Nosso sistema imunológico é responsável pela produção de anticorpos, assim atuando quando algum corpo estranho tenta adentrar em nosso organismo. Desta forma saber como aumentar a imunidade, bem como mantê-la estável é muito importante para a manutenção da saúde.
Portanto, ao fortalecermos o sistema imunológico podemos prevenir o desenvolvimento de doenças, assim como ajudar o corpo a reagir contra aquelas que já se manifestaram. Então devemos nos atentar a alimentação, bem como diminuir o consumo de alimentos com alto teor de gordura e açúcar para assim aumentar a imunidade.
Sendo que esse sistema começa a se formar ainda no nosso período uterino e vai amadurecendo ao longo das nossas vidas. Ou seja, temos que estar constantemente atentos, para que ele esteja em perfeito estado. Até porque são nossas relações com o meio ambiente, aliada um estilo de vida saudável que contribui para o bom funcionamento do nosso sistema imunológico.
Assim nos tornamos capazes de proteger e defender o nosso organismo de agentes externos, como vírus e bactérias. Por isso é de suma importância saber como aumentar a imunidade, assim como mantê-a estável para quaisquer avarias.
Sistema imunológico
O nosso sistema imunológico é composto pela porção branca do sangue, responsável pela produção de anticorpos. Assim como uma rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do nosso corpo. Ele começa a se desenvolver enquanto estamos sendo gerados, bem como está totalmente formado aos dez anos.
Além de que ele pode ser natural, proveniente de quando nascemos ou adquirida durante a vida por meio de vacinações. No caso de pessoas com deficiência nesse sistema. Assim como a imunidade podem ser classificadas como inespecífica, de fagocitose e reação inflamatória ou específica, com anticorpos feitos nos linfócitos.
Desta forma, manter uma boa imunidade é muito importante para a neutralização dos antígenos, como vírus e micróbios. Pois estes agentes podem vir a induzir uma resposta maléfica ao seu organismo. Por isso, sempre que surge alguma infecção, resfriado ou algum problema relacionado agentes infecciosos ouvimos a expressão “você está com a imunidade baixa”.
Ou seja, o nosso corpo fica carente das substâncias produzidas pelo sistema imunológico. Desta forma ficamos com baixas taxas de anticorpos, o que torna o nosso organismo incapaz de lutar contra vírus e microrganismos. Então é se suma importância sempre se atentar em manter ou aumentar a imunidade.
Causas da imunidade baixa
O que pode caracterizar um sistema imunológico fraco é a quantidade de vezes que uma pessoa fica doente, sendo eles episódios frequentes. Desta forma é provável que o seu corpo não esteja conseguindo produzir células de defesa de forma eficaz, bem como possibilitando a entrada de microrganismos.
Assim existem diversos fatores que enfraquecem o sistema imunológico, como a má alimentação, maus hábitos de higiene ou falta de vacinas. Além de síndromes e doenças como lúpus ou desnutrição, bem como mulheres em períodos de gestação, resposta essa do corpo para que não haja rejeição do bebê pelo organismo da mãe.
O uso de certos medicamentos, como corticoides, imunossupressores para o tratamento do câncer ou o uso prolongado de anti-inflamatórios também podem comprometer a imunidade. Do mesmo modo que pacientes com HIV podem sofrer com a baixa no sistema imunológico.
Doenças que contribuem para a baixa da imunidade
Possuir um sistema imunológico fraco não é algo normal, e como dito anteriormente existem muitos fatores que colaboram para isso. Desta forma existem algumas doenças que contribuem para o desequilíbrio deste sistema, assim permitindo o surgimento de outros problemas de saúde. São elas:
- Diabetes – que dificulta e altera a flora intestinal, assim podendo causar a candidíase;
- Estresse – que pode resultar na queda de cabelo e insônia;
- Desnutrição – que também pode resultar na queda de cabelo assim como em unhas fracas;
- Status imune/metabólico – que altera o cortisol e os hormônios.
Como aumentar a imunidade
Existem várias formas de aumentar a imunidade, assim mantendo uma vida saudável. São elas:
- Adotar bons hábitos, ou seja, não fumar, dormir adequadamente;
- Evitar o estresse;
- Tomar sol, para assim produzir a vitamina D;
- Tomar suplementos alimentares que estimulam ou aumento da imunidade;
- Não tomar remédios sem prescrição médica;
- Beber bastante água, sendo que o recomendável é cerca de 2 litros por dia.
- Consumir alimentos saudáveis, assim como evitar fast food ou industrializados – Dê preferência para aqueles que possuem selênio, zinco, vitaminas C e E, probióticos e Ômega 3.
Desta forma, quem necessita fortalecer seu sistema imunológico deve seguir essas recomendações. Sendo a alimentação uma das partes mais importantes, e que deve ser seguida diariamente, de forma regular. Inclusive para quem não está doente, para assim evitar possíveis complicações.
Remédios para aumentar a imunidade
O uso de suplementos alimentares também é uma boa forma para aumentar a imunidade. Assim eles podem ser encontrados em farmácias, drogarias ou em lojas de produtos naturais, bem como podem ser comprados sem receita médica. Contudo o consumo exagerado desses medicamentos pode prejudicar a saúde.
Então é aconselhável primeiro consultar um médico, para saber quais tipos de suplementos você deve consumir. Assim eles podem ser de colostro bovino, sementes de astrágalos, óleo de semente de perila e extrato de própolis.
Alimentos que aumentam a imunidade
Alho
Age como imunoprotetores, assim como são ricos em selênio e zinco, desta forma evitando gripes e resfriados. Pode ser consumido como tempero, no preparo de refeições ou cru.
Cebola
A cebola possui quercetina, componente esse que fortalece o sistema imunológico, assim agindo na prevenção de doenças virais e alergias. Pode ser consumida em tempero de refeições, ou crua, com em saladas.
Lichia
A fruta é rica em vitamina C, desta forma auxilia no aumento da imunidade assim como possui propriedades anti-inflamatórias.
Gengibre
O gengibre possui vitaminas B6 e C, além de conter uma grande ação bactericida. Assim ele pode ser ingerido em forma de chá bem como ser adicionado a sucos.
Cogumelo Shitake
Esse tipo de cogumelo é rico em lentinana, nutriente que estimula a produção das células de defesa do nosso corpo. Além de possuir aminoácidos e função imunoprotetora. Desta forma ele se tornou muito famoso na culinária japonesa.
Castanha-do-Pará
Esta popular semente brasileira é rica em selênio, assim possuindo agentes antioxidantes que combatem os radicais livres além de aumentar a imunidade. Sendo então recomendável o consumo de uma ou duas por dia.
Batata Yacon
Esta espécie de batata originária da Cordilheira dos Andes possui altos níveis de frutooligossacarídeos (FOS), importante agente da saúde intestinal.
Iogurte Natural
Sendo rico em lactobacilos, os iogurtes naturais possuem propriedades probióticas, assim auxiliando na melhora da flora intestinal bem como fortalecem o sistema imunológico.
Vegetais verde-escuros
Os vegetais verde-escuros são ricos em ácido fólico, nutrientes esses que auxiliam na formação dos glóbulos brancos. A exemplo temos o brócolis, couve, rúcula e espinafre, que também são fontes de vitaminas A. B6 e B12. Nutrientes que ajudam na maturação das células imunes bem como na resistência de infecções.
Frutas Cítricas
As frutas cítricas possuem alto índice de vitamina C, fibras, além de agir como agentes antioxidantes e antiinflamatórios. Assim elas aumentam a imunidade, previnem o câncer e doenças cardiovasculares.
Receitas que fortalecem o sistema imunológico
Suco de beterraba com cenoura
Ingredientes
- 2 fatias de beterraba crua
- 1/2 cenoura crua
- 1 laranja com bagaço
- 1 colher de café de gengibre em pó
- 1/2 copo de água
Modo de preparo: Una todos os ingredientes em um liquidificador ou mixer, sendo recomendável não adicionar açúcar o coar.
Vitamina de banana com nozes
Ingredientes
- 1 banana congelada
- 1 fatia de mamão
- 1 colher de cacau em pó
- 1 embalagem de iogurte natural sem açúcar
- 1 punhado de nozes
- 1 castanha do pará
- 1/2 colher de mel
Modo de preparo: Una todos os ingredientes em um liquidificador ou mixer. Não é necessário a adição de açúcar, pois o mel irá adoçar a bebida.
Chá de equinácea
Ingredientes
- 1 colher de chá de raiz ou folhas de equinácea
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo: Coloque 1 colher de chá de raiz ou folhas de equinácea em 1 xícara de água fervente. Espere cerca de 15 minutos para poder coar, sendo recomendável beber 2 vezes por dia.
E você, possui um bom sistema imunológico?
E se gostou do nosso post confira também: Kefir: como fazer o iogurte que aumenta imunidade e combate a candidíase
Fontes: GNT, Guia da Farmácia e Tua Saúde
Imagem destacada: Laboratório Paulo C. Azevedo