Estudos mostram que as pessoas comem mais quando suas refeições têm mais acompanhamentos do que quando elas são restritas a um só alimento. Dessa maneira, é mais fácil um cliente ser atraído por um combo, com uma pequena diferença no preço; que por um só sanduíche, sem refrigerante incluso, por exemplo.
Aromas falsos fazem você pensar que está com fome. Sabe aquele cheirinho de sanduíche ou o aroma de pretzel, marca registrada dos shoppings? Pois é, aquilo não acontece por acaso e também não se trata de um cheiro natural… o pior de tudo é que funciona, não é mesmo?
As redes de fast food alteram o significado de palavras básicas, como “Grande”. E, claro, fazem parecer que você é muito bobo por não querer a porção maior por apenas alguns centavos a mais…
… e sabem que fazer as pessoas verem comidas, aparentemente gordurosas e muito saborosas, pode “estimular o consumo não planejado”. Essa, aliás, é uma ótima “arma” do Marketing, que faz você sentir fome, mesmo sem estar precisando do alimentos naquele momento.
Não que as pessoas parem para pensar nisso, mas o queijo deixa tudo mais apetitoso, certo? Bom, isso não acontece por acaso. Além de deixar o paladar em estado de felicidade profunda, as empresas da fast food têm uma verdadeira parceria comercial com a indústria de laticínios.
E isso, claro, dá uma facilidade imensa na hora do transporte, já que atualmente os carros são ótimos lugares para fazer uma “boquinha”.
Elas são feitas para estimular o consumo rápido. Esse é outro detalhe que a gente nunca percebe, mas tudo em lanchonetes focadas em fast food é feito para que as pessoas comam rápido e abram espaço para outros clientes. A cor vermelha, por exemplo; a iluminação brilhante, o barulho, os cheiros variados e assim por diante.
Sabe quando você pede uma saladinha na lanchonete, para não pesar a consciência com um belo sanduba? Pois é, não adianta nada! Nesses lugares, as saladas são ricas em sódio, em açúcar e, claro, em gordura, com seus mais variados tipos de molhos e “azeites”.
Como somos preguiçosos (sim, todo mundo é, não adianta fazer essa careta!), quando mais fácil se torna nosso acesso à comida, mais propensos estamos à consumi-la. Os “drive-tru”, por exemplo, fazem com que as pessoas nem precisem sair de seus carros para pegar o almoço ou o jantar.
Quais são os hábitos que a maioria de nós leva para o resto da vida? Os hábitos que adquirimos na infância. É por isso que tantas propagandas e campanhas publicitárias das redes de fast food são voltadas às crianças. Afinal, nada melhor que fidelizar a clientela, não é mesmo?