Curiosidades

Quais são os 9 círculos do inferno de Dante?

Os 9 círculos do Inferno foram criados por Dante em sua obra "A Divina Comédia". Quer saber como é cada um deles? Confira nosso texto!

Os 9 círculos do Inferno é uma criação do poeta italiano Dante Alighieri em sua obra “A Divina Comédia”. Dentro dessa primeira parte do poema épico, o narrador, junto com Virgílio, percorre toda a extensão do Inferno, cujos círculos representam os pecados cometidos, sendo o primeiro deles o menos terrível e o último o pior de todos.

Os círculos do Inferno são:

  1. Limbo;
  2. Vale dos Ventos;
  3. Lago da Lama;
  4. Colinas de Rocha;
  5. Rio Estige;
  6. Cemitério de Fogo;
  7. Vale do Flegetonte;
  8. Malebolge;
  9. Lago Cócite.

O Inferno é o segmento inicial do poema épico de Dante Alighieri e seguido pelo Purgatório e pelo Paraíso. Em suma, o Inferno é o local para os pecadores foram designados para receber punição.

Com efeito, a obra trata da aventura de Dante numa viagem por cada um dos 9 círculos do Inferno na tentativa de salvar a alma da mulher que ama, Beatriz. Saiba mais sobre cada um dos círculos a seguir.

Quais são os 9 círculos do Inferno de Dante?

Quais são os 9 círculos do inferno de Dante?

Cada um dos 9 círculos do Inferno representa um pecado diferente, cada um com seu próprio grau de transgressão. Assim, a punição, que é relevante para cada pecado, é infligida no círculo correspondente.

Continua após a publicidade

Conforme Dante viaja por cada círculo, ele encontra figuras notáveis ​​da história que foram culpadas de pecado. Dante observa que à medida que os círculos descem, eles se tornam cada vez menores e mais hostis.

1. Primeiro Círculo do Inferno: Limbo

O Limbo é o primeiro do 9 círculos do Inferno de Dante. Nele, estão os não cristãos prudentes e agnósticos não batizados, que recebem punição eterna em um tipo de Paraíso de segunda classe.

Além disso, eles moram em uma mansão com sete entradas que simbolizam as sete éticas. Nesse local, Dante encontra com várias figuras notáveis, por exemplo, Homero, Sócrates, Aristóteles, Cícero, Hipócrates e Júlio César.

2. Segundo Círculo: Vale dos Ventos

Quais são os 9 círculos do inferno de Dante?

O segundo círculo do Inferno abriga aqueles que se entregaram à luxúria, bem como aqueles que cometeram adultério. Na vida, essas pessoas sucumbiram a esses sentimentos e, no Inferno, suas almas recebem golpes em meio a ventos fortes que simbolizam sua luxúria furiosa.

Continua após a publicidade

Aliás, no segundo círculo do Inferno, Dante encontra a Rainha do Egito, Cleópatra, que permitiu que seu caso voluptuoso com Marco Antônio se intensificasse a ponto de resultar na conquista do Egito por Roma.

3. Terceiro Círculo do Inferno: Lago da Lama

No terceiro círculo do Inferno, estão as almas dos que cometeram o pecado da gula ou se entregavam a comida ou bebida excessivamente. Lá, as almas se encontram em constantes tempestades de chuva e neve.

Ciacco, uma nobre italiana, reside no terceiro círculo do Inferno e informa a Dante que esse círculo guarda a alma de um grande número de políticos.

Além disso, o terceiro círculo é guardado pelo cão de três cabeças Cérbero, uma representação simbólica do excesso de indulgência cometido pelos glutões. Assim, Cérbero impede que as almas saiam de lá.

4. Quarto Círculo: Colinas de Rocha

Continua após a publicidade

Os pecadores avarentos ou gananciosos residem no quarto círculo do Inferno. Em vida, essas pessoas acumulavam dinheiro, gastavam quantias excessivas ou eram altamente materialistas. Cada um deles se esforçou para manter o máximo de riqueza material possível.

No Inferno, eles devem empurrar grandes massas de peso: aqueles que eram avarentos empurram em direção oposta dos que desperdiçaram, colidindo a carga.

5. Quinto Círculo do Inferno: Rio Estige

A raiva intensa ou cólera é punida no quinto círculo do Inferno. Em suma, existem dois tipos de almas no quinto círculo: as que se irritam com facilidade ou violência e as que ficam mal-humoradas na vida.

Assim, aqueles que cederam à sua raiva são punidos por estarem em uma batalha física constante entre si, que ocorre na superfície do Rio Estige. Aqueles que estavam taciturnos são parcialmente enterrados na lama, onde engasgam com sua raiva por toda a eternidade.

Aliás, é neste círculo que Dante encontra seu inimigo político da vida real, Filippo Argenti, que é mais tarde dilacerado por outras almas do quinto círculo.

Continua após a publicidade

6. Sexto Círculo: Cemitério de Fogo

Quais são os 9 círculos do inferno de Dante?

O sexto círculo do Inferno abriga as almas dos que cometeram heresia, ou seja, quem tinha crenças contrárias àquelas que os sacerdotes ensinam por teologias ortodoxas, como o cristianismo. Portanto, as almas no sexto círculo do Inferno de Dante não eram católicos fiéis.

Assim, a punição delas é passar a eternidade dentro de tumbas envoltas em chamas. Como essas almas não seguiram o caminho da vida eterna, elas estão presas para sempre. Ademais, quanto mais severa for a heresia da pessoa, mais ardentes serão as chamas.

7. Sétimo Círculo do Inferno: Vale do Flegetonte

Quais são os 9 círculos do inferno de Dante?

Almas violentas padecem no sétimo círculo do Inferno junto com os centauros. Essas almas se dividem em três grupos:

  • Aqueles que cometeram violência contra outras pessoas por meio de assassinato, espancamento ou destruição de propriedade;
  • Aqueles que cometeram violência contra si próprios;
  • E, por fim, aqueles que foram violentos contra Deus por serem blasfemos por agir ou falar de uma forma que é ofensiva a Deus.

Cada tipo de violência tem seu próprio anel dentro do sétimo círculo. As almas que foram violentas com os outros ficam submersas em sangue fervente.

Continua após a publicidade

Pessoas que machucam a si mesmas são bicadas por mulheres-pássaros chamadas harpias ou atacadas por cães. E por fim, aqueles que cometeram atos violentos contra Deus se contorcem em areia e chuva escaldantes. Aliás, neste último anel, toda a paisagem retrata o fim trágico de Sodoma e Gomorra.

8. Oitavo Círculo: Malebolge

Quais são os 9 círculos do inferno de Dante?

Diferentes tipos de fraudadores recebem sua punição no oitavo círculo do Inferno, onde vive o gigante Gerião, que Virgílio invoca para carregar a si mesmo e a Dante até as profundezas.

Esse círculo contém 10 bolgias, onde muitas almas sofrem os castigos mais díspares, como:

  • rufiões, que são perseguidos por demônios,
  • simonistas (aqueles que venderam as coisas de Deus), que são presos de cabeça para baixo em fossos, enquanto seus pés são queimados,
  • hipócritas, conselheiros de fraude, como Ulisses e Diomedes, que estão presos em línguas de fogo, entre outros.

9. Nono Círculo do Inferno: Lago Cócite

Dante mencionou o Nono Círculo do Inferno como “Coccidius”, que é um lago congelado. Nele, também está o centro do Inferno, onde Satanás reside. Lá, eles congelam as almas na morte do lago, dependendo do tipo e do grau de seus pecados.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, eles enterraram mais profundamente as almas que cometeram um crime ou pecado mais grave. Ademais, Dante dividiu o nono círculo do Inferno em 4 anéis distintos:

  • Caina: lugar onde os assassinos de seus parentes ficam presos no gelo, com o rosto voltado para baixo.
  • Antenora: o lugar onde os traidores de seus países ficam presos no gelo com o rosto voltado para cima.
  • Tolomea: o lugar onde os traidores de seus anfitriões recebem punição com lágrimas congeladas para não desabafar.
  • Giudecca: o lugar onde os traidores de benfeitores ficam completamente presos no gelo.

No fundo, punido pelo próprio Lúcifer, podemos encontrar as almas de Judas, que traiu Jesus, e de Bruto e Cássio, que traíram César e estão perpetuamente mutilados.

Além disso, o corpo do anjo caído representa a única saída do Inferno, de fato Dante e Virgílio o escalarão para ver o céu e as estrelas e a montanha do Purgatório.

Como é o Purgatório?

Depois de saírem do Inferno, Dante e Virgílio se direcionam para o Purgatório que, segundo o narrador, é uma enorme montanha que se formou após a queda de Lúcifer, no topo da qual está o Éden, onde residem as almas dos Abençoados.

O Purgatório possui uma estrutura de 7 anéis em que as almas que ainda não estão prontas para subir ao Paraíso se purificam de seus pecados relacionados aos 7 vícios capitais, sempre de acordo com a lei da retaliação.

Continua após a publicidade

Assim, após cumprirem a pena, a alma é imersa em dois rios: o Letè, que elimina a memória do pecado, e o Eunoè, que restaura a memória das boas ações praticadas. Nesse ponto, a alma pode acessar o Éden.

Como é o Paraíso?

Quais são os 9 círculos do inferno de Dante?

Após passarem pelo Purgatório, os personagens se encaminham, finalmente, ao Paraíso que, conforme Dante, é um mundo etéreo também composto por 9 círculos, onde Virgílio não pode entrar. No entanto, Dante é escoltado por Beatriz, seu amor platônico, cujo sorriso se torna cada vez mais brilhante à medida que eles se aproximam da Santíssima Trindade.

No entanto, Dante escreve que não é possível detalhar o que ele vê quando está diante de Deus. Pois o que ele vê vai além da imaginação humana, mas ele percebe que o amor é o mecanismo que move o mundo e que a vida humana está em perfeita sintonia com o movimento circular divino.

Leia também:

Fontes: La Parola, Artrianon.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você