As melhores raças de cães para apartamento são aquelas que não necessitam de muito espaço. Há algumas raças de cães pequeno que poderiam se adaptar muito bem em um apartamento, uma vez que não ocupam muito espaço.
Além disso, há alguns cachorros que têm um porte um pouco maior e que também se adequam bem a lugares pequenos. Em geral, são os cachorros com personalidade não muito ativa e que não costumam brincar muito.
A lista abaixo ajudará você a encontrar um companheiro canino ideal para dividir e alegrar seu apartamento.
25 melhores raças de cães para apartamento
É de suma importância conhecer as raças que lidam bem com espaços pequenos, para assegurar o bem-estar do animal, pois, caso isso não seja levado em conta, pode causar danos psicológicos aos bichinhos, por exemplo, stress e ansiedade.
Por isso, se você quer um animal adequado para o seu estilo de vida, acompanhe a seguir.
1. Buldogue inglês: cão perfeito para apartamento
Em primeiro lugar, está o buldogue inglês.
Embora eles não fiquem tão pequenos como os das demais raças apresentadas nesta lista, eles são considerados ótimos para apartamento por serem tranquilos, um tanto preguiçosos e adorarem um sofá.
No entanto, se ele não tiver companhia, isso pode gerar bastante ansiedade e, até mesmo, depressão, uma vez que essa é uma raça bastante dependente.
A desvantagem, porém, é que eles têm a saúde delicada, por isso, mantê-los pode ser caro.
2. Pug
Outro que também é bastante tranquilo e carinhoso é o pug. Eles adoram a companhia de seus tutores, aos quais costumam ser muito apegados.
Além disso, essa raça é ideal para apartamento, pois esses cachorros não latem e nem são do tipo muito ativos. Ademais, são sociáveis e calmos.
Mas, assim como os buldogues, os pugs também têm a saúde delicada, especialmente com relação aos problemas respiratórios e de pele.
3. Buldogue francês
Os buldogues franceses, bem menores que os ingleses, também são cães perfeitos para apartamento. Além disso, são lindos e bastante famosos pela aparência e também por serem calmos, gentis e engraçados.
Eles são amáveis, especialmente com crianças, e costumam ser muito dóceis até com outros animais. Ademais, podem ser uma ótima companhia para pessoas calmas e sedentárias.
Contudo, o problema é que, geralmente, eles são um tanto bagunceiros e têm a saúde frágil, em especial, com relação à pele.
4. Spitz Alemão (ou Lulu da Pomerânia)
Peludinhos e pequenos, a grande vantagem desses cachorrinhos é que eles não precisam de tosa. Além disso, são cães muito dóceis e afetuosos, mas também necessitam de atenção e carinho, por isso não gostam de ficar sozinhos.
No entanto, eles precisam de ser adestrados, ou podem ter problemas de socialização e podem ser bastante possessivos com relação aos seus tutores e ao ambiente em que vivem.
5. Shih Tzu: ótimo cão para apartamentos
Eles são um dos mais populares cães para apartamento, já que são dóceis, calmos e bem pequeninos. Isso sem contar a aparência linda deles, né?
Essa raça é bastante independente e, dessa forma, não sofre muito com a solidão. Além disso, não necessitam de muito espaço, já que não são muito agitados.
Entretanto, a única coisa com que o dono não pode se descuidar em relação ao shih tzu é a tosa, que precisa ser periódica.
6. Lhasa Apso
Esta também é considerada uma das melhores raças de cães para apartamento por serem pequenos e tão calmos quanto os shih tzus. Ademais, são cachorros que não possuem muita energia.
Esses cachorros são muito mansos e alegres e gostam muito de brincar com os donos. Mas, como você mesmo pode ver, a tosa é algo frequente na vida desses bichinhos.
7. Chihuahua
Pequeninos e apegados aos tutores, eles são ótimos cães para apartamento. No entanto, essa é uma raça que pode ser bastante ciumenta.
Aliás, é preciso ter “pulso firme” e tratá-lo com liderança e não como gente, como muitos tutores costumam fazer com essa raça.
Além disso, esses cachorrinhos podem chegar aos 20 anos, se bem cuidados. No entanto, é importante ficar atento à saúde deles, pois eles têm predisposição a algumas doenças.
8. Cavalier King Charles Spaniel
Dócil, alegre e bem educado, esses são ótimos companheirinhos para quem vive em apartamento. Além disso, são bastante grudentos com seus tutores e gostam muito de ficar com eles.
Embora, sejam animados, eles não exigem muito mais que caminhadas diárias, já que o lugar favorito deles é o colo dos tutores. Todavia, a desvantagem é que, no Brasil, eles são raros e podem ser bem caros.
9. Yorkshire Terrier
Os yorkshires são bastante populares, devido à sua beleza e personalidade. Por serem pequenos são ideais para quem vive em lugares pequenos e como soltam pouco pelos para os alérgicos.
Isso porque esses bichinhos têm o pelo similar ao cabelo humano e não irrita a pele ou o sistema respiratório de seus tutores.
No entanto, é necessário ter cuidado com a socialização desses animais, pois eles têm muita tendência a latir muito e a destruir as coisas.
10. Maltês: esse cão combina com apartamento
Outro tipo de cachorro ideal para donos alérgicos é o maltês. Ademais, eles também são pequeninos e se dão muito bem em apartamentos.
Além disso, são cãezinhos muito agradáveis e gostam muito de ficar com os tutores, detestando a solidão e podendo ficar ansiosos.
No entanto, é preciso ficar atento, porque eles costumam ter a saúde frágil.
11. Poodle Toy
Essa é uma das raças mais conhecidas e queridas de cachorros em todo o mundo. Eles são engraçadinhos, soltam pouco pelo e, definitivamente, são cães ideais para apartamento.
Os tutores, no entanto, não podem jamais descuidar da tosa. Além disso, é muito importante ressaltar que esses bichinhos costumam latir muito.
Uma informação muito boa é que essa raça vive muito.
12. Bichon Frisé
Eles parecem os poodles, mas são um pouco maiores e também se dão muito bem em apartamentos. No entanto, eles precisam de passeios diários para gastar um pouco de sua energia.
Além disso, esses bichinhos são muito apegados aos seus tutores, por isso gostam muito de ficar com sua família. Ademais, assim como os toys, eles soltam pouquíssimos pelos.
13. Pinscher
Eles são pequeninos e adoram ficar com seus tutores e familiares. Porém, um ponto que merece atenção é que, a despeito do tamanho, eles podem ser agressivos e ciumentos.
Por isso, é muito importante que os tutores cuidem de sua socialização, uma vez que esses cãezinhos podem ser teimosos.
Além disso, é muito aconselhável fazer atividades com os cachorrinhos, pois eles são cheios de energia.
14. Boston Terrier
Eles são divertidos, adoram crianças e amam seus tutores. Embora sejam do tipo de cães para apartamento, eles são bastante agitados e gostam de brincar e de exercícios físicos.
Além disso, esses cachorrinhos são muito fáceis de educar e de socializar. Todavia, um ponto delicado sobre a raça é o fato de sofrerem com complicações respiratórias.
15. Dachshund (Teckel): um cão excelente para apartamentos
Eles adoram brincar e são bastante agitados. Embora vivam tranquilamente em apartamento, a verdade é que eles precisam de passeios frequentes e estímulos mentais.
Além disso, são cachorrinhos que podem sofrer com ansiedade de separação, por isso é bom evitar deixá-los sozinhos.
A desvantagem da raça são os problemas de coluna, que podem fazer os bichinhos sofrerem e podem exigir tratamentos dispendiosos.
16. Cocker Spaniel
Eles são lindos, amáveis e bastante companheiros de seus tutores, uma vez que amam estar com eles. Além disso, têm uma alta resistência física e determinação.
Por serem cães peludos, eles precisam sempre de tosa. No entanto, de forma geral, não costumam dar muito trabalho.
17. Schnauzer
Além de ser uma raça de cães para apartamento, pois não sofrem com o espaço limitado, os schnauzers são bastante inteligentes e companheiros.
A desvantagem é que eles costumam latir demais e isso pode ser um problema em condomínios. No entanto, são muito dóceis, inclusive com crianças, e amam fazer atividades com seus tutores.
18. Chin Japonês
Pequenas raças de cães como o Chin japonês não são adequadas para vida ao ar livre e quintais cercados, tornando-os bons cães de apartamento.
Assim, as qualidades desta raça incluem inteligência e tranquilidade. Ademais, ele também gosta de uma caminhada diária e de brincar bastante.
19. Cão Esquimó Americano
O Cão Esquimó Americano é conhecido como “Eskie” e é membro da família dos Spitz.
Portanto, assim como seus ancestrais, esses cachorros são dóceis e carinhosos com os tutores, sendo uma das raças ideais para quem mora em apartamento.
No entanto, são cães que costumam latir excessivamente, isso pode ser um problema para alguns prédios.
20. Basset Hound: cão que combina com apartamento
Se você quer um companheiro brincalhão e tranquilo, precisa conhecer a raça Basset Hound. Em suma, o Basset é o “paz e amor” das raças e não quer ser inimigo de ninguém.
Então, sua vida no apartamento, sem dúvidas, será muito mais feliz e amigável com ele.
21. Fox Paulistinha
O Fox Paulistinha é 100% brasileiro cheio de energia e é uma excelente raça para conviver em apartamentos. Além disso, ele também adora brincadeiras e passeios ao ar livre.
Ademais, os cães dessa raça gostam muito de passar um tempo com seus tutores e de brincar, já que são bem agitados.
22. Papillon
O Papillon ou Spaniel Anão Continental é um cachorrinho muito esperto, e inclusive está entre os 10 cães mais inteligentes do mundo. Aliás, é um cachorro ideal para apartamentos e, sobretudo, tem uma ótima convivência com toda a família.
Além disso, são cãezinhos muito alegres e apegados aos seus tutores.
23. Beagle
O Beagle é um grande companheiro e também é cheio de energia. Dessa forma, ele adora brincadeiras com o seu tutor, seja passeando seja correndo atrás de brinquedos. Então, se prepare para grandes maratonas de diversão no seu apê.
Além disso, esses bichinhos são extrovertidos e bem-humorados. No entanto, para evitar problemas de saúde, é importante fazer passeios diários e estímulos físicos.
24. Chinese Crested (cão de crista chinês)
Esse cão é o companheiro perfeito para espaços não tão grandes. Sua personalidade supertranquila, juntamente com seu pequeno tamanho, torna-o ideal para morar em apartamentos.
Além disso, seus poucos pelos não exalam nenhum odor e nem desbotam, dessa forma, é ótimo para tutores alérgicos.
25. Bolonhês: ótimo cão para apartamento
Por fim, temos o bolonhês que é outra variedade do bichon frisé e também considerado tranquilo e paciente.
Assim, ele é um verdadeiro companheiro e vive muito bem em apartamentos. Ou seja, sua personalidade é garantia de que você terá um melhor amigo para a vida.
O que considerar para escolher um cachorro para apartamento?
É muito importante ter em mente alguns aspectos para escolher a melhor opção de cachorro para ser seu bichinho de estimação em um apartamento, por exemplo:
- Crianças pequenas na família;
- Membros da família com alergia a pelos;
- Tempo disponível para estar com seu cachorro;
- Tendência do cãozinho para latir;
- O estilo de vida da família;
- Cuidados demandados pela raça;
- Tamanho do animal compatível ao espaço disponível.
Para poder adotar um cãozinho, é importante também calcular os custos que ele vai gerar e se é coerente com a renda da família. Criar um cachorro gera muitas despesas e requer responsabilidade.
Leia também:
- Cachorro sente frio? Descubra se é verdade ou mentira
- 7 raças de cachorros que foram extintas e não existem mais
- Cachorro pode comer osso? Descubra quais são os perigos!
- Por que os cachorros viram a cabeça ao ouvir humanos?
- Cachorro tremendo: 13 problemas que podem causar tremores
- Nomes para cachorro fêmea: centenas de sugestões para você se inspirar
Fonte: Portal do Dog, Pet Anjo, Maiores e melhores.
2 comentários em “TOP 25 melhores raças de cachorro para apartamento pequeno”