Ciência & Tecnologia

Sistema Solar: quais são seus 8 planetas e como eles são?

São oito planetas do sistema solar e cada um possui suas particularidades, porém, uma coisa os une: a estrela central do sistema, o sol.

Os planetas do Sistema Solar são astros que, de fato, circundam o Sol e que não emitem calor nem luz próprios. Além disso, todos eles estão na chamada Via Láctea, a galáxia à qual a Terra faz parte.

O Sistema Solar, por sua vez, consiste em uma estrutura astronômica constituída por diversos corpos celestes, como asteroides, satélites naturais, meteoroides e cometas.

Assim, em ordem, são estes os 8 planetas do Sistema Solar:

  • Mercúrio,
  • Vênus,
  • Terra,
  • Marte,
  • Júpiter,
  • Saturno,
  • Urano,
  • Netuno.

Aliás, é importante ressaltar que, há até pouco tempo, Plutão também fazia parte desse rol, no entanto, ele passou a ser classificado como planeta anão.

Continua após a publicidade

Resumo sobre o Sistema Solar

  • Conforme cientistas, o Sistema Solar originou-se a partir de um colapso de uma grande nuvem constituída por corpos celestes.
  • Hoje em dia, se considera que o Sistema Solar seja composto por 8 planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
  • Há pouco tempo, além desses 8 planetas, existia também Plutão, entretanto, atualmente, ele está rebaixado a um planeta anão.
  • Os planetas mais próximos do Sol, conhecidos como planetas rochosos, têm sua estrutura formada, principalmente, por rochas.
  • Os planetas mais distantes do Sol, chamados planetas gasosos, são formados por diversos tipos de gases.
  • É comum encontrar, no Sistema Solar, satélites naturais, também conhecidos como luas, orbitando os planetas.

Características dos planetas

Planetas rochosos do Sistema Solar

1. Mercúrio

Mercúrio é um planeta todo rochoso, não apresenta satélites, tem atmosfera rarefeita e é o menor planeta do Sistema Solar.

Além disso, ele é o planeta mais próximo do Sol, por isso suas temperaturas chegam a 400°C. Por outro lado, a face não iluminada pelo Sol pode atingir temperaturas de, aproximadamente, -170 °C.

Ademais, é um dos astros mais brilhantes que podem ser visto daqui da Terra.

O tempo de movimento de rotação do planeta é de 59 dias, enquanto o de translação é de 87 dias.

Continua após a publicidade

2. Vênus

Também chamado de Estrela D’Alva, por brilhar bastante à noite, Vênus não possui satélite.

Ele é o segundo planeta a partir do Sol e o mais perto do planeta Terra, sendo o mais quente do Sistema Solar, com temperaturas que podem atingir 480°C.

Além disso, Vênus demora 243 dias para completar a volta em torno se si mesmo e 225 dias em volta do Sol.  Em características físicas, ele lembra muito a Terra.

3. Terra

Terceiro planeta do Sistema Solar a partir do Sol, a Terra é um planeta rochoso, com atmosfera gasosa e temperatura média de 15°C.

Continua após a publicidade

Possui um satélite natural, a Lua, e a quantidade de água existente, aliada ao oxigênio, permite o desenvolvimento da vida no planeta, sendo o único do Sistema Solar com vida humana.

O movimento de rotação terrestre dura, mais ou menos, 24 horas. Já a translação dura 365 dias e 6 horas.

4. Marte

Quarto planeta a partir do Sol, Marte possui dois satélites naturais “Fobos e Deimos”, sendo o segundo menor planeta do Sistema Solar.

Aliás, é chamado de “Planeta Vermelho”, em razão das partículas de óxido de ferro presentes em sua atmosfera, é rochoso, frio e seco.

Continua após a publicidade

O movimento de rotação de Marte dura 24 horas e 37 minutos, enquanto o movimento de translação do planeta é de 687 dias.

Planetas gasosos do Sistema Solar

5. Júpiter

Planeta gasoso, composto por hidrogênio, Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, 1.300 vezes maior que o tamanho da Terra.

Quinto planeta a partir do Sol, Júpiter possui o maior número de satélites, totalizando 67, e apresenta temperaturas de até -150°C.

Seu movimento de rotação dura 9 horas e 55 minutos, considerado o movimento de rotação mais rápido de todos os planetas do Sistema Solar, enquanto o movimento de translação do planeta corresponde a cerca de 12 anos terrestres.

Continua após a publicidade

6. Saturno

Segundo maior planeta do Sistema Solar, Saturno é conhecido pelos seus anéis, formados por rocha, gelo e poeira. Sexto planeta a partir do sol, possui 62 luas.

Composto basicamente de hidrogênio, ele possui temperatura média de -140°C. Com efeito, seu movimento de rotação dura 10 horas e 14 minutos e o de translação cerca de 30 anos terrestres.

7. Urano

Terceiro maior planeta do Sistema Solar e sétimo planeta a partir do Sol, ele é gasoso e apresenta médias de temperatura de -185°C. Além disso, Urano também possui 27 satélites.

O movimento de rotação do planeta dura por volta de 17 horas, enquanto o movimento de translação dura cerca de 165 anos terrestres.

Continua após a publicidade

8. Netuno

Mais distante do Sol, conhecido como “planeta azul”, e o quarto maior em tamanho, Netuno possui 14 satélites naturais e apresenta temperaturas médias de -200°C.

Trata-se de um planeta gasoso, formado, sobretudo, por hidrogênio, hélio, amônio, metano e água.

O movimento de rotação do planeta dura cerca de 16 horas, enquanto sua translação equivale a 164 anos terrestres.

E Plutão?

A princípio, Plutão também era considerado um dos planetas do Sistema Solar. No entanto, a partir de 24 de agosto de 2006 a União Astronômica Internacional (IAU) rebaixou o corpo estelar a planeta anão.

Continua após a publicidade

E aí? Você gostou da matéria? Então, você também vai curtir esta outra: O que é buraco branco?

Fontes: Toda Matéria, Mundo Educação, Brasil Escola.

Próxima página »

Escolhidas para você