz que a grande Guerra dos Cogumelos seria uma guerra nuclear que devastou a vida na Terra e deu origem ao mundo de Ooo.

Continua após a publicidade

Devido à radiação das bombas nucleares, muitos seres sofreram mutações genéticas e, assim, nasceram as criaturas esquisitas do mundo de Ooo. Até que não é tão absurdo, não é?

12. A clássica teoria da conspiração sobre o desenho A Caverna do Dragão

Imagem: Reprodução

Sem dúvida, essa é uma das teorias da conspiração sobre desenhos animados mais conhecidas. De acordo com quem acredita nela, as crianças sofreram um acidente na montanha-russa e, dessa forma, eles foram parar no Reino da Caverna do Dragão que, na realidade, é o purgatório. Além disso, acredita-se que o Mestre dos Magos e o Vingador eram a mesma pessoa. Será?

13. O coma em Pokémon: teoria da conspiração sobre desenho pouco conhecida

Teorias da conspiração de desenhos animados: Pokémon
Imagem: Reprodução

Um fato frequentemente comentado sobre Pokémon é que Ash, o personagem principal, nunca envelhece, mesmo que se passe muito tempo, diversos torneios e tudo mais. Levando isso em consideração, a teoria da conspiração de Pokémon sugere que o protagonista está em coma e tudo o que vemos não passa da imaginação dele.

O interessante é que essa teoria poderia explicar o porquê de todas as enfermeiras e as policiais serem iguais, pois seria em razão de ele só conhecer a enfermeira que cuida dele e a policial que o socorreu. Interessante, né?

Continua após a publicidade

Leia também:

Fontes: Legião dos heróis, Fatos desconhecidos.

Próxima página »

Escolhidas para você