Ciência & Tecnologia

11 curiosidades incríveis sobre o planeta Marte

Sendo o quarto planeta do nosso sistema solar, Marte se assemelha muito a Terra, e possui água em vários trechos do seu território.

Marte é um planeta cheio de curiosidades desde seu nome, que deriva do nome de um deus, até mesmo por conta de seus aspectos físicos, apresentando diversas características que o torna potencialmente habitável.

O planeta é o quarto do Sistema Solar, a partir do Sol, e vizinho do planeta Terra, talvez por isso tenha tantas semelhanças e intrigue tanto os cientistas.

Vamos saber um pouco mais sobre esse planeta? Confira as curiosidades a seguir!

Curiosidades sobre Marte

1. Marte tem atmosfera e estações do ano

Se dependesse da atmosfera de Marte, nós jamais poderíamos morar por lá. Isso ocorre, porque ela é formada principalmente por dióxido de carbono (96%).

Porém, independentemente de sua composição, a atmosfera possibilita que exista climas que se repetem de tempos em tempos, algo semelhante às estações do ano como conhecemos.

2. Marte apresenta maior potencial para suportar a vida humana

Por mais que no item acima mencionamos que a atmosfera de lá não é muito acolhedora para os humanos, mesmo assim, dentre os planetas do Sistema Solar, é o que tem mais recursos adequados.

Inclusive, diversas missões espaciais que enviaram sondas para lá têm como objetivo descobrir algum vestígio de que já tenha existido vida e seres vivos no planeta, além de estudarem de maneira profunda os aspectos geológicos, para tentar prepará-lo para a exploração humana.

3. Dezenas e dezenas de sondas espaciais

Por falar em sondas espaciais, desde 1960, já foram enviadas 59 sondas para Marte. Nem todas elas foram muito bem-sucedidas, já que apenas 20 realmente conseguiram chegar e funcionar adequadamente.

E é graças a essas sondas espaciais que podemos ter tantas imagens de Marte.

4. Nome do planeta

Assim como todos os planetas do Sistema Solar, o nome de Marte veio da mitologia romana. Em razão da cor vermelha do astro, que se assemelha à cor do sangue, ele foi associado ao deus da guerra, que na mitologia romana se chama Marte e na grega, Ares.

5. As duas luas de Marte

Além do nome do planeta, suas duas luas também receberam nome vindos da mitologia. Fobos é a maior lua e o seu nome vem do deus do medo, que é filho de Ares, cujo nome originou também a palavra ‘fobia’. Já a menor lua se chama Deimos, que também é outro filho de Ares na mitologia, e que personifica o pânico e o terror.

Importante ressaltar que ambas as luas de Marte são bem menores que a nossa.

6. Água em Marte

Existe água em Marte, tanto doce como salgada. No entanto, pelo fato de a atmosfera ser pouco densa, a água não fica muito tempo na superfície.

Além disso, há também água doce no planeta que está em forma de calotas polares e de permafrost. No entanto, água em estado líquido que foi encontrada por lá é salgada e surge quando a temperatura do local alcançam mais de -23°C.

7. Vida em Marte

Acredita-se que já houve vida em Marte, no entanto, não humanos ou seres alienígenas com corpo humanoide, mas tipos de micróbios. De acordo com pesquisas, especula-se que o planeta era mais quente e com mais água e, por isso, o potencial de ter existido vida é ainda maior.

Além disso, a NASA teve acesso a uma rocha de Marte, recolhida pelo rover Curiosity, e nela encontraram nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, fósforo e carbono, substâncias essenciais para a vida.

8. Tempestades

O planeta tem, anualmente, algumas tempestades de areia bem grandes e violentas, que podem durar por várias semanas. Além dessas, também existem as tempestades globais, que ocorrem em todo o planeta a cada 5 anos.

9. Grandes altitudes e profundidades

Em Marte, encontra-se a segunda montanha mais alta do Sistema Solar, chamada de Monte Olimpo de Marte. Essa estrutura, na realidade, se trata de um vulcão extinto que conta com 21 km de altura.

No planeta, também se encontra o segundo maior desfiladeiro do Sistema Solar, com 4 mil km de extensão e mais de 7 km de profundidade, chamado de Valles Marinieri.

10. Tempo em Marte

Um dia em Marte tem quase a mesma extensão do dia na Terra. Lá, um dia possui 23 horas e 39 minutos. No entanto, o ano marciano leva quase o dobro de tempo que a Terra para completar a volta em torno do Sol: 687 dias.

Essa discrepância diz respeito à distância que Marte está do Sol e também por conta da velocidade orbital do planeta.

11. Marte já foi visto como símbolo de azar

Para as civilizações mais antigas, durante um longo período, sempre que Marte estava mais aparente no céu, isso era sinal de maus presságios e que haveria uma guerra na Terra.

Leia também:

Fonte: National Geographic.

Próxima página »

Escolhidas para você