Eles vieram para adorar o menino Jesus recém-nascido, guiados por uma estrela, trazendo presentes de ouro, incenso e mirra. Esta é a descrição dos três Reis Magos, encontrada na bíblia. Vestidos com suas melhores roupas, atravessando desertos e montanhas guiados por uma luz celeste, esses peregrinos são conhecidos como Belchior, Gaspar e Baltazar. Todavia, pouco se sabe sobre suas origens e onde ficavam localizados os seus reinos.
Uma teoria é que eles podem ter sido reis do Iêmen, pois nessa época os reis do Iêmen eram judeus. Além disso, a quantidade de reis também é apenas um palpite, relacionado ao fato deles trazerem consigo três presentes: mas, independentemente de quantos fossem, eles provavelmente teriam muitos mais servos com eles.
Por que os reis eram chamados de Magos?
O termo Mago – de magoi, o plural da palavra grega magos, (μάγος) – é geralmente traduzido como sábio, astrólogo ou mágico. Na verdade, a palavra “mágica” vem da palavra magos . Assim, os ‘Magos do Oriente” certamente eram homens de grande erudição. Ademais, esse título era dado aos sacerdotes de uma seita das antigas religiões persas, como o Zoroastrismo. Hoje nós os conhecemos como astrólogos.
Todavia, naquela época, a astronomia e a astrologia faziam parte dos mesmos estudos gerais e andavam de mãos dadas. Assim, os magos teriam seguido os padrões das estrelas religiosamente. Por conseguinte, eles provavelmente também eram muito ricos e muito estimados em sua própria sociedade e por pessoas que não eram de seu país ou religião.
Aparência dos Reis Magos
Os reis magos são frequentemente descritos com as seguintes aparências:
Gaspar: possuía cabelos castanhos e barba escura e trajava um manto verde e uma coroa de ouro com joias verdes. Ele é o Rei de Sabá. Portanto Gaspar representa o incenso trazido a Jesus.
Belchior: possuía longos cabelos brancos e barba branca, além disso usava uma capa dourada. Ele é o rei da Arábia. Belchior representa o ouro trazido a Jesus.
Baltazar: é representado como um negro de barba escura e usando uma capa roxa. Ele é o Rei de Tarso, Macedônia e Egito. Assim, Baltazar representa o presente da mirra que foi trazido a Jesus.
Significados dos presentes ofertados pelos reis
Segundo a bíblia, quando os Reis Magos encontraram Jesus e Maria, eles estavam hospedados num estábulo em Belém. Então eles deram seus presentes que pareciam estranhos para dar a um bebê. No entanto, os cristãos acreditam que eles têm os seguintes significados:
Ouro: está associado a realeza. Dessa forma, os cristãos acreditam que ele foi presenteado por Belchior porque Jesus é o Rei dos Reis.
Incenso: às vezes é usado na adoração em igrejas e foi presenteado por Gaspar para representar a adoração ao Salvador.
Mirra: é um perfume que antigamente era colocado em cadáveres para fazê-los cheirar bem. Então, os cristãos acreditam que esse presente dado por Baltazar, indicava que Jesus sofreria e morreria.
Curiosidades sobre os Reis Magos
Verdadeiros nomes
De acordo com a tradição síria, no entanto, os nomes dos Magos são Larvandad, Hormisdas e Gushnasaph. Na tradição armênia, por outro lado, Kagba, Badadakharida e Badadilma são os nomes dos Magos.
Os Reis Magos viajaram de camelo, a cavalo ou a pé?
É um equívoco comum pensar que Gaspar, Belchior e Baltazar foram até Belém montados em camelos. No entanto, as pessoas no norte da Arábia normalmente só montavam cavalos. Na época do nascimento de Cristo, os camelos eram usados como animais de carga, mas os viajantes ricos usavam cavalos para tornar a viagem mais confortável e rápida.
Restos mortais encontrados por Santa Helena
Diz-se que Santa Helena conseguiu encontrar os restos mortais dos Magos, supostamente descobertos na Pérsia, e depois os trouxe de volta para Constantinopla.
Durante o século V d.C., as relíquias dos Magos foram trazidas para Milão, na Itália. Posteriormente, os restos mortais dos Magos foram transferidos para a Catedral de Colônia, onde permaneceram, atrás do altar-mor, desde então.
Um grande sarcófago dourado foi construído para abrigar esses restos, e o local ficou conhecido como Santuário dos Três Reis. Além disso, tornou-se o maior relicário do mundo ocidental e tem atraído peregrinos de todo o mundo.
Epifania do Senhor
A epifania do Senhor é celebrada no Dia de Reis, 12 dias após o Natal em 6 de janeiro, e é a época em que os cristãos se lembram dos Reis Magos que visitaram Jesus, após o seu nascimento.
Tradições do Dia de Reis
Ao redor do mundo, diversas tradições marcam o Dia de Reis. Na Espanha, as padarias fazer um bolo especial chamado ‘Roscón’ (um pão em forma de anel). Normalmente são recheados com creme ou chocolate e decorados com uma coroa de papel. Por outro lado, na Catalunha o bolo é conhecido como Tortell ou Gâteau des Rois e é recheado com maçapão.
Na França, você pode comer uma ‘Galette des Rois’, um tipo de bolo com amêndoas. Já no México, o tradicional bolo é chamado ‘Rosca de Reyes’ (Bolo dos Três Reis) que contém uma figura do Menino Jesus escondida dentro da massa.
No Brasil, acontece a Folia de Reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis. Na festa popular, um grupo de músicos, cantores e dançarinos percorrem as ruas das cidades anunciando a chegada do Messias, pedindo prendas e fazendo louvações por onde passam.
Aproveite para conhecer melhor as tradições do dia 6 de janeiro – Significado e curiosidades sobre o Dia dos Reis
Fontes: Bol, Observador, Toda Matéria, Escola Kids
Fotos: Pixabay