Começamos com a tartaruga gigante da Ilha Pinta. O último exemplar de sua espécie, Lonesome George morreu num centro de pesquisa. Sua idade exata não é conhecida, mas ele foi estimado em mais de 100 anos.
1
Esta espécie foi declarada extinta em 2006, mas um vídeo do que parecia ser um golfinho baiji foi feito em 2007. Assim, a espécie é considerada “funcionalmente extinta”, ou seja, se houver apenas umas poucas criaturas vivas, nenhuma nova nascerá.
2
Uma subespécie do rinoceronte-negro, o rinoceronte-negro-ocidental foi vítima de caça furtiva desenfreada, mesmo depois que as proteções foram emitidas na década de 1930. Ele foi oficialmente declarado extinto em 2011.
3
Embora o último visto vivo tenha sido em 1952, não foi até 2008 que a foca-monge do Caribe foi declarada extinta. Essas focas foram caçadas extensivamente durante os anos 1700 e 1800 por sua gordura, que era usada como óleo para lâmpadas e máquinas.
4
Essas aves marinhas viviam nas Ilhas Canárias, e morreram devido ao esgotamento de sua fonte de alimento de marisco devido à pesca comercial. Em 1994, foi oficialmente declarado extinto e hoje há apenas 4 espécimes de pássaros empalhados em museus.
5
Após a perda de seu habitat, o último avistamento definitivo foi na década de 1940. Desde então, tem havido vários relatos de avistamentos, mas apesar de algumas pistas promissoras, o pássaro ainda permanece oficialmente extinto.
6
O pato-real ou pato de Oustalet vivia em três pequenas ilhas do Pacífico. Contudo, a perda de habitat devido à drenagem dos pântanos e os danos às ilhas durante a Segunda Guerra Mundial levaram a extinção deste pato. O último par de patos foi visto na natureza em 1979.
7
Nativa da costa leste da Flórida, esta espécie morreu devido à esterilização com pesticidas e seu habitat foi tomado para uso do Centro Espacial Kennedy. A última ave conhecida morreu em 1987 e foi declarada extinta em 1990.
8
O urso pardo mexicano é uma subespécie do urso pardo. Essa espécie foi caçada até a extinção por fazendeiros porque os ursos matariam seu gado. Apenas 30 foram deixados em 1960, mas em 1964 foi considerado extinto.
9
A perda de habitat devido à agricultura foi o principal assassino para esta subespécie distinta de tigre que vivia na ilha indonésia de Java. A última área onde viveram foi na montanha mais alta de Java.
10