O Alasca é o maior estado dos Estados Unidos em área. Além disso, é quarto estado menos populoso do país. Com relação à sua localização, o Alasca faz fronteira com o Oceano Ártico ao norte, a Colúmbia Britânica a leste e a Rússia a sudoeste.
Cerca de metade dos habitantes do Alasca vive na área metropolitana de Anchorage. Apesar de sua baixa densidade demográfica, o estado é rico em recursos naturais, incluindo petróleo e gás natural. Assim, esses dois recursos gerem a economia do Alasca.
Veja alguns atrativos e curiosidades incríveis sobre o Alasca, a seguir.
Principais atrativos do Alasca
1. Parque Nacional Denali
O Parque Nacional Denali está entre um dos maiores parques nacionais dos Estados Unidos. Desse modo, os exploradores o chamam com o nome de Monte Mckinley. Em suma, este parque reúne grandes vales fluviais, altas cordilheiras alpinas, tundras mágicas e belezas naturais magníficas.
2. Luzes do Norte
Certamente a maioria dos turistas tendem a visitar o Alasca para ver as luzes do norte. Aliás, o Alasca é o único lugar em todos os Estados Unidos onde você pode ver a aurora boreal todos os dias.
3. Parque Nacional da Baía Glacier
O Alasca é famoso por seus cruzeiros Inside Passage, e para muitos visitantes que passam pelo Parque Nacional Glacier Bay, listado pela UNESCO, é o ponto alto da viagem.
Com efeito, lá é possível ver a Geleira Margerie enquanto despeja icebergs de 100 toneladas na água da maré com suas orcas, leões marinhos, bem como focas e outros animais marinhos brincando nas águas cristalinas ao seu redor.
4. Parque Nacional e Reserva de Katmai
O Parque Nacional de Katmai e Brooks Falls, precisamente, é a área de observação de ursos mais famosa do Alasca. Sem conexão com qualquer cidade pela estrada, o parque – também famoso por suas possibilidades de pesca, caminhadas, rafting e canoagem – é mais comumente acessado por hidroavião.
5. Ketchikan
É conhecida como a capital mundial do salmão, mas a cidade mais ao sul do Alasca, Ketchikan, também é uma atração à parte. Protegida pelas encostas exuberantes e arborizadas de Deer Mountain, a pitoresca Ketchikan abraça a costa da Ilha Revillagigedo.
Ademais, a pequena vila possui muitas empresas localizadas em bangalôs sobre a água e acessadas por passarelas suspensas. Por fim, as artes nativas Haida, Tlingit e Tsimshian são visíveis em todos os lugares da cidade aumentando seu apelo cultural.
Curiosidades sobre o Alasca que você precisa saber
1. Em primeiro lugar, abrindo da lista de curiosidades sobre o Alasca, está sua descoberta. Ele foi visto pela primeira vez em 1741, quando Vitus Jonassen Bering, um viajante da Dinamarca, o encontrou em uma viagem da Sibéria.
2. Em 1784, caçadores de baleias da Rússia e negociantes de peles na Ilha de Kodiak estabeleceram a colônia mais antiga do Alasca.
3. William H. Seward, o então Secretário de Estado dos Estados Unidos em 1867, fez uma oferta de 7.200.000 de dólares para a Rússia pela compra do Alasca.
4. O Alasca se tornou formalmente um território dos Estados Unidos em 18 de outubro de 1867.
5. A descoberta de ouro por Joe Juneau em 1880 foi um precursor do período da corrida do ouro.
6. O Alasca é o estado mais popular para voar nos Estados Unidos. Assim, um em cada 58 habitantes do Alasca é piloto registrado e um em cada 59 possui um avião.
7. Em 3 de janeiro de 1959, o Alasca foi formalmente declarado como o 49º estado dos EUA.
8. A fonte de receita mais significativa no Alasca é o setor de petróleo e gás natural.
9. O Alasca representa quase um quarto da produção de petróleo nos EUA.
10. O Alasca é tão grande que é 425 vezes maior que o estado de Rhode Island.
Outras curiosidades sobre o Alasca
11. Prudhoe Bay é o maior campo de petróleo do norte dos Estados Unidos e está situado na costa norte do Alasca.
12. O Oleoduto Trans-Alaska é capaz de transportar 88.000 barris de óleo / hora para Valdez ao longo de uma distância de 1.000 km.
13. O setor de frutos do mar e pescados é o maior empregador do setor privado do estado.
14. A maioria dos caranguejos, salmões, arenques e linguados dos Estados Unidos são pescados no Alasca.
15. A expressão nativo do Alasca denota os ocupantes iniciais do estado, como esquimós, aleutas e comunidades indígenas.
16. A flor oficial do estado é a dríade branca, dríade-de-oito-pétalas ou chá-dos-alpes. Aliás, ela foi aprovada pelo Legislativo Territorial em 1917.
17. O pássaro oficial do estado é o salgueiro Ptarmigan. Desse modo, ele foi aceito pelo Legislativo Territorial em 1955.
18. A árvore oficial do estado é o abeto Sitka. Aliás, foi reconhecida pelo Legislativo Territorial em 1962.
19. O esporte oficial do estado é Dog Mushing. Desse modo, ele foi aprovado pela Legislatura do Alasca em 1972.
20. Em 1910, um designer não identificado fez o selo estadual. Em suma, compreende um sol nascente brilhando nas selvas, lagunas, embarcações de navegação e pesca e operações de mineração e agricultura.
21. O slogan do estado é Norte para o Futuro.
22. A pedra preciosa oficial do estado é o jade.
23. O mineral oficial do estado é o ouro. Aliás, o ouro é oficialmente o mineral do estado desde 1968.
24. O inseto oficial do estado é a libélula skimmer de quatro pontos.
Mais fatos sobre o Alasca
25. Bennie Benson, um garoto de 13 anos de Cognac, Alasca, planejou a bandeira do estado em 1926.
26. O Alasca também é famoso pelo nome de Última Fronteira da América.
27. Depois de cada quatro anos, os residentes do Alasca escolhem um governador e um vice-governador por meio de cédulas que continuam por um mandato de quatro anos.
28. A Legislatura do Estado do Alasca consiste em uma Câmara dos Representantes e Senado.
29. Vinte senadores são eleitos para um mandato de quatro anos e quarenta diplomatas são eleitos para um mandato de dois anos.
30. A Constituição do Alasca foi sancionada em 1956 e passou a existir em 1959, quando se tornou o 49º estado dos EUA.
31. Quase 33% do Alasca está situado dentro do Círculo Polar Ártico.
32. No início, a Rodovia do Alasca foi construída como uma forma de abastecimento do exército durante a Segunda Guerra Mundial.
33. O estado apresenta a menor densidade populacional do país.
34. Em 1898, a descoberta de ouro na região de Yukon deu início a uma corrida do ouro. Posteriormente, o ouro foi encontrado em Fairbanks e Nome.
35. O Alasca é uma maravilha ambiental. Portanto, se um mapa em escala do estado for colocado no topo de um mapa dos 48 estados inferiores, o estado se estende de costa a costa.
36. O litoral do estado se estende por mais de 10 mil quilômetros.
37. O Alasca é o maior estado dos EUA e tem mais de duas vezes a área do Texas. Aliás, se medido de norte a sul, o comprimento do estado é de cerca de 10 mil quilômetros.
38. Attu, Agattu e Kiska são as únicas regiões do norte dos Estados Unidos que foram capturadas pelas forças japonesas durante a Segunda Guerra Mundial.
Últimas curiosidades sobre o Alasca
39. O recurso natural mais precioso do estado é o petróleo. Portanto, o estado é o lar do maior campo de petróleo do norte dos Estados Unidos.
40. Houve uma erupção vulcânica no Monte Augustine em 1986, que estava perto de Anchorage.
41. O núcleo geográfico do Alasca está localizado 96 quilômetros a noroeste do Monte McKinley.
42. A maior floresta nacional dos EUA é a Floresta Nacional de Tongass.
43. 17 dos 20 picos mais altos dos EUA estão situados no Alasca.
44. O Monte McKinley é o pico mais alto da América do Norte, com uma altitude de 8 km acima do nível do mar. Além disso, encontra-se no centro do Alasca.
45. A maior cidade do estado é Anchorage e a segunda maior é Fairbanks.
46. A maior cordilheira do estado é a Cordilheira do Alasca. Estende-se do Cabo do Alasca à Província de Yukon.
47. A temperatura mais alta de 38 ˚C foi registrada no Alasca em Fort Yukon em 1915. Em contrapartida, em 1971, a temperatura mais baixa de -62˚C foi registrada no Prospect Creek Camp.
48. O cão de trenó malamute do Alasca é fisicamente poderoso e com pelo profundo. Aliás, ele foi criado como uma variedade por uma comunidade esquimó conhecida como Malemiuts.
49. O nome Alasca originou-se do termo esquimó Alakshak, que significa cabo ou vastos territórios.
50. Por fim, o Alasca abriga 222 espécies de vida selvagem, incluindo espécies migratórias e residentes. Aliás, todas essas espécies podem ser vistas no Refúgio da Península do Alasca.
Então, gostou de saber as principais curiosidades sobre o Alasca? Pois, leia também: Piores terremotos do mundo – Abalos mais fortes da história