São muitos os nomes de pedras preciosas que, do coração da Terra, nos iluminam com sua cores e luzes. Neste artigo, apresentamos 50 delas e o que significam.
Pedras preciosas ou gemas são pedaços de cristal mineral. Elas são lapidadas por joalheiros, para fazer joias ou outros adornos.
A maioria das pedras preciosas apresenta alta dureza, mas, mesmo assim, algumas pedras mais macias são utilizadas em joias devido ao seu brilho ou outras propriedades físicas que possuem valor estético. Além disso, a raridade é outra característica que confere valor a uma pedra preciosa.
50 nomes e significados de pedras preciosas
1. Ágata: a pedra preciosa da felicidade
Em primeiro lugar, a ágata é um dos sete tesouros do budismo. Além disso, essa pedra preciosa tem sido usada como amuleto desde os tempos antigos e, de fato, é considerada a pedra da felicidade.
A ágata é uma pedra de equilíbrio energético, cura física, vitalidade e proteção espiritual. Ela tem grande poder de cura e energização dos Chakras, revigorando o corpo e ajudando a despertar a nossa força interior.
O nome Ágata significa “pedra do bem” e está inteiramente ligada à Terra, sendo assim uma excelente ajuda a harmonizar e cultivar as energias positivas.
Ademais, as pessoas acreditam que a ágata fortalece o amor, ajuda a melhorar o relacionamento entre seu parceiro e você e, portanto, aumenta a harmonia.
2. Alexandrita
Em segundo lugar, essa é uma pedra de nascimento para junho. Aliás, a alexandrita promove o bem-estar emocional, aumentando a confiança, a autoestima e, eventualmente, tornando a pessoa feliz.
Também simboliza sorte, boa sorte, bem como prosperidade e longevidade.
A Alexandrita é uma pedra rara com energias especiais capazes de fortalecer nosso brilho pessoal e aumentar a nossa capacidade de atração para coisas positivas. Ela promove o equilíbrio entre corpo e espírito, aumentando nossa força de vontade e alinha os corpos físico e etérico.
Além disso, ela é uma variedade do mineral crisoberilo e uma pedra preciosa muito apreciada e de grande valor. Muda sua cor de acordo com a luz: à luz natural é geralmente verde-oliva, mas à luz incandescente, de lâmpadas de filamento e fogo, assume cor vermelha.
3. Amazonita
Há muito se acredita que a amazonita é uma pedra calmante, pois relaxa o cérebro e o sistema nervoso. Ademais, pensa-se que ajuda a trazer boa saúde e ajuda a equilibrar as energias masculinas e femininas.
Por esse motivo, usa-se a amazonita em terapias com cristais, embora também sirva para joias como colares.
Além disso, a amazonita é uma pedra especial que atrai a boa sorte, fortalece a mente e purifica as energias. Ela também as radiações negativas de celulares e computadores e protege nossa Aura.
As vibrações da Amazonita são harmoniosas, nos dão uma sensação de paz e elevam nossa espiritualidade. Ademais, ela é uma variedade de microclíneas, geralmente de cor verde e azul esverdeada.
4. Âmbar
O significado do nome da pedra preciosa âmbar é limpar e curar. Por isso, os antigos acreditavam que fornecia luz para os mortos enquanto atravessavam o submundo.
Ele é usado como um amuleto de proteção e sorte, além de ser um excelente purificador de energias negativas.
Além disso, ele é muito usado em joias e decorações por sua beleza natural e cor amarelo-alaranjada.
5. Ametista
Em suma, as ametistas simbolizam tranquilidade e segurança e são capazes de trazer inspiração e sabedoria ao usuário.
Outra implicação da pedra é o amor, como mencionado acima, uma gema muito útil para aumentar o charme e a atratividade e, assim, promover relacionamentos. Portanto, podemos pensar na ametista como uma pedra de mistério, romance e elegância.
Ela é conhecida por suas propriedades curativas e espirituais, incluindo a capacidade de acalmar a mente e o corpo, melhorar a intuição e a criatividade.
Além de tudo isso, ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade.
6. Água-marinha
A água-marinha é uma pedra preciosa de cor azul-esverdeada conhecida por suas propriedades curativas e espirituais. Isso inclui a capacidade de acalmar a mente e o corpo, melhorar a intuição e a criatividade, além de ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade.
Essa pedra refinada é conhecida por seus benefícios físicos e espirituais. Dessa forma, água-marinha é útil para apaziguar a ansiedade, aumentar a serenidade e aumentar a comunicação.
7. Aventurina: a pedra preciosa da paz interior
A aventurina é uma pedra preciosa de cor verde conhecida por suas propriedades curativas e espirituais. Além disso, tem a capacidade de acalmar a mente e o corpo, melhorar a intuição e a criatividade, além de ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade. Acredita-se que ela também ajuda a atrair prosperidade e boa sorte.
Como uma pedra preciosa doce e benéfica, a aventurina absorve as ondas negativas. Além disso, estimula a criatividade, dá energia e ajuda o usuário a tomar decisões. A propósito, a aventurina também é a pedra da paz e do equilíbrio interior.
8. Pedra de Cristo
A pedra de Cristo, a pedra guerreira, a pedra mártir – os muitos apelidos da pedra de sangue apontam para seu poderoso simbolismo.
Em suma, ela significa sacrifício, força, justiça e destemor.
Alguns curandeiros, aliás, dizem que promove uma circulação saudável e um sistema imunológico forte.
9. Cornalina
A cornalina é uma pedra semi-preciosa de cor vermelho alaranjado a marrom avermelhado. Ela é usada na joalheria e em itens decorativos.
Acredita-se que a cornalina tenha propriedades curativas e energéticas que melhoram a circulação sanguínea, aumentam a criatividade e a coragem. Essa pedra pode ser encontrada em diversas partes do mundo, tais como Índia, Brasil, Uruguai e Madagascar.
A cornalina representa o símbolo da vida com sua cor vermelho sangue. Além disso, esta pedra preciosa está vinculada aos ritos e cerimônias religiosas.
10. Calcedônia: pedra preciosa que combate emoções tristes
A calcedônia é uma variedade microcristalina do mineral quartzo, que se apresenta em diversas cores, como branco, cinza, azul, amarelo e rosa. Ela é bastante usada na fabricação de joias e outros objetos decorativos.
Além disso, acredita-se que a calcedônia possua propriedades curativas e protetoras, podendo melhorar a capacidade de comunicação e ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade. A pedra pode ser encontrada em todo o mundo, incluindo Brasil, Índia, Madagascar e Estados Unidos.
A calcedônia é capaz de eliminar a depressão, o medo e outras emoções tristes. Ademias, essa pedra ajuda o usuário a se livrar de coisas materiais desnecessárias que não têm nada a ver com a espiritualidade e, portanto, reduz os encargos no cérebro.
Por fim, acredita-se que a calcedônia roxa, especialmente, pode aumentar a espiritualidade e a capacidade do usuário de prever o futuro.
11. Crisoprásio
O crisoprásio é uma variedade de quartzo criptocristalino de cor verde clara a média. A pedra é conhecida por suas propriedades energéticas, como estimular a criatividade, a prosperidade e a autoconfiança. Acredita-se também que o crisoprásio ajude a aliviar a ansiedade e a tristeza, além de melhorar o sono. A pedra pode ser encontrada em várias partes do mundo, incluindo Brasil, África do Sul, Austrália e Rússia.
Como sua cor brilhante indica, a crisoprásio tem virtudes energéticas. Assim, é a pedra ideal para os estressados e insones, graças aos seus efeitos relaxantes e calmantes.
12. Citrino
O citrino é formado de óxido de silício (SiO2) e pertence ao grupo do quartzo. É encontrado em vários países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Espanha, Rússia, França e Escócia.
A maior parte do citrino comercializado é na verdade ametista ou quartzo fumado aquecido artificialmente. A pedra natural é rara de ser encontrada e é transparente com cores menos intensas.
Assim como sua cor viva e brilhante que o diferencia de todos os tipos de pedras preciosas, o citrino proporciona felicidade, ajustando as emoções das pessoas e acalmando-as. Além disso, o citrino também é capaz de ajudar os proprietários a ganharem autoconfiança e tomarem melhores decisões, que são todas fontes de felicidade.
13. Diamante: seria a pedra mais preciosa?
O principal atrativo de um diamante, desde a Antiguidade até o presente, é que ele é “para sempre”, já que é um material bastante resistente.
Os diamantes encontrados naturalmente, em geral, têm idade de um a três bilhões de anos. Assim, sua jornada para as joalherias os levou das profundezas da terra para os ambientes de mais alta pressão impossíveis.
Aliás, os diamantes são amplamente conhecidos como o material mais duro já descoberto pelos humanos e, posteriormente, o diamante simboliza a durabilidade inquebrável de um vínculo.
14. Esmeralda
As lendas sobre essa pedra preciosa incluem histórias que permitiram ao usuário ver o futuro. Nesse sentido, se uma esmeralda fosse posta sob sua língua, você seria forçado a revelar a verdade e ser protegido de espíritos malignos.
Ademais, as esmeraldas também tinham a reputação de serem capazes de curar doenças, forçar um amante a dizer a verdade e tornar o portador um orador eloquente.
No entanto, uma das lendas mais poderosas é que as esmeraldas foram uma das pedras preciosas concedidas por Deus ao rei Salomão e deu ao rei o poder de governar toda a criação.
15. Fluorita: pedra preciosa com cores fortes
A fluorita é composta principalmente por Fluoreto de Cálcio (CaF2) e pertence à família dos cristais halogenados com hábito cristalino cúbico e octaédrico. É considerada um dos minerais mais coloridos do mundo, devido à luz colorida que emana quando exposta à luz solar. A fluorita é o Cristal de Luz Pessoal, Inteligência e Proteção Psíquica.
Durante o período romano antigo, usava-se na produção de copos e vasos de vinho como uma pedra valiosa. Os antigos romanos até acreditavam que copos de vinho com fluorita nunca deixariam as pessoas bêbadas.
Além disso, a fluorita é famosa como “a pedra preciosa mais vívida do mundo”, por causa de sua cor rica e forte e cristais lisos e sem falhas. Este mineral, como uma das pedras mais especiais, é muito popular entre os colecionadores. Assim, a fluorita de boa qualidade pode alcançar preços muito altos.
16. Granada
A granada é um mineral que pode ser encontrado em várias cores, incluindo vermelho, verde, amarelo, laranja e preto.
A granada vermelha é a mais comum e é composta de silicatos de alumínio e cálcio. Ela é conhecida por sua beleza e durabilidade.
Muitas vezes as pessoas se referem a ela como uma pedra de transformação e mutação. Em suma, a granada tem a capacidade de ajudar a superar as dificuldades; bem como pode acentuar o amor apaixonado.
17. Hematita: a pedra preciosa metalizada
A hematita é um mineral de óxido de ferro que apresenta uma cor cinza metálico a preto opaco. É usada como material de joalheria, especialmente em peças masculinas.
Acredita-se que a hematita tenha propriedades como melhorar a circulação sanguínea, estimular a concentração e a coragem. A pedra é encontrada em várias partes do mundo, incluindo Brasil, Austrália e Estados Unidos. Além disso, a hematita é usada na fabricação de pigmentos e como aditivo em concreto.
Em suma, a pedra hematita significa coragem, resistência e otimismo e há muitos benefícios da hematita também, pois é um tom para aterramento, clareza e desintoxicação.
18. Iolita
A iolita é composta de silicato de magnésio e alumínio e é encontrada em várias cores, incluindo azul, roxo, amarelo e marrom. A iolita é conhecida por sua beleza e durabilidade.
O nome da pedra preciosa “iolita” vem do grego, que significa violeta e simboliza a cor da iolita de grau de gema. Além do roxo, a iolita também está disponível em azul, amarelo claro, verde claro e marrom claro.
Além disso, também é chamada de “safira de água”, porque é semelhante à safira índigo de Mianmar e geralmente contém água. Aliás, as principais áreas produtoras de iolita são Brasil, Índia, Sri Lanka, Mianmar, Madagascar e China.
19. Jade
A jade é uma pedra preciosa composta de silicato de sódio e alumínio e é encontrada em várias cores, incluindo verde, branco, amarelo e laranja.
Há muito se acredita que a pedra jade fornece ao usuário maior clareza, sabedoria e intuição. Por essa razão, os pingentes de jade são usados há muito tempo como talismãs de proteção.
A jade é encontrada na China, Mianmar, Rússia, Canadá e América Central. Na China, a jade é valorizada desde a antiguidade, sendo considerada símbolo de pureza, beleza e nobreza. Em Mianmar, a jade é encontrada nas montanhas Kachin e é conhecida por sua cor verde intensa.
20. Jaspe
A pedra de jaspe é um tipo de calcedônia opaca e principalmente vermelha, verde, amarela, marrom e raramente azul. Jaspe é conhecido como o Nutridor Supremo, assim, é uma pedra que em todas as suas manifestações e cores respira uma recepção calorosa e acalma a mente.
Jaspe traz alegria e encoraja quem o carrega a espalhar essa alegria para os outros, pois permite ao portador reconhecer aqueles que estão isolados e necessitados.
Quando usado, o jaspe aguça a mente e protege contra perigos físicos e psicológicos. Além disso, traz paz e tranquilidade durante períodos de estresse e medo e, aliás, reforça a coragem, permitindo que o portador enfrente os problemas da vida com firmeza.
21. Kunzita
Kunzita é um mineral transparente rosa roxo contendo lítio. Além desse irresistível charme roxo-rosado, a composição da kunzita é muito estável, com dureza e gravidade específica na medida certa; além disso, essa pedra tem uma vantagem de preço absoluta.
A kunzita é a representação da perfeição e equilíbrio emocional interno. Suas estrias são “caminhos” fáceis de deslocamento de energia a uma velocidade extremamente rápida, automaticamente elevando a vibração de quaisquer emoções, dissipando e dissolvendo energias mal qualificadas e inferiores.
Ela é uma pedra vítrea que é naturalmente de cor rosa pálido. Também pode ser encontrado na forma incolor e nas variedades lilás e verde amarelado.
22. Labradorita: pedra preciosa colorida
A Labradorita é uma pedra preciosa que tem sido muito valorizada por sua beleza única e por suas qualidades espirituais.
Como uma das pedras mais populares usadas em joias de prata, tem sido apreciada por séculos por sua capacidade de melhorar a intuição e a conexão espiritual.
A labradorita é capaz de bloquear todos os pensamentos negativos fornecendo uma proteção mental. Ademais, ajuda a reduzir o estresse e a fadiga.
23. Lápis-lazúli
O lápis-lazúli, entre todos os tipos de pedras preciosas, é uma bela pedra azul-escura conhecida por seus efeitos calmantes em pessoas nervosas ou deprimidas. Ademais, o lápis-lazúli ajuda os introvertidos, permitindo que ganhem confiança, promovam a comunicação e a liberdade de expressão.
A pedra é um composto de diversos minerais, incluindo lazurita, calcita, pirita e sodalita. A formação da lápis-lazúli ocorre por meio de processos geológicos que envolvem a deposição de minerais em rochas ígneas e metamórficas.
A lazurita, principal componente da lápis-lazúli, é formada a partir de depósitos de enxofre e silicato na presença de calcita e outros minerais. A pedra é conhecida por sua cor azul profunda, que é resultado da presença de lazurita.
Além de jóias, a lápis-lazúli também é usada em técnicas de pintura.
24. Larimar
A pedra larimar é uma pedra incrivelmente bela da República Dominicana, que significa “azul incomparável”. É de baixa produção, por isso, cara e tem propriedades metafísicas poderosas, incluindo relaxante e calmante.
A pedra larimar corresponde, sobretudo, ao chakra laríngeo e tem efeito refrescante e liberador, ajudando a limpar as energias negativas de cada chacra e trazer paz.
Portanto, nos ajuda a examinar objetivamente e avaliar nossos pensamentos e comportamentos e depois melhorar. É uma pedra que promove a “autorreflexão”.
25. Malaquita
A malaquita é um mineral de cor verde, composta principalmente de carbonato de cobre. Ela é encontrada em várias partes do mundo, incluindo África, Austrália e América do Sul.
Acredita-se que a malaquita tenha propriedades curativas e energéticas, como aliviar o estresse e a ansiedade, além de estimular a criatividade e a autoexpressão. A pedra também é conhecida por sua capacidade de absorver energias negativas e promover a cura emocional. A malaquita é combinada com outras pedras para potencializar suas propriedades.
Uma superstição antiga levou muitas pessoas a acreditar que a malaquita ajuda os bebês a dormir e mantém os maus espíritos afastados. Por isso, muitos pais colocam uma pedra de malaquita nos berços de seus bebês. Além disso, a malaquita é normalmente usada para fins decorativos.
Mais algumas pedras preciosas e seus nomes
26. Pedra-da-lua: pedra preciosa aliada das mulheres
As pedras-da-lua têm poderes de cura em questões femininas, por exemplo, infertilidade e menopausa. Evocadas por sua cor suave e pura, essas pedras preciosas permitem que as pessoas suavizem o clima e aumentem a satisfação materna. Elas também estimulam intuições e inspirações.
A pedra-da-lua é considerada a “pedra da força” e também conhecida como a “pedra do poder feminino”. Ela é a pedra do poder feminino pois está intimamente ligado à esse gênero, trazendo benefícios físicos e espirituais à elas.
Na cultura árabe, considera-se a Pedra da Lua como símbolo de uma família abençoada e purificada, e as mulheres a usam para trazer fertilidade, paciência e amor.
27. Ônix
Nos tempos antigos, o ônix era conhecido como o “terceiro olho”. Na Idade Média, era considerada a “pedra preciosa para afastar os maus espíritos”. Já os persas usavam o ônix para curar a epilepsia e até mesmo para acalmar as tempestades.
Esta pedra negra, em suma, tem um efeito calmante na mente, protegendo-nos de pesadelos, eliminando fantasias indesejadas e pensamentos vacilantes, tornando-se uma fonte de força e serenidade.
Por isso, o ônix era uma das pedras favoritas da Rainha Vitória da Inglaterra. Por fim, na antiga tradição inglesa, as parteiras costumavam colocar ônix ao lado dos bebês para acalmá-los.
28. Opala
A opala é uma pedra preciosa conhecida por sua aparência iridescente, que reflete uma variedade de cores.
Ela é composta por sílica amorfa e pode ser encontrada em várias partes do mundo, incluindo Austrália, México e Brasil. Ela apresenta uma variedade de cores, como branco, preto, rosa, verde e azul.
A opala é encontrada em várias partes do mundo, incluindo Austrália, México e Brasil, e é composta por sílica amorfa. Algumas das suas características incluem a habilidade de apresentar todas as cores por conta própria, tornando-a uma pedra preciosa única.
Além disso, a opala é considerada um símbolo de amor e lealdade, sendo uma das pedras de nascimento de outubro.Na Roma Antiga, aliás, esta gema simbolizava amor, paixão e esperança.
29. Pérola
Pérolas, conhecidas como a “Rainha das Joias”, simbolizam saúde, paz, riqueza e longevidade. Aliás, as pérolas são amadas pelas pessoas desde os tempos antigos e trazem bons presságios para as pessoas que a utilizam.
As pérolas são formadas em ostras e outros moluscos bivalves em resposta a um corpo estranho que invade seu corpo. O molusco libera nácar ou madre-pérola para cobrir e proteger seu tecido. Com o tempo, o molusco deposita camadas adicionais de nácar, formando assim uma pérola.
As pérolas podem ser encontradas em várias partes do mundo, incluindo Japão, China, Austrália e Indonésia. A qualidade da pérola é determinada pelo tamanho, forma, cor e brilho.
Pérolas são símbolo de elegância e sofisticação.
30. Peridoto
Há muito se pensa que esta gema é um cristal de poder positivo. Por isso, um talismã para honrar o amor, a fonte da abundância, e pode expandir a capacidade de receber da energia do Universo.
O peridoto é uma pedra preciosa frequentemente utilizada em joias finas, sendo opções populares colares e anéis. Quando usado com as intenções certas, também pode ser um talismã para proteger seu dono dos perigos e pesadelos noturnos.
31. Opala Rosa
A opala rosa é uma pedra preciosa que apresenta uma cor rosa pálida e um brilho iridescente. Ela é composta por sílica e água e é encontrada em várias partes do mundo, incluindo Austrália, México e Estados Unidos.
Como sua cor feminina e suave, a opala rosa tem efeitos calmantes e relaxantes. Portanto, esta pedra é conhecida por ajudar na concentração. Também permite um sono mais sereno. A opala rosa é recomendada, sobretudo, para pessoas que têm dificuldade em se aceitar.
32. Rodocrosita
Esta linda pedra rosa é um símbolo de amor e compaixão. Desse modo, a rodocrosita traz de volta sentimentos enterrados e dolorosos e permite uma liberação emocional. Aliás, esta pedra traz uma atitude positiva para o usuário.
A rodocrosita é um mineral de cor rosa ou vermelha que foi descoberto pela primeira vez na região de Capillitas, na Argentina. O nome “rodocrosita” vem do grego e significa “flor rosa”. Acredita-se que a rodocrosita se forme a partir de depósitos de minerais ricos em manganês, que são submetidos a altas temperaturas e pressões.
A pedra é encontrada em várias partes do mundo, incluindo Peru, México, Estados Unidos e África do Sul. A rodocrosita é usada em joalheria, esculturas e obras de arte.
33. Quartzo rosa
Doce e refinada, esta pedra evoca paz, ternura e serenidade. Além disso, o quartzo rosa ajuda a curar feridas emocionais. Dá uma sensação de tranquilidade e reforça a autoconfiança a ponto de permitir que o usuário se aceite como é.
O quartzo rosa é um mineral conhecido por sua cor rosa suave e translúcida. É um tipo de quartzo que é encontrado em várias partes do mundo, incluindo Brasil, Madagascar e Estados Unidos. A cor rosa do quartzo rosa é o resultado de traços de titânio e ferro em sua estrutura cristalina.
34. Rubi: pedra preciosa dos casamentos
A cor vermelha quente do rubi faz com que as pessoas sempre o associem à paixão e ao amor, conhecida como a pedra do amor, simbolizando a paixão, a beleza, a eternidade e a firmeza do amor. Nos casamentos reais europeus, os rubis ainda são vistos como testemunhas do casamento. Aliás, este nome de pedra preciosa é um dos únicos encontrados na Bíblia.
As pessoas anteriormente pensavam que o rubi era a encarnação do pássaro morto-vivo, devido à sua forte vitalidade e cor rica, criando assim uma forte ilusão em relação a essa pedra preciosa.
35. Safira
Segundo a lenda, a safira recebe sua cor azul única da graça de um deus, e todos que a veem ou tocam sentirão uma forte atração por ela, como se fossem introduzidos no infinito céu noturno cheio de belos sonhos, abençoados com paz e sabedoria.
Os antigos persas acreditavam que a safira era tão azul quanto o céu e, portanto, consideravam essa pedra preciosa um símbolo de lealdade e prestígio.
36. Sardônica: pedra preciosa bem diferente
A sardônica é uma variedade de calcedônia que apresenta faixas de cores alternadas de vermelho-marrom e branco. Ela é composta por dióxido de silício e é encontrada em várias partes do mundo, incluindo Brasil, Índia e Estados Unidos.
Sardônicas têm sido usadas como uma pedra de proteção e força desde os tempos antigos, levando-as a serem associadas à coragem, felicidade e comunicação clara. Também acredita-se que elas trazer estabilidade ao casamento e felicidade duradoura para aqueles que a usam.
37. Quartzo fumê
O quartzo esfumaçado é uma variedade de quartzo que apresenta uma cor marrom escura ou cinza fumê. As pedras de quartzo são compostas por dióxido de silício e são encontradas em várias partes do mundo, incluindo Brasil, Madagascar e Estados Unidos.
Considera-se que o quartzo fumê seja a pedra da responsabilidade e da reorientação.
Esta pedra preciosa sublime pode acalmar emoções fortes que confundem a mente e assim eliminar medos e ansiedades. Diz-se que o quartzo fumê melhora a lucidez e a concentração.
38. Espinélio
Espinélio é uma pedra de esperança e revitalização. Uma vez que vem em uma variedade de cores, acredita-se que revitalize todos os chakras. Muitas pessoas usam pingentes ou anéis dessa pedra preciosa para se livrar de pensamentos negativos, recuperar o senso de energia e encontrar um novo entusiasmo pela vida.
O espinélio é amplia as perspectivas de seus usuários, trazendo energia fresca para a mente, corpo e espírito.
39. Sugilita
Acredita-se geralmente que a sugilita tem um forte poder de cura. É capaz de ajudar a aliviar emoções extremas, como raiva e depressão, e limpar e purificar a energia negativa do corpo.
Ademais, a sugilita também ajuda o usuário a trabalhar e lidar com outras pessoas com gentileza, humor e paciência no dia a dia, o que ajuda a expandir ainda mais as relações interpessoais; a pedra também é capaz de nos ajudar a acalmar, focar e nos comunicar mais pacificamente com nossas mentes durante a meditação.
40. Tanzanita
Essas joias só chegaram aos mercados comerciais na década de 1960, mas desde o momento em que estrearam, elas se tornaram superestrelas. Ela limpa a energia ruim e obsoleta proporcionando brilho, entusiasmo, iluminação e calor.
Em forma de rocha e predominantemente violeta, a tanzanita fornece energia Yang. Incentiva a atividade, forte emoção, ação e paixão, promovendo novas ideias e o aumento da energia sexual.
41. Olho de Tigre
Os nativos americanos consideram o Olho de Tigre uma pedra sagrada e um símbolo de prestígio que inspira coragem e previne a depressão, doenças físicas e mentais. O Olho de Tigre é uma pedra semipreciosa composta principalmente por quartzo.
É possível encontrá-la em várias partes do mundo, incluindo África do Sul, Austrália, Índia, Brasil, Canadá e Estados Unidos.
42. Topázio
Os antigos gregos acreditavam que poderiam usar o pó de topázio para tratar asma, insônia, queimaduras e sangramento, e até mesmo acrescentá-lo ao vinho para esse fim.
Além disso, o topázio pode regular a função linfática, melhorando problemas relacionados ao trato respiratório, traqueia e garganta. O topázio também ajuda na digestão, fortalece o estômago e os intestinos e ajuda a eliminar a gordura abdominal.
Usa-se como amuleto para aumentar a confiança e eliminar a tristeza. Por fim, diz-se que usá-lo como um pingente ajuda a nos tornar emocionalmente estáveis e evitar pesadelos.
43. Turmalina negra
As turmalinas negras parecem escuras e profundas. Dizem que ajudam a eliminar efetivamente o estresse, a fadiga, a ansiedade e a melhorar a saúde física e a sorte.
Para aqueles que se assustam facilmente e têm pesadelos durante o sono à noite, colocar uma turmalina negra ajuda a estabilizar o campo de energia espacial e a dissipar o mal.
44. Turmalina
A energia contida na turmalina tem um efeito calmante, o que ajuda as pessoas a se concentrarem. Além disso, essas cores mutáveis inspiram ideias e criatividade, para que as pessoas possam se comportar com firmeza, dar o melhor de si e fazer suas carreiras florescerem.
Com efeito, a turmalina também pode emitir um campo magnético com grande afinidade, que pode eliminar a indiferença entre os indivíduos e, portanto, ter um efeito natural de atração em relação ao amor e à amizade. Ao mesmo tempo, as pessoas que usam joias de turmalina podem liberar mais charme e se tornar mais atraentes.
Além dos efeitos acima, as turmalinas vermelhas e verdes também têm o significado de acumular riquezas e bens.
45. Turquesa
As turquesas são capazes de facilitar a comunicação e reduzir o estresse de falar em público. Essa pedra verde inspira calma e serenidade e amplifica o sentimento de amor.
Ademais, também pode ajudar a evitar problemas psicológicos para seu dono, permitindo que energias positivas se manifestem.
O nome ‘turquesa’ deriva do francês antigo ‘pierre turquoise’, que significa ‘pedra turca’, pois, no passado, a Turquia era o principal país exportador da pedra para a Europa.
46. Zircão
O nome Zircão originou-se na Pérsia, onde essas pedras preciosas serviam a todos os tipos de propósitos. Na prática das religiões do Extremo Oriente, os crentes veem o zircão, também conhecido como ‘pedra da virtude’, como capaz de impactar chakras específicos.
Dito para ajudar os usuários a aprimorar sua intuição, as peças têm a reputação de manter o usuário espiritualmente fundamentado e ajudá-los a aprimorar suas habilidades de comunicação psíquica também.
47. Painita: uma pedra preciosa rara
Descobriram a painita em Mianmar, uma pedra preciosa extremamente rara e valiosa que tem uma cor laranja-avermelhada brilhante. A composição inclui zircônio, boro, alumínio, cálcio e oxigênio.
A painita é uma das pedras preciosas mais raras do mundo, podendo o quilate chegar até US$ 60 mil. O britânico Arthur C.D. Pain, foi quem a descobriu, em 1951, na região de Mianmar.
48. Cristal: pedra preciosa popular
Os cristais se originam a partir de uma combinação de minerais e areia de quartzo. O processo produz uma pedra mais pura e de maior densidade que o vidro. Adiciona cor e reveste os cristais com uma película metálica.
Dessa forma, acredita-se que os cristais agem diretamente nas pessoas através do desbloqueio, liberação e reequilíbrio das energias. E estas estão diretamente ligadas à nossa alegria, felicidade e outros sentimentos.
49. Morganita: pedra preciosa que auxilia na saúde física
A pedra preciosa morganita recebeu esse nome em homenagem ao financista JP Morgan. Trata-se de uma forma do mineral berilo. De forma geral, é uma pedra transparente a translúcida, na maioria das vezes rosada. Mas, existem variações laranja e amarela.
No corpo físico, a morganita ajuda a cuidar do estresse e doenças causadas por ele, a tratar da tuberculose, asma, enfisema pulmonar, problemas cardíaco, vertigem, a impotência e bloqueios pulmonares. Assim, é uma pedra poderosa para combater a resistência consciente ou inconsciente, trazer a cura e a transformação.
50. Madrepérola
Outro nome de pedra preciosa muito famosa é madrepérola; ela vem do revestimento interno iridescente de certas conchas de moluscos. A pedra possui associação com a Lua, o que permite o estímulo à imaginação e à sensibilidade, aumentando a capacidade de intuição e trazendo equilíbrio à vida.
Outro benefício da madrepérola é que ela auxilia no equilíbrio dos estados emocionais. Também ajuda a lidar com situação que sejam problemáticas e cheias de tensão.
Por fim, a proteção e a riqueza também estão ligadas à substância. Pois, as suas propriedades remetem ao dinheiro e à prosperidade.
- Leia mais: se gostou de saber os nomes de pedras preciosas? Pois, confira também: Diamante amarelo, o que é? Origem, características e preço
Fontes: Shop dos cristais, Kitboxclub, blog Micheletti