Desenhos antigos têm um lugar especial no coração dos fãs mais nostálgicos, não apenas pelos temas, que são bem diferentes das produções atuais, mas também pela estética que evoca um passado amado pelos saudosistas.
Muitos dos desenhos que apresentaremos a seguir, mesmo tendo estreado há quase 100 anos, continuam a fazer parte da vida de diversas gerações. Isso ocorre porque as emissoras de televisão sempre reservavam um espacinho para transmiti-los.
Vamos matar um pouco da saudade de alguns desses desenhos antigos? Então vamos para a nossa lista, do mais antigo até o mais novo!
Veja também: Desenhos de terror que te causarão frio na espinha
76 desenhos antigos para matar as saudades da infância
1. Gato Félix (1919)
Criado pelo animador Pat Sullivan e desenvolvido pelo cartunista Otto Messmer, em 1919, Gato Félix é o primeiro desenho animado do mundo. O personagem principal, que dá o nome à animação, é um gato preto bastante esperto e com grande habilidade de enfrentar qualquer problema que aparecer.
Conforme o tempo foi passando, o enredo desse amado desenho antigo foi sofrendo alterações e inclusão de personagens, como o Poindexter e o Vavoom. No entanto, algumas características se mantêm em todas as gerações do desenho, como a esperteza de Félix, bem como a ajuda de sua bolsa e cauda mágicos.
Um desenho com mais de 100 anos e que traz ótimas memórias! Isso que é desenho antigo!
2. Betty Boop (1930)
Outro grande ícone do início do século passado foi o desenho da Betty Boop. A personagem era uma jovem mulher com cabelos e vestido curtos e que exalava sensualidade, o que, inclusive, chegou a causar polêmicas entre o público.
Controvérsias à parte, Betty Boop foi uma série de animação que combinava comédia, música e também alguns elementos surrealistas. Muitos dos episódios apresentam a protagonista fazendo números musicais com canções de sua época e isso conquistou muito os espectadores.
Até os dias de hoje essa personagem é vista estampando roupas, acessórios etc., o que comprova o sucesso desse desenho antigo.
3. Looney Tunes (1930)
Sem dúvida, o Looney Tunes, produzido pela Warner Bros., é um desenho antigo que alcançou um grande público, já que conta com diversos personagens com personalidades diferentes, como:
- Pernalonga;
- Patolino;
- Eufrazino Puxa-Briga;
- Gaguinho etc.
Os episódios de Looney Tunes abordam um monte de temas, como paródia de filmes famosos e sátiras sociais e culturais. Muito do humor desse amado desenho se baseia em trocadilhos, exageros e, até mesmo, desafios das leis da física, além de muitas vezes rolar um tipo de interação com o público.
Outra marca registrada do Looney Tunes é a trilha sonora que une músicas clássicas a referências da cultura pop da época, o que resulta em um show sem igual e que tem muitos fãs até os dias de hoje.
Quem é que não gosta de dar boas risadas vendo as brigas do Pernalonga e do Patolino? Por isso é tão bom assistir desenhos antigos!
4. Popeye (1933)
Criado por Elzie Crisler Segar, Popeye é um desenho animado antigo que conta a história de um marinheiro forte e corajoso, de sua namorada, Olívia Palito, e de seu inimigo, Brutus. Um elemento muito característico dessa animação é a força sobrenatural que o protagonista ganha toda vez que ele come espinafre, o que o ajuda a derrotar seu rival.
Além disso, alguns outros aspectos são bem característicos da série, como o estilo de fala do Popeye, que tem uma voz rouca e muitas vezes nem é possível compreender tudo o que ele diz, bem como sua disposição a sempre enfrentar situações perigosas.
Nem só de ação e comédia é feito Popeye, o desenho também aborda outros temas, como coragem, perseverança, amor e – é claro – alimentação saudável!
5. Tom e Jerry (1940)
Tom e Jerry é um desenho animado que conta a história em que Tom, o gato, persegue constantemente Jerry, o rato. Essa série foi criada por William Hanna e Joseph Barbera, grandes nomes desse tipo de produção e que aparecerão diversas vezes nesta nossa lista.
Um ponto muito diferente nesse desenho é que os dois personagens principais não falam, de modo que a narrativa se desenrola a partir das ações deles e também da participação de alguns coadjuvantes falantes, como o cachorro Spike, por exemplo.
Além disso, assim como no Looney Tunes, a trilha sonora de Tom e Jerry é composta predominantemente por músicas clássicas trazendo ainda mais qualidade à produção. Ainda hoje há novas versões do desenho antigo que mantêm os elementos principais intactos, mudando principalmente a qualidade e resolução das animações. Mas, quando falamos de desenhos antigos, acho que é um consenso que Tom e Jorry está entre os melhores!
6. Gasparzinho (1945)
Gasparzinho é um desenho antigo que conta a história de um fantasma amigável e bem-humorado que deseja fazer amigos e ser aceito pelos outros, apesar de sua natureza assustadora – apenas por ser um fantasma.
O enredo do desenho de Gasparzinho se resume no personagem tentando fazer amizade com humanos e outros personagens, muitas vezes encontrando situações cômicas e mal-entendidos, já que a maioria das pessoas ficam assustadas com ele. Embora ele seja um fantasma, ele é geralmente muito mais amigável do que assustador, e muitos de seus esforços para se conectar com os outros resultam em situações engraçadas e tocantes.
Desde sua estreia, nos anos 1940, Gasparzinho se tornou um personagem querido, o que conquistou fãs de todas as idades com suas aventuras amigáveis e coração caloroso, além de ser um exemplo de como as aparências podem ser enganosas.
Como é que alguém pode ter medo de um fantasminha tão fofo, né?
7. Pica-Pau (1957)
Pica-Pau é um desenho animado clássico criado por Walter Lantz e que até os dias de hoje tem muitos e muitos fãs. O protagonista tem o mesmo nome da animação e apresenta características peculiares, como sua risada estridente e suas brincadeiras engraçadas e, até mesmo, sem noção.
De modo geral, a série se concentra nas aventuras e desventuras do Pica-Pau e em suas interações com outros personagens, como:
- Leôncio,
- Zeca Urubu,
- Pé de Pano,
- Meany Ranheta etc.
O Pica-Pau é caracterizado por sua personalidade enérgica, senso de humor travesso e sua habilidade de sair de problemas de maneiras criativas e muitas vezes absurdas. Além disso, a série é famosa por seu humor físico, gags visuais e comédia exagerada.
O Pica-Pau poderia ser um personagem brasileiro, já que sempre dá um jeitinho para se descomplicar de circunstâncias improváveis.
8. Dom Pixote (1958)
Um outro desenho antigo, muito amado, é o Dom Pixote. Dom Pixote foi criado por William Hanna e Joseph Barbera. Ele estrelou sua própria série de TV, The Huckleberry Hound Show, que era composta por três desenhos animados de aproximadamente 6 minutos cada, sendo eles Dom Pixote, Plic e Ploc e Zé Colmeia.
O personagem é um cão azul que se envolve em uma série de peripécias, e que não deixa de lado a sua calma e bom humor mesmo em situações mais inusitadas. Portanto, esse desenho se tornou um fenômeno justamente pelas características de envolver um humor inteligente e com um toque de sutileza.
Portanto, como era de se esperar, Dom Pixote fez tanto sucesso que ganhou sua própria série em 1961, que durou até 1962 e teve 4 temporadas com um total de 68 episódios. Desde então, o personagem se tornou um clássico de animação e continua sendo lembrado e apreciado por várias gerações. Diz aí, ele tem ou não um lugar no nosso coração?
9. Os Flintstones (1960)
Os Flintstones é outro famoso desenho animado antigo produzido pela Hanna-Barbera Productions. A série é ambientada na Pré-História e segue as aventuras de uma família de classe média chamada Flintstone, que vive em uma cidade chamada Bedrock, onde, por ser um mundo fictício, seres humanos, dinossauros e outras criaturas pré-históricas vivem em harmonia. Pensa só!
A família Flintstone é composta por:
- Fred Flintstone (pai),
- Wilma Flintstone (mãe),
- Pedrita Flintstone (filha bebê) e
- seu animal de estimação dinossauro chamado Dino.
Já os melhores amigos deles são seus vizinhos Barney Rubble, Betty Rubble e o filho chamado Bam-Bam.
A desenho conta o dia a dia dos Flintstones e dos Rubbles, sendo a tecnologia pré-histórica uma parte integrante da série. Por exemplo: os personagens usam dispositivos como carros movidos a pedal, aves como gravadores de discos e, até mesmo, mamutes como guindastes. Assim, Bedrock se torna uma mistura perfeita e divertida de elementos modernos e primitivos, criando situações cômicas e muitas vezes caóticas. Quem é que não gosta?
10. Manda-Chuva (1961)
Um outro desenho antigo, com aquele gostinho de infância, é o Manda-Chuva. Os capítulos giram em torno de um grupo de gatos de rua liderados por Manda-Chuva, personagem principal que dá nome ao desenho, que é um gato malandro e esperto que está sempre esperando algum golpe para conseguir dinheiro facilmente.
Além dele, há também outros personagens:
- Batatinha: o gato mais amável do grupo;
- Xuxu,: o braço direito de Manda-Chuva;
- Espeto: com seu sotaque pernambucano;
- Bacana: o sedutor;
- Gênio: o menos inteligente;
- Guarda Belo: um policial que tenta, sem muito sucesso, impedir as traquinagens da gangue.
Apesar do sucesso, uma notícia ruim para os fãs de plantão: infelizmente, a série original teve apenas uma temporada com apenas 30 episódios. No entanto, calma! Isso porque as aventuras de Manda-Chuva continuaram em histórias em quadrinhos da Dell Comics e Charlton Comics nas décadas de 1960 e 1970.
Assim, dá pra matar um pouquinha a saudade, não é?
11. Show do Zé Colmeia (1961)
Zé Colmeia, também conhecido como Yogi Bear, é um personagem, com aquele ar de infância, criado por William Hanna e Joseph Barbera em 1958.
Na série, Zé Colmeia e seu amigo Catatau vivem no Parque Jellystone, uma versão caricaturada do Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos. Os dois ursos estão sempre tentando roubar cestas de piquenique dos turistas descuidados, mas o Guarda Ranger Smith vive tentando impedir as suas travessuras. Já pensou a quantidade de trapalhadas vividas por esses dois?
Devido ao seu sucesso, além de sua própria série, Zé Colmeia apareceu em diversos outros desenhos animados de Hanna-Barbera, como “A Turma do Zé Colmeia” e “Yo Yogi!”.
Por fim, a gente não podia deixar de mencionar o bordão que faz parte da identidade desse personagem: “Ei, Catatau!”. Fora que há outra marca registrada, que também faz dele um sucesso garantido em qualquer geração: sua personalidade esperta, alegre e cheia de artimanhas para conseguir comida. Fala sério, não tem como não reviver a infância, não é?
12. Os Jetsons (1962)
Aqui temos Os Jetsons, mais um grande sucesso produzido pela Hanna-Barbera Productions. Ao contrário de Os Flintstones, Os Jetsons é ambientado em futuro imaginário, no ano de 2062, e conta a história e o cotidiano tecnológico e avançado da família que dá nome ao desenho.
Os integrantes da família Jetson são:
- George Jetson (pai),
- Jane Jetson (mãe),
- Judy Jetson (filha adolescente),
- Elroy Jetson (filho mais novo),
- Astro (cão robótico) e
- Rose (a empregada robô)
Esse amado e antigo desenho mostra como a família Jetson lida com as complexidades e maravilhas da vida cotidiana em um mundo repleto de tecnologia avançada. Algumas das suas atividades incluem viagens em carros voadores, robôs domésticos que realizam tarefas domésticas, eletrodomésticos futuristas e muito mais.
Com certeza, o humor da animação se deve às situações engraçadas e conturbadas que, mesmo se passando no futuro, se assemelham às nossas, além das personalidades únicas dos personagens. É um daqueles antigos que você sente nostalgia só de pensar!
13. Feiticeira Faceira (1965)
Feiticeira Faceira é uma outra obra saudosista produzida por Hanna-Barbera. O desenho acompanha as aventuras da bruxinha Feiticeira Faceira, que usa sua magia para resolver problemas e ajudar as pessoas.
Ela encanta por sua personalidade alegre e seu jeito brincalhão de usar seus poderes mágicos. Apesar de ser uma bruxa, Feiticeira Faceira é retratada de forma positiva, como uma personagem simpática e com ótima intenções, tirando o estigma ruim que existe contra as bruxas.
Não é surpresa que a série foi muito popular na época, especialmente entre o público infantil. No entanto, para nós, os grandinhos, não deixa de ser popular também, não é? Já que os episódios trazem histórias divertidas e cheias de magia, que são, definitivamente, cativantes.
14. Speed Racer (1967)
Speed Racer é um dos primeiros desenhos japoneses que conquistou o mundo todo. De forma resumida, a trama gira em torno de Speed Racer, um talentoso piloto de corridas que dirige o carro número 5, o Mach 5. Ele é acompanhado por seu amigo e mecânico Sparky e por sua família, incluindo:
- seu pai, Pops Racer, um engenheiro de carros de corrida que projetou o Mach 5;
- sua mãe, Mamãe Racer;
- seu irmão mais novo, Spritle; e
- o mascote da família, o chimpanzé Cham-Cham.
Speed Racer e sua equipe competem em diversas corridas ao redor do mundo, enfrentando rivais habilidosos e perigosas pistas. Além das corridas, a série também se conta algumas histórias de espionagem e conspirações, muitas vezes envolvendo organizações criminosas e segredos industriais. Coisas que todo mundo gosta, não é mesmo?
Um dos elementos mais marcantes do desenho é o carro de corrida de Speed Racer, o Mach 5, que é equipado com uma série de recursos especiais, como um motor turbo impulsionado por um botão, pneus resistentes a estilhaços, lâminas de serra nas rodas e um sistema de pulo hidráulico, o que torna as corridas ainda mais emocionantes e cheias de ação. A gente perde até o fôlego.
15. Corrida Maluca (1968)
E vamos de mais uma produção Hanna-Barbera. Corrida Maluca é um desenho antigo e clássico que também mostra competições de corridas, mas aqui elas são o puro caos entre diversos personagens e suas equipes, cada um lutando para chegar à linha de chegada em primeiro lugar, independentemente dos meios para conseguir.
Para que a loucura seja completa, a animação conta diversos personagens excêntricos e seus carros equipados, sendo alguns deles:
- Penélope Charmosa: a única mulher competindo nas corridas;
- Irmãos Rocha e seu mascote, o Buldogue Morsa: que sempre protegem a Penélope;
- Trapalhão: que constantemente tenta prejudicar Penélope durante as corridas e é o vilão do desenho;
- Dick Vigarista e seu fiel companheiro Muttley: conhecidos por seus truques sujos e tentativas de sabotagem para ganhar a corrida, entre outros.
Cada episódio apresenta uma corrida diferente, frequentemente com um tema exótico ou localização incomum. Claramente, as trapaças e estratégias malucas dos competidores são a principal fonte de humor da série. No final de cada episódio, uma medalha de ouro é concedida ao vencedor, seguido por Dick Vigarista e Muttley, que muitas vezes enfrentam algum tipo de punição por suas trapaças.
É um clássico que nunca perde a graça!
15. A Pantera Cor-de-Rosa (1969)
Vai falar que você não se lembra quando tocava a música icônica de abertura desse desenho? Ao longo dos anos, a Pantera Cor-de-Rosa protagonizou diversas aventuras divertidas e cheias de humor, sempre com sua personalidade descontraída e seu jeito bem peculiar de resolver os problemas.
Nos episódios, a Pantera Cor-de-Rosa não comunica verbalmente, apenas através de mímica, e é sempre acompanhada pela famosa trilha sonora composta por Henry Mancini, que a gente mencionou como icônica bem no início. Além de Pantera, a história também conta com outros personagens, como o Inspetor, um típico policial francês, e o Tamanduá e a Formiga.
Por fim, não é nenhuma novidade que esse desenho antigo foi um verdadeiro sucesso. No Brasil, ele já foi transmitido pela TV Tupi e pela TV Globo. Atualmente, a gente consegue acompanhar através de canais fechados, a exemplo do Cartoon Network e o Boomerang. Vale a pena relembrar desenhos antigos icônicos como esse.
16. Scooby-Doo, cadê você? (1969)
Se acharam que as produções de Hanna-Barbera acabaram, se enganaram. Scooby-Doo é mais uma série de desenhos animados criada pela produtora e conta a história de um grupo de adolescentes detetives e seu cão covarde, resolvendo mistérios que envolvem fenômenos supostamente sobrenaturais.
Os membros da equipe são:
- Fred Jones: o líder do grupo, conhecido por sua coragem e habilidade em armar armadilhas elaboradas para capturar vilões. Ele dirige a van da equipe, conhecida como “Máquina do Mistério” e sempre tenta jogar seu charme para Daphne.
- Daphne Blake: uma jovem elegante que está sempre pronta para a ação e tem um grande interesse pela moda e pelo Fred.
- Velma Dinkley: a inteligente do grupo, frequentemente resolvendo quebra-cabeças e enigmas, além de ser responsável por encontrar pistas importantes.
- Salsicha Rogers: conhecido por sua fome constante e natureza covarde, ele muitas vezes se envolve em situações engraçadas com seu cão Scooby-Doo.
- Scooby-Doo: o cão da raça Dogue Alemão, conhecido por sua fala engraçada, medo de quase tudo e amor por comida. Ele muitas vezes acaba sendo o herói improvável das histórias.
Em resumo, a série envolve os jovens viajando em sua van e investigando casos aparentemente sobrenaturais, que quase sempre têm uma explicação racional no fim, já que frequentemente descobrem que os “monstros” são, na verdade, vilões humanos disfarçados que usam truques e ilusões para assustar as pessoas e realizar atividades criminosas.
O curioso é que, por mais que seja um dos desenhos mais antigos, também é constantemente reaproveitado em novas animações. Todas elas ótimas!
17. A Família Addams (1973)
O desenho animado A Família Addams de 1973 é uma adaptação da famosa série de televisão e quadrinhos sobre uma família gótica e excêntrica que vive com entusiasmo sua peculiaridade e o macabro em um mundo supostamente “normal”.
Os principais personagens desse desenho animado são:
- Gomez Addams: o patriarca da família, apaixonado e entusiasmado, frequentemente envolvido em esquemas malucos e atividades excêntricas. Ele é casado com Mortícia e pai de dois filhos, Wandinha e Feioso.
- Mortícia Addams: a mãe sombria e sedutora, conhecida por seu charme gótico e adoração por tudo o que é mórbido e macabro. Ela é uma mãe amorosa e dedicada.
- Wandinha Addams: é uma garotinha curiosa que se diverte com suas atividades peculiares e é amiga próxima de seu irmão Feioso.
- Feioso Addams: é um garoto com um interesse natural por todas as coisas assustadoras e mórbidas. Ele tem um grande afeto por sua irmã Wandinha.
- Tio Chico: o tio-avô excêntrico de Gomez, é um inventor maluco e mágico amador. Ele vive no porão da mansão Addams e cria diversas invenções extravagantes.
- Itt: um ser peludo e trapalhão que é o primo distante da família, muitas vezes fazendo aparições surpreendentes e hilariantes.
O desenho animado conta a história da vida cotidiana da Família Addams em sua mansão assombrada, que é repleta de armadilhas, dispositivos peculiares e uma série de acontecimentos fora do comum.
Cada episódio apresenta uma nova situação estranha ou engraçada que a família enfrenta, muitas vezes causando confusão para os “normais” que cruzam seu caminho. A série explora as interações da família entre si e com o mundo exterior, enquanto eles tentam se adaptar ao que a maioria das pessoas considera “normal”.
18. A Turma da Mônica (1976)
O nosso representante da lista A Turma da Mônica é um famoso desenho animado brasileiro baseado nas histórias em quadrinhos criadas por Mauricio de Sousa. A série animada traz as aventuras de um grupo de crianças que vivem em um bairro fictício chamado Bairro do Limoeiro.
Os principais personagens do desenho são:
- Mônica: uma menina forte, determinada e muitas vezes mandona, conhecida por carregar um coelho de pelúcia chamado Sansão.
- Cebolinha: um garoto com cabelo espetado que tem uma dificuldade notória em pronunciar a letra “R”. Ele é conhecido por suas tentativas de criar planos mirabolantes para roubar o Sansão, mas que muitas vezes são frustrados pela Mônica.
- Cascão: um menino que tem pavor de água e evita tomar banho a todo custo. Ele é amigo de Cebolinha e juntos se metem em diversas brigas com a Mônica.
- Magali: uma menina extremamente comilona que tem um apetite voraz, especialmente melancias. Ela é conhecida por seu temperamento doce e sua energia contagiante.
A série animada segue as travessuras, brincadeiras, rivalidades e amizades da turma de crianças enquanto exploram o mundo ao seu redor. Cada episódio apresenta situações engraçadas e lições valiosas sobre amizade, respeito e trabalho em equipe. Os personagens frequentemente enfrentam desafios e dilemas próprios da infância, mas sempre encontram maneiras criativas de superar os obstáculos.
Os brasileiros muito bem representados por uma produção incrível como essa, né?
19. Capitão Caverna e as Panterinhas (1977)
Não há como negar que as histórias do Capitão Caverna e suas amigas Panterinhas são repletas de suspense, aventura e, claro, uma boa comédia. O grupo se envolve em mistérios e casos a serem resolvidos, sempre com a ajuda dos poderes especiais do Capitão Caverna, que derrota seus inimigos com mais facilidade.
O protagonista é um ser pré-histórico bem baixinho e cabeludo que usa um porrete como arma. já imaginou?
As três garotas, conhecidas como Panterinhas – no Brasil, Sabrina, Neli e Gilda. Elas são uma paródia das famosas Panteras (que estrearam na TV no ano anterior), com suas personalidades distintas e habilidades especiais que complementam as do Capitão Caverna.
Sabrina é a líder do grupo, inteligente e calorosa. A Neli é uma atleta, ágil e forte. Já Gilda é a mais distraída e desastrada das três. Juntos, o Capitão Caverna e as Panterinhas formam uma equipe que resolve mistérios e enfrenta vilões em suas mais variadas aventuras. Eu não sei vocês, mas eu amo desenhos antigos com esse estilo!
20. Riquinho (1980)
Riquinho é um desenho animado baseado nos quadrinhos de mesmo nome criados por Alfred Harvey e Warren Kremer. A série animada mostra as aventuras de um garoto extremamente rico chamado Richard “Riquinho” Rich, que vive em uma mansão luxuosa e repleta de inovações tecnológicas com seus pais e sua fiel equipe de empregados.
Seus pais, o Sr. e a Sra. Rich, são dedicados a Riquinho e geralmente o deixam explorar e se aventurar livremente.
Riquinho é conhecido por sua natureza generosa e benevolente, usando sua riqueza para ajudar os outros e resolver problemas. Ele frequentemente se envolve em situações incomuns e excêntricas, que variam de desafios esportivos e exploratórios a enfrentar vilões trapaceiros e aventureiros internacionais.
Ao longo da série, Riquinho demonstra que, apesar de sua riqueza, ele valoriza a amizade e a honestidade acima de tudo. Uma boa lição para as crianças!
21. Os Smurfs (1981)
Os Smurfs é um desenho animado baseado nos personagens criados pelo cartunista belga Peyo (Pierre Culliford), e a história se passa na aldeia dos Smurfs, criaturas mágicas e amigáveis que vivem em casinhas de cogumelos e têm personalidades distintas, geralmente refletidas em seus nomes, como:
- Smurf Resmungão,
- Smurfette,
- Papai Smurf,
- Smurf Tontinho, entre outros.
Cada Smurf desempenha um papel único na comunidade, contribuindo para a vila de várias maneiras.
O principal antagonista é Gargamel, um feiticeiro malvado que deseja capturar os Smurfs para usar em poções mágicas que lhe proporcionarão riqueza e poder. Ele é frequentemente acompanhado por seu gato, Cruel. Os Smurfs frequentemente se unem para estragar ou impedir os planos de Gargamel e superar os problemas que enfrentam.
O líder dos Smurfs é Papai Smurf, um velho sábio e carinhoso que ajuda os outros Smurfs e dá conselhos valiosos. Uma coisa legal dos desenhos antigos é como eles carregam mensagens poderosas, como é o caso da união dos Smurfs nesse caso.
22. Inspetor Bugiganga (1982)
Inspetor Bugiganga é um desenho animado que estreou em 1983 e segue as aventuras de um detetive desajeitado chamado Inspetor Bugiganga.
O protagonista é um policial distraído e atrapalhado que trabalha para a polícia Metro City. Ele é conhecido por sua falta de habilidades de detetive, mas o que falta em intuição é compensado por suas incríveis invenções e dispositivos tecnológicos. Bugiganga é frequentemente convocado pelo Chefe Quimby, chefe da polícia, para resolver casos e enfrentar ameaças criminosas.
O fiel cão de Bugiganga, Sultão, também o acompanha em suas missões, muitas vezes agindo como um ajudante valente. No entanto, a verdadeira cabeça por trás das operações é o Gênio, o sobrinho de Bugiganga, que sabe muito de tecnologia e constrói os dispositivos que ajudam Bugiganga em suas investigações.
A principal antagonista é a Dra. Garra, uma vilã engenhosa e mestra do disfarce que comanda uma organização criminosa chamada M.A.D. (Missão Após Missão Arriscada). Ela constantemente conspira para causar caos e dominar o mundo, e Bugiganga e sua equipe estão sempre em sua cola.
O desenho animado é conhecido por seu humor leve e situações cômicas, frequentemente resultantes das trapalhadas de Bugiganga e das interações engraçadas entre os personagens.
23. He-Man (1983)
He-Man e os Defensores do Universo é um desenho animado baseado na linha de brinquedos de mesmo nome da Mattel e narra as aventuras de Prince Adam, que se transforma no herói poderoso He-Man para proteger o reino de Eternia do malvado Esqueleto e suas forças malignas.
A série se passa no planeta fictício de Eternia, um lugar mágico e repleto de criaturas e tecnologias avançadas. Prince Adam, o filho do Rei Randor e da Rainha Marlena, é um jovem corajoso que vive no Castelo de Grayskull. Quando ele levanta sua espada mágica e proclama “Pelos poderes de Grayskull, eu tenho a força!”, ele se transforma em He-Man, um guerreiro incrivelmente poderoso e destemido.
He-Man é acompanhado por seus amigos e aliados, incluindo:
- Gato Guerreiro : o fiel companheiro de He-Man, que também se transforma de um tigre comum em uma montaria blindada quando Adam se transforma em He-Man.
- Feiticeira: a defensora do castelo de Grayskull e possuía vários poderes.
- Teela: filha da Feiticeira, Teela é uma guerreira habilidosa e uma das aliadas mais próximas de He-Man.
- Orko: um mágico atrapalhado e bem-intencionado que frequentemente causa confusão enquanto tenta ajudar.
- Rainha Marlena: mãe de Adam, originalmente uma astronauta da Terra que se tornou rainha de Eternia após um acidente.
O principal antagonista é Esqueleto, um feiticeiro perverso e cruel que deseja conquistar Eternia e obter os poderes secretos do Castelo de Grayskull. Ele comanda um exército de vilões, incluindo nomes como Maligna, Homem-Fera e Trap-Jaw. Quem nunca falou a famosa frase de He-Man junto com ele?
24. A turma do Charlie Brown (1983)
A turma do Charlie Brown não pode ficar de fora da nossa lista. Esse é um desenho antigo baseado na tira de quadrinhos Peanuts, criado por Charles M. Schulz. Sendo assim, a história acompanha as aventuras do garoto Charlie Brown, um personagem cheio de inseguranças e má sorte, mas dotado de esperança e determinação.
Charlie Brown é o protagonista e é visto como um reflexo do próprio Schulz, que compartilhava muitas das inseguranças e dúvidas do personagem. Ele é constantemente alvo de brincadeiras e zombarias de seus amigos, como a garota Lucy, que sempre tira a bola de futebol quando vai chutar, fazendo-o cair. Apesar disso, Charlie Brown nunca desiste e continua tentando. Uma verdadeira história de determinação, não é?
Por fim, além de Charlie Brown, a turma é composta por outros personagens icônicos, como Snoopy, o cachorro de hóspedes de Charlie que tem uma imaginação fértil e vive em um mundo de fantasia; Linus, o amigo de Charlie que carrega consigo uma manta; e a Garota Ruiva, a paixão platônica de Charlie Brown.
25. Caverna do Dragão (1983)
A Caverna do Dragão é verdadeiro clássico dos anos 80, e foi baseado no popular jogo de RPG Dungeons & Dragons da TSR. O desenho fala sobre as aventuras de seis jovens estudantes que, durante uma viagem escolar, são transportados para um mundo mágico e perigoso conhecido como o Reino da Caverna do Dragão. Essa descrição é familiar, né?
Na história, nesse mundo fantástico, os jovens são guiados pelo Mestre dos Magos, que lhes concedem armas mágicas com poderes especiais para enfrentar os desafios que encontram, que, aliás, não são poucos. Nesse grupo estão:
- Hank: o Arqueiro;
- Eric: o Cavaleiro;
- Diana: uma acrobata;
- Sheila: uma Ladina;
- Bobby: o Bárbaro;
- Uni: a pequena cabra mágica que acompanha Bobby.
Por fim, vale dizer que, juntos, eles enfrentam vilões como o Vingador, um guerreiro malvado que também possui uma arma mágica, e criaturas perigosas como dragões e goblins. Ao longo de suas aventuras, os jovens aprendem a trabalhar em equipe, e também a usar seus poderes de forma responsável e a nunca perder a esperança de um dia voltarem para casa. O mais triste é que ele entra na lista dos desenhos antigos sem final!
26. Transformers (1984)
Transformers é um desenho animado antigo que estreou em 1984, baseado na linha de brinquedos homônima da Hasbro e na série de quadrinhos da Marvel Comics. A animação apresenta duas facções de robôs alienígenas transformáveis que se envolvem em uma batalha épica pelo controle de seu planeta natal, Cybertron, e pela busca por recursos energéticos.
A trama gira em torno dos Autobots e dos Decepticons, duas raças de robôs que possuem a capacidade de se transformar entre formas humanoides e veículos.
Os Autobots são liderados por Optimus Prime e buscam proteger a vida e preservar a paz em Cybertron e em outros lugares. Os Decepticons, liderados por Megatron, buscam poder e dominação através da conquista.
Os Autobots são conhecidos por sua ética nobre e desejam usar a tecnologia para o bem de todos. Eles frequentemente se aliam aos humanos para combater as ameaças dos Decepticons. Alguns dos personagens Autobots notáveis incluem Bumblebee, Jazz e Ironhide.
Os Decepticons, por outro lado, são mais gananciosos e desejam usar o poder dos recursos energéticos, como o Energon, para alcançar a supremacia. Eles frequentemente exploram e devastam planetas em busca desses recursos. Além de Megatron, os Decepticons incluem Starscream, Soundwave e Shockwave.
27. ThunderCats (1985)
ThunderCats é um desenho antigo de ação e aventura que estreou em 1985 e conta as aventuras dos ThunderCats, um grupo de heróis humanoides com habilidades especiais, enquanto eles lutam contra as forças do mal e buscam proteger seu planeta natal, Thundera, e posteriormente a Terra, de ameaças perigosas.
A história começa com a destruição do planeta Thundera, lar dos ThunderCats, por forças misteriosas e devastadoras. Os ThunderCats conseguem escapar em sua nave, a Nave de Flagelo, e aterrissam na Terceira Terra, um planeta parecido com a Terra mas com tecnologia e civilizações antigas.
Os principais personagens ThunderCats incluem:
- Lion-O: O jovem líder dos ThunderCats, Lion-O é o herdeiro do Trono do Trovão e possui a lendária Espada Justiceira, que lhe concede poderes especiais, incluindo a habilidade de enxergar além das aparências.
- Cheetara: Uma Thunderiana veloz, Cheetara tem a habilidade de correr em velocidades incríveis. Ela também é uma habilidosa combatente.
- Panthro: O engenheiro e mecânico dos ThunderCats, Panthro é um guerreiro habilidoso que usa suas garras para lutar. Ele é o piloto da Nave de Flagelo.
- Tygra: Com poderes de invisibilidade e controle mental, Tygra é um estrategista talentoso e um membro valioso da equipe.
- WilyKit e WilyKat: Irmãos gêmeos travessos, eles têm habilidades especiais e frequentemente auxiliam os ThunderCats em suas missões.
- Snarf: O fiel animal de estimação de Lion-O, Snarf é uma criatura parecida com um gato que desempenha um papel de apoio e alívio cômico.
Os ThunderCats frequentemente se confrontam com seus arqui-inimigos, os Mutantes e o feiticeiro maligno Mumm-Ra. Os Mutantes, liderados por Escamoso, são piratas espaciais que buscam capturar os ThunderCats e a tecnologia da Terceira Terra. Mumm-Ra é um feiticeiro imortal que busca poder e dominação.
28. Ursinhos Carinhosos (1985)
Ursinhos Carinhosos é um desenho animado que estreou em 1985, baseado em uma linha de brinquedos criada pela American Greetings. O enredo conta a história de um grupo de adoráveis ursos coloridos que vivem na Terra do Carinho e espalham amor, bondade e alegria por onde vão.
Cada Urso Carinhoso tem uma marca especial no peito, conhecida como “barriguinha”, que reflete sua personalidade e poderes únicos.
Os Ursinhos Carinhosos são liderados por Tio Carinhoso e Tia Carinhosa, dois ursos mais velhos que guiam os outros Ursinhos Carinhosos e os ajudam a aprender lições importantes sobre amizade, empatia e compaixão. Além dos líderes, alguns dos Ursinhos Carinhosos notáveis incluem:
- Ursinho Carinhoso Amigo: Um dos principais protagonistas, ele é um especialista em curar relações e resolver conflitos.
- Ursinha Carinhosa: Ela é doce e adora cozinhar, espalhando amor através de suas deliciosas guloseimas.
- Ursinho Carinhoso Sonhador: Criativo e imaginativo, ele ajuda a realizar sonhos e incentiva a criatividade.
- Ursinho Carinhoso Coração Valente: Ele é corajoso e destemido, enfrentando desafios para proteger os outros.
- Ursinho Carinhoso Azul: O líder dos Ursinhos Carinhosos, ele é o símbolo da alegria e da esperança.
Os Ursinhos Carinhosos frequentemente viajam para a Terra para ajudar crianças e adultos a lidar com problemas emocionais, como tristeza, medo e solidão. Eles utilizam seus poderes especiais e habilidades para enviar raios carinhosos que resolvem conflitos e promovem sentimentos positivos.
É muita fofura em um desenho antigo só!
29. She-Ra (1985)
She-Ra: A Princesa do Poder é um desenho animado antigo que estreou em 1985 como um spin-off da série He-Man e os Defensores do Universo. A série segue as aventuras de Adora, uma jovem guerreira que se transforma na poderosa She-Ra e lidera um grupo de heróis em sua luta contra as forças do mal, incluindo sua irmã gêmea, a vilã Horda Prime, e seu exército.
A história começa quando Adora, uma soldada da Horda, descobre sua verdadeira origem como princesa de Eternia e irmã gêmea de He-Man (Príncipe Adam). Ao se libertar do controle da Horda, Adora se une a um grupo de rebeldes que luta contra a opressão da Horda. Ela ganha a Espada da Proteção, que a transforma na poderosa guerreira She-Ra sempre que ela a ergue.
She-Ra lidera a Rebelião, um grupo de heróis que busca libertar o planeta Eternia da tirania da Horda. Ela é acompanhada por amigos e aliados, incluindo:
- Glimmer: Filha da Rainha Ângela e uma das líderes da Rebelião, Glimmer possui habilidades mágicas.
- Arqueiro: Um guerreiro habilidoso que é um mestre com o arco e flecha.
- Madame Riso: Uma mulher mecânica e engenheira que cria dispositivos para a Rebelião.
- Vassoura Espacial: Um ser voador e leal amigo de She-Ra.
- Bow: O melhor amigo de She-Ra e um especialista em arco e flecha.
O principal antagonista é Horda Prime, líder da Horda e responsável por manter Eternia sob seu domínio. Ele é apoiado por vilões como Hordak, Grizzlor e Mantenna.
30. Dragon Ball (1986)
Dragon Ball é um famoso anime baseado no mangá homônimo criado por Akira Toriyama. A série estreou em 1986 e começa seguindo as aventuras de Son Goku, um garoto ingênuo com força e habilidades sobre-humanas, que vive sozinho nas montanhas depois de ter sido encontrado e criado por um idoso chamado Son Gohan. Goku possui uma cauda de macaco e desconhece suas verdadeiras origens.
Quando Goku conhece Bulma, uma cientista brilhante, ela o convence a embarcar em uma jornada para encontrar as Esferas do Dragão, sete esferas mágicas que, quando reunidas, podem invocar um dragão que realiza um desejo. Juntos, eles enfrentam uma série de desafios, incluindo monstros, bandidos e outros guerreiros.
Ao longo de suas aventuras, Goku e Bulma fazem novos amigos, incluindo o mestre de artes marciais Mestre Kame, o valente Kuririn e Yamcha, entre outros. A primeira parte da série é marcada por torneios de artes marciais, batalhas emocionantes e humor leve.
No entanto, à medida que a série progride, Goku descobre sua verdadeira natureza como um Saiyajin, uma raça guerreira alienígena, e enfrenta ameaças mais sérias, como o exército da Fita Vermelha e o Rei Piccolo, um vilão poderoso. E sim, animes também podem ser considerados desenhos antigos.
31. Os Cavaleiros do Zodíaco (1986)
Os Cavaleiros do Zodíaco é um anime e mangá antigo criado por Masami Kurumada e segue as aventuras de um grupo de jovens guerreiros chamados Cavaleiros do Zodíaco, que protegem a deusa Atena e lutam contra as forças do mal para salvar a Terra e o Universo, como em uma versão mitológica do século XX.
Os Cavaleiros do Zodíaco são guerreiros que usam armaduras místicas chamadas Armaduras de Ouro, representando os doze signos do zodíaco. Cada Cavaleiro é protegido por uma constelação e possui habilidades especiais associadas a ela.
Os principais Cavaleiros do Zodíaco incluem:
- Seiya de Pégaso: O protagonista, Seiya é determinado e corajoso, vestindo a Armadura de Pégaso.
- Shiryu de Dragão: Um guerreiro focado e leal, Shiryu veste a Armadura de Dragão.
- Hyoga de Cisne: Calmo e controlado, Hyoga utiliza a Armadura de Cisne.
- Shun de Andrômeda: Um combatente gentil e compassivo que usa a Armadura de Andrômeda.
- Ikki de Fênix: O irmão mais velho de Shun, Ikki é misterioso e poderoso, vestindo a Armadura de Fênix.
32. Pingu (1986)
Esse desenho pra lá de especial acompanha as aventuras do personagem principal, Pingu, um pinguim curioso e brincalhão que mora com seus pais e sua irmã Pinga. Além da família, Pingu tem outros amigos pinguins, como Pingo e Pingg, que costumam convencê-lo a fazer travessuras.
Outro personagem bem importante é Robby, uma foca que também é amiga de Pingu.
No geral, os episódios são bem curtos, com duração de 5 minutos cada, e retratam o dia a dia de Pingu e sua família, mostrando suas brincadeiras, aprendizados e interações com a comunidade onde vivem. O que não atrapalha a cumprir o seu propósito.
Por fim, um aspecto curioso sobre esse desenho é que ele ficou conhecido pela sua linguagem única, uma espécie de “pinguinês” inventada pelos criadores, que dá um toque de humor e encanto aos diálogos, fazendo bastante sucesso com o público.
33. Tartarugas Ninja (1987)
Tartarugas Ninja é um desenho animado antigo baseado em uma série de quadrinhos criada por Kevin Eastman e Peter Laird e segue as aventuras de quatro tartarugas mutantes adolescentes, que são treinadas por seu mestre, o rato mutante Splinter, nas artes marciais ninjutsu.
As Tartarugas Ninja vivem no esgoto de Nova Iorque e se esforçam para combater o crime e derrotar o vilão Destruidor, líder do Clã do Pé (Foot Clan). As tartarugas são conhecidas por suas personalidades únicas:
- Leonardo: líder do grupo, Leonardo é disciplinado e sério, especializado em esgrima com suas espadas.
- Michelangelo: o palhaço da equipe, Michelangelo é engraçado, descontraído e habilidoso com as nunchakus.
- Donatello: o gênio tecnológico, Donatello é responsável pela engenharia e é mestre no uso do bastão bo.
- Raphael: o temperamental, Raphael é impetuoso e especializado no uso das sai.
As Tartarugas Ninja frequentemente trabalham para proteger a cidade de Nova Iorque dos planos malignos de Destruidor e do Clã do Pé, que buscam controlar a cidade através do crime e da corrupção.
Outros personagens notáveis incluem a repórter April O’Neil, aliada das tartarugas e uma amiga próxima, e Casey Jones, um vigilante que luta contra o crime usando equipamentos esportivos.
34. DuckTales: Os Caçadores de Aventuras (1987)
DuckTales: Os Caçadores de Aventuras é um daqueles desenhos antigos clássicos da Disney. Baseado nos quadrinhos do Tio Patinhas, criados por Carl Barks e acompanha as aventuras da família Pato, liderada pelo Tio Patinhas, em busca de tesouros e mistérios ao redor do mundo.
Além do Tio Patinhas, a série conta com outros personagens, como os sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho, que moram com o tio e participam das suas aventuras. Também fazem parte do elenco a empregada Betina, o piloto Juba e o mordomo Davi. Cada um deles têm sua própria personalidade e contribui de forma única para as histórias.
Todas as aventuras da família Pato levam a lugares exóticos e perigosos, onde enfrentam vilões, criaturas místicas e situações inesperadas. O Tio Patinhas, apesar de seu jeito mesquinho e avarento, sempre usa sua inteligência e recursos para sair ileso das enrascadas. Por isso mesmo, é um dos desenhos antigos mais icônicos.
35. Garfield e seus amigos (1988)
Garfield e Seus Amigos é um desenho animado antigo baseado nas tirinhas de quadrinhos criadas por Jim Davis e apresenta as aventuras e desventuras do gato preguiçoso e comilão Garfield, juntamente com outros personagens cativantes.
A série é composta por segmentos diferentes, cada um com sua própria história e personagens. Os segmentos principais apresentam Garfield, o gato sarcástico que ama dormir, comer lasanha e zombar de seu dono Jon Arbuckle e de seu cão de estimação, Odie. Garfield é conhecido por sua personalidade preguiçosa, seu senso de humor afiado e suas travessuras.
Além das histórias de Garfield, a série também inclui segmentos dos “Amigos”, que geralmente giram em torno de personagens secundários, como:
- Fazendo História: Um segmento histórico que apresenta personagens como Orson, o porco líder, e seus irmãos pequenos. Eles vivem em uma fazenda e frequentemente enfrentam desafios e situações engraçadas.
- U.S. Acres: Outro segmento da fazenda que segue as vidas e peripécias dos animais da fazenda, cada um com sua própria personalidade e problemas.
- Garfield Sozinho: Geralmente uma paródia de filmes, livros ou cultura pop, onde Garfield se encontra em situações incomuns e engraçadas.
36. As aventuras de Babar (1989)
Após ser promovido e educado por uma velha senhora humana na cidade, Babar retorna à floresta para salvar seus amigos elefantes. Ele então é coroado rei e fundado na Cidade dos Elefantes, Celesteville, com a ajuda de sua esposa Celeste e seus três filhos – Pom, Flora e Alexander.
O personagem principal é acompanhado por um grupo de amigos e conselheiros, os quais são:
- macaco Zéfiro: seu melhor amigo;
- Cornelius: o primeiro-ministro conhecimentos e experiência;
- Pompadour: o ministro financeiro aristocrático.
Na trama, seu principal rival é Rataxes, o rei dos rinocerontes, que trava uma luta incansável tentando derrubar Babar.
Nas últimas temporadas, o desenho passa a focar mais nas aventuras dos filhos de Babar, como seu neto Badou. Não há como negar: a história de Babar, com sua mistura de personagens animais e humanos, continua encantando gerações de fãs desde sua estreia em 1989. A gente tem que concordar, não é?
37. Tico e Teco e os Defensores da lei (1989)
Tico e Teco são dois esquilos pra lá de atrapalhados que apareceram pela primeira vez em um desenho de Plutão, em 1943.
Na década de 80, Tico e Teco ganharam sua própria série animada, Tico e Teco e os Defensores da Lei. Aqui, os dois esquilos formam uma equipe de resgate chamada Defensores da Lei junto com outros personagens, como Monterey Jack, Zipper e Gadget Hackwrench.
Na história, Tico é o mais inteligente e estratégico dos dois, enquanto Teco é o mais tolo e desastrado. Já pensou no que isso pode causar? Juntos, eles enfrentam vilões e resolvem mistérios, usando suas habilidades de esqui para escalar, pular e se esquivar pelos mais diversos ambientes.
38. O fantástico mundo de Bobby (1990)
Esse desenho antigo aborda as aventuras de Bobby, um menino de 10 anos que vive em uma cidade chamada Metropolis. Ele é um garoto inteligente e curioso, que adora inventar coisas e resolver mistérios. Ele é acompanhado por seu cachorro, Plotágoras, um cão falante e de óculos, que é seu fiel companheiro em todas as aventuras.
Na trama, ainda podemos ver outros personagens:
- Susan, uma garota de 12 anos que é a voz da razão e tenta manter Bobby, seu irmão, fora de encrencas;
- Professor Thinkerboy, um cientista excêntrico que é mentor de Bobby e o ajuda em suas invenções;
- Inspetor Fenwick, um policial que desconfia das atividades de Bobby e tenta prendê-lo, mas acaba sendo enganado pelo garoto.
Por fim, vale dizer que esse clássico era conhecido por suas histórias divertidas e cheias de ação, misturando elementos de ficção científica, mistério e uma pitadinha de comédia. Quem lembra desse desenho antigo?
39. As aventuras de TinTim (1991)
Tintim, é um repórter que usa suas habilidades de investigação para desvendar aqueles casos intrigantes. Além dele, a gente também encontra a participação:
- Capitão Haddock: um marinheiro rude mas de bom coração;
- Os detetives gêmeos: Dupond e Dupont;
- Professor Girassol
- Bianca Castafiore: a dramática cantora de ópera.
Com essa turma, pode ter certeza: não vai faltar nenhuma aventura!
Hergé criou um mundo detalhado para as histórias de Tintim, com referências a eventos históricos contemporâneos, como a Revolução Russa e a Segunda Guerra Mundial.
40. Doug (1991)
O desenho animado Doug foi criado pelo artista Jim Jinkins. O enredo traz as aventuras do garoto de 12 anos, Douglas Funnie, que se muda com sua família para a cidade de Bluffington.
Doug é um menino tímido e com uma baita imaginação que adora escrever em seu diário. Ele divide a história com o seu melhor amigo, Skeeter Valentine, um garoto inteligente que apresenta a banda Os Beets a Doug.
A família de Doug também é bem presente no desenho. Os seus pais, Theda e Phil Funnie, e seu cachorro de estimação, Costelinha, que às vezes começa a agir como um ser humano, e também o rico e esnobe Beebe Bluff, a amiga Connie Benge e o colega Chalky Studebaker.
Por fim, não tem como negar que esse desenho se destacava, e ainda se destaca, por trazer discussões sobre muitas situações bem comuns da adolescência, como insegurança e amizade. Acho que é um dos desenhos animados antigos mais lembrados pelos millenials.
41. Rugrats: Os Anjinhos (1991)
Rugrats: Os Anjinhos é uma série de desenho animado norte-americana produzida pela Nickelodeon Animation Studios e Klasky Csupo. Portanto, conta as aventuras de um grupo de bebês, liderados por Tommy Pickles, Chuckie Finster e os gêmeos Phil e Lil DeVille, que são capazes de se comunicar entre si em uma linguagem que os adultos não são capazes de compreender.
Apesar de os adultos não os entenderem, os bebês são capazes de compreender o que seus pais falam, ainda que muitas vezes não compreendam direito, como a métafora.
A prima mais velha de Tommy, Angelica Pickles, de três anos, é capaz de se comunicar normalmente com os bebês e com os adultos, e usa essa habilidade para tirar vantagem de ambas as partes. Ou seja: é uma baita espertinha.
Ou seja: essa turminha tem muita história!
42. A turma do Pateta (1992)
O protagonista, Pateta, é bem humorado e desastrado, que sempre se envolve em situações engraçadas e imprevisíveis. Apesar de suas armadilhas, ele é um personagem carismático e de bom coração, que aprende lições importantes ao longo de suas aventuras.
Ao lado de Pateta, o desenho conta com outros personagens, como Max, seu filho adolescente, que é mais responsável e tenta manter seu pai bem longe de problemas. Há também outros amigos de Pateta, como Pete, um vizinho rabugento, e Pistache, uma garota esperta e aventureira.
Juntos, eles vivem diversas situações inusitadas e aprendem lições sobre amizade, família e responsabilidade. Diz aí: é ou não é um clássico da nossa infância?
43. Batman: A Série Animada (1992)
Não tem como negar, né? O Batman é um verdadeiro clássico da nossa infância. O personagem principal, o milionário Bruce Wayne, que se transforma no juiz mascarado para combater o crime em Gotham City.
Kevin Conroy empresta sua voz ao personagem principal, dando vida a um Batman sombrio e atormentado por seus próprios demônios. Ao seu lado, está o mordomo Alfred, interpretado por Efrem Zimbalist Jr., que atua como uma figura paterna para Bruce.
Entre os vilões mais icônicos, é claro que a gente não pode deixar de mencionar que aparecem na série estão o Coringa, dublado por Mark Hamill, o Pinguim, o Charada, o Espantalho e Duas-Caras. Cada um deles possui uma personalidade única e um plano maligno para aterrorizar a cidade.
Fato é: aqui você encontra muitas aventuras! E todos os desenhos antigos da DC são incríveis!
44. Animaniacs (1993)
Animaniacs é um desenho animado antigo que é um verdadeiro clássico da década de 1990, criado por Tom Ruegger e produzido pela Warner Bros. Os episódios falam sobre as aventuras dos irmãos Yakko, Wakko e Dot Warner, que escapam da Water Tower onde foram confinados por décadas e causam grandes confusões nos estúdios da Warner Bros.
Os irmãos Warner são os protagonistas da série. Yakko é o mais velho e o mais esperto, sempre com uma piada na ponta da língua. Já Wakko é o irmão do meio, guloso e com uma bolsa mágica de onde tira objetos inusitados. Por fim, Dot, a caçula, é fofa e adorável, mas também sabe se defender. Uma bela equipe cheia de energia.
Além dos irmãos, Animaniacs conta com outros personagens já conhecidos, que têm seu próprio desenho, como Pinky e o Cérebro, dois ratos de laboratório que planejam dominar o mundo, e Slappy, uma esquila aposentada que ensina seus truques para a sobrinha Skippy.
Esse desenho antigo ficou bastante conhecido por seus roteiros inteligentes, cheios de referências e piadas para crianças e adultos. Ou seja: pura diversão!
45. Homem-Aranha (1994)
Um outro clássico infantil, o Homem-Aranha é um dos super-heróis mais icônicos da Marvel Comics. Nisso, a gente consegue concordar, né? Sua história começa com Peter Parker, um jovem tímido e inteligente que é picado por uma aranha radioativa, ganhando assim diversos superpoderes.
Após ganhar essas habilidades, Peter decide utilizá-los para ajudar as pessoas e se transformar no Homem-Aranha, um herói que luta contra o crime e os vilões que ameaçam a cidade de Nova York. Seu maior desafio é equilibrar sua vida de herói com suas responsabilidades cotidianas, como estudos, trabalho e relacionamentos.
Por fim, acompanhando Peter Parker em suas aventuras estão personagens importantes, como sua tia May, seu melhor amigo Harry Osborn, e seu eterno amor, Mary Jane Watson. Uma prova de que a Marvel também tem bons desenhos antigos.
46. As Aventuras do Pequeno Urso (1995)
O Pequeno Urso é o protagonista da série, bastante curioso e aventureiro e que está sempre pronto para explorar a floresta e fazer novas descobertas. Ele é acompanhado por sua mãe, pai e avós, que o apoiam e dão suporte em suas aventuras. A Mamãe-Urso é uma exímia cozinheira que cuida do filho com muito carinho, enquanto o Papai-Urso é um navegante e pescador que gosta de brincar com o pequeno.
Outro personagem importante é a Coruja, uma coruja macho esperta e curiosa que às vezes serve de conselheiro para o Pequeno Urso, apesar de ser um pouco medrosa e atrapalhada. Emily, uma menina que se torna amiga do nosso personagem principal, também desempenha um papel significativo na série. Isso porque ela tem um laço muito forte com o protagonista e suas aparições, apesar de esporádicas, marcam momentos importantes da história.
Por fim, esse desenho antigo é conhecido por suas lições de moral, ensinamentos sobre amizade, família e respeito à natureza. Com uma animação suave e uma trilha sonora relaxante, “As Aventuras do Pequeno Urso” conquistou o coração de crianças e adultos durante seus 5 anos no ar, de 1995 a 2000.
47. Luluzinha (1995)
Luluzinha é uma personagem clássica de histórias em quadrinhos e desenhos animados norte-americanos, criada pela cartunista Marjorie Henderson Buell em 1935.
O desenho acompanha as aventuras da menina Lulu Moppet, uma garota esperta, independente e cheia de personalidade, que vive com sua família e interage com seus amigos, como o Bolinha (Tubby Thompkins). Bolinha é o melhor amigo de Lulu, um garoto gordinho e atrapalhado que frequentemente se envolve nas travessuras do protagonista. Já deu pra imaginar, né?
Aqui, com certeza você vai encontrar situações divertidas e enfrentar desafios do dia a dia, sempre com o um bom humor.
48. O Laboratório de Dexter (1995)
Dexter, um menino-gênio que possui um laboratório secreto em seu quarto, é convocado para realizar experimentos e tentar salvar o mundo.
Um garotinho de baixa estatura e cabelos ruivos que é extremamente inteligente e possui um sotaque be, peculiar. Ele está constantemente tentando realizar seus experimentos científicos, mas é frequentemente interrompido por sua irmã mais velha, Dee Dee, que adora entrar em seu laboratório e bagunçar tudo. Apesar de ser uma personagem atrapalhada, Dee Dee é muito mais inteligente do que realmente aparenta.
Por fim, a gente não pode deixar de citar Mandark, o rival científico de Dexter. Mandark também é um garoto gênio, mas é criado por pais hippies que não entendem seu interesse pela ciência. Ele está sempre tentando roubar os planos de Dexter e se tornar o melhor cientista. Está entre os desenhos antigos mais icônicos do Cartoon Network.
49. Pinky e o Cérebro (1995)
Pinky e o Cérebro, um verdadeiro clássico dos desenhos antigos, traz as aventuras de dois ratos de laboratório, Pinky e Cérebro, que planejam todas as noites conquistar o mundo.
Pinky é um rato alto, magro e completamente infantil, que geralmente acaba atrapalhando os planos mirabolantes do Cérebro, seu melhor amigo. Cérebro, por sua vez, é um rato baixo e atarracado, com uma cabeça enorme que evidencia seu cérebro igualmente grande. Ele é extremamente inteligente, carrancudo e ambicioso, e gasta suas noites traçando planos meticulosos para tentar conquistar o mundo, mas sempre em vão.
Os dois personagens foram originalmente incluídos em segmentos da série Animaniacs, que a gente já inclusive mencionou, antes de ganharem sua própria série em 1995. Cada episódio é marcado pela famosa piada em que Pinky pergunta “Cérebro, o que você quer fazer esta noite?”, e Cérebro responde “A mesma coisa que fazemos todas as noites, Pinky… Tentar conquistar o mundo!”.
50. Arthur (1996)
Um garoto curioso, imaginativo e com um bom coração, que enfrenta os desafios bem característicos da infância junto com sua irmã mais nova, DW, uma menina esperta e um tanto mimada. Juntos, eles vivem aventuras divertidas e aprendem e repassam lições importantes sobre amizade, família e respeito.
Além deles, há também:
- Buster: um coelho ansioso e comilão;
- Francine: uma garota atlética e um pouco briguenta;
- Muffy: uma menina rica e extravagante.
Sem falar na música de abertura do desenho, Believe in Yourself, é um clássico que ficou marcado na memória de toda uma geração de crianças que cresceram assistindo Arthur. Que tal esse desenho antigo?
52. Ei Arnold! (1996)
O desenho animado Ei Arnold! conta a história de Arnold, mais conhecido como cabeça de bigorna, um garoto de 9 anos da quarta série que mora em uma pensão na cidade de Hillwood junto com seus avós paternos, Phil e Gertrude.
Arnold é o protagonista da série, um menino conhecido por sua personalidade amigável e espírito aventureiro. Seu melhor amigo é Gerald, um garoto esperto que sempre tem uma lenda urbana para contar.
A Helga, também presente na história, é uma garota cujas atitudes antipáticas escondem o fato de que ela é secretamente apaixonada por Arnold, embora tenha medo de demonstrar seus sentimentos. A sua personagem traz alguns conflitos na sua relação complicada com seus pais, que são distantes e negligentes com ela.
Apesar do título do trazer o nome do personagem principal, a série não foca apenas em Arnold, já que também explora as histórias de outros personagens que vivem na pensão ou na escola de Arnold.
53. Superman: A Série Animada (1996)
Superman: A Série Animada foi uma produção da Warner Bros. Animation que estreou em 1996 e se estendeu até os anos 2000. A série seguiu os mesmos designs visuais utilizados em Batman: A Série Animada, buscando uma estética mais inspirada nas animações da década de 1940.
O desenho apresenta uma versão mais madura e complexa do Superman, explorando não apenas suas façanhas heroicas, mas também seus dilemas pessoais e relacionamentos. O protagonista, interpretado por Tim Daly, é retratado como um herói altruísta e poderoso, mas que também lida com a responsabilidade de proteger Metrópolis e seus entes queridos, como a repórter Lois Lane.
Além de Superman, a série traz outros personagens do Universo DC, como Lex Luthor, o arqui-inimigo do Homem de Aço, e outros heróis como Batman, Mulher-Maravilha e Lanterna Verde.
54. A Vaca e o Frango (1997)
A Vaca e o Frango é um outro clássico desenho animado da década de 1990, criado por David Feiss e produzido pela Hanna-Barbera Productions. Sendo assim, acompanha as aventuras de uma vaca e um frango que são irmãos e filhos de uma família humana suburbana.
Os personagens principais são a Vaca, com personalidade sonhadora e criativa, e o Frango, seu irmão mais novo, que é impulsivo e tende a se meter em confusão. Juntos, eles vivem uma série de situações absurdas e cômicas, muitas vezes envolvendo seus pais humanos e amigos.
Além da Vaca e do Frango, a série também conta com outros personagens marcantes, como o arqui-inimigo Bum de Fora, um ser misterioso que está sempre tentando atrapalhar as aventuras dos irmãos. Há também os pais humanos da Vaca e do Frango, que tentam lidar com as loucuras de seus filhos animais, e os amigos da vizinhança, que se envolvem nas confusões.
Já deu pra perceber né? A diversão é garantida.
55. Caillou (1997)
Caillou, um menino de 4 anos que é careca devido a uma condição chamada alopecia. Uma criança ingênua e hiperativa, que está sempre aprendendo coisas novas e enfrentando os desafios típicos da infância.
Seus melhores amigos são Leo e Clementine, com quem divide muitas de suas aventuras. Já sua irmã caçula, Rosie é uma bebê ruiva que inicialmente era muito dependente de Caillou, mas com o tempo se torna mais independente e até briga com o irmão algumas vezes, apesar de se entenderem como bons irmãos.
Os pais de Caillou são apresentados como figuras amorosas e compreensivas que apoiam o filho em suas descobertas e tentam ajudá-lo a lidar com seus problemas.
56. Hora do Recreio (1997)
Hora do Recreio é um desenho animado criado por Paul Germain e Joe Ansolabehere que estreou em 1997 e se tornou um clássico da animação infantil.
A série acompanha as aventuras de seis amigos do quarto ano da Escola da Rua 3 – TJ, Vince, Spinelli, Gretchen, Mikey e Gus. Cada um deles possui uma personalidade distinta que contribui bastante para a dinâmica do grupo. TJ é o líder carismático, Vince é o atleta, Spinelli é a garota rebelde, Gretchen é a intelectual, Mikey é o sensível e Gus é o tímido.
Juntos, os amigos enfrentam os desafios típicos da infância, como lidar com o bullying, professores assustadores e as regras da escola. Eles também se envolvem em diversas atividades durante o recreio, como jogos, brincadeiras e planos mirabolantes.
57. Johnny Bravo (1997)
Esse clássico acompanha as aventuras de Johnny Bravo, um rapaz musculoso, egocêntrico e vaidoso que está sempre em busca de conquistar garotas.
Johnny é um personagem inconfundível, conhecido por seu visual característico – óculos escuros, camiseta preta, calça jeans e um grande topete loiro. Apesar de seu físico atraente, ele é retratado como um homem imaturo e de pouca inteligência, que frequentemente é rejeitado pelas mulheres que tenta conquistar. Sua voz, inspirada no cantor Elvis Presley, também se tornou um elemento muito marcante do personagem.
Por fim, em suas aventuras também está a Pequena Suzy, sua vizinha ruiva e baixinha que nutre, digamos, um amor platônico pelo protagonista. Embora Johnny a trate com desdém, Suzy usa de sua esperteza para enrolar o rapaz em diversas situações. Todo esse alvoroço rende boas histórias. Concorda?
58. As Meninas Superpoderosas (1998)
Quem, num futuro distante, nunca imaginou fazer parte das Meninas Superpoderosas? Inclusive, alguns elementos do desenho já renderam bons memes nas redes sociais. Com certeza, você já viu algum por aí.
Quando o Professor Utônio estava tentando criar a “Garotinha Perfeita”, ele acabou derramando o Elemento X na mistura, dando poderes extraordinários às três meninas. Florzinha é a líder do grupo, com super força e raios de energia. Lindinha é a mais inteligente e usa sua visão de calor. Já Docinho é a mais rápida e pode voar.
Sendo assim, elas usam seus poderes para proteger a cidade de Townsville de vilões como o Macaco Louco e outros criminosos. Elas são heroínas corajosas e determinadas, sempre prontas para salvar o dia.
Não dá pra negar que a série ficou conhecida por sua animação vibrante, humor inteligente e mensagens positivas sobre empoderamento feminino.
59. Os Thornberrys (1998)
Os Thornberrys acompanha as aventuras de uma família excêntrica que viaja pelo mundo documentando a vida selvagem. No centro da história está Eliza, a filha caçula do casal, que ganha o dom de poder conversar com os animais.
Eliza usa seu poder especial para ajudar os animais que encontra durante as viagens da família, muitas vezes se envolvendo em situações perigosas e misteriosas. Ela é acompanhada por sua família peculiar, incluindo seus pais, Nigel e Marianne, que são apresentadores de TV, e seus irmãos mais velhos, Debbie e Donnie.
O desenho é bem familiar pelos cenários exóticos, pela dinâmica divertida da família Thornberry e pela capacidade de Eliza de se comunicar com a fauna local. Isso permitia que a série abordasse temas importantes sobre a preservação do meio ambiente e a importância da conexão entre os seres humanos e a natureza.
60. Bob Esponja (1999)
“Estão prontos? Estamos, Capitão!”. Quem nunca se animou ao ouvir essas palavras, né? Bob Esponja é um clássico desenho animado que se tornou um fenômeno cultural desde sua estreia em 1999. Criado pelo biólogo marinho e animador Stephen Hillenburg, a série se passa na fictícia cidade de Fenda do Biquíni, onde vive a esponja do mar otimista e alegre chamada Bob Esponja Calça Quadrada.
O personagem principal mora em um abacaxi no fundo do mar com seu caracol de estimação, Gary. Seu melhor amigo é a estrela-do-mar preguiçosa Patrick Estrela, e ele trabalha no Siri Cascudo, um famoso restaurante de fast-food da cidade, cujo proprietário é o ganancioso Sr. Sirigueijo. Outros personagens importantes incluem Lula Molusco, colega de trabalho de Bob Esponja que anda sempre com o humor ruim, e a Sandy .
No geral, os episódios abordam temas como amizade, trabalho, família e aprendizado, sempre de forma divertida e leve. Bob Esponja conquistou uma legião de fãs em todo o mundo, que cresceram acompanhando as aventuras da esponja otimista e de seus amigos.
61. Coragem, o Cão Covarde (1999)
Sim, com certeza esse é um desenhos antigos com aquele gostinho de infância. O enredo traz as aventuras do protagonista Coragem, um cachorro lilás facilmente assustado que vive em uma fazenda na cidade fictícia de Lugar Nenhum, no Kansas, junto com seus donos Muriel e Eustácio Bagge.
Coragem é um personagem medroso, mas que frequentemente precisa enfrentar monstros, alienígenas, demônios e outros perigos sobrenaturais que ameaçam sua família. Apesar de seus medos, ele sempre se mostra corajoso ao proteger Muriel e Eustácio, que muitas vezes não têm conhecimento das ameaças que os rodeiam.
Muriel é uma mulher escocesa de natureza doce que encontrou Coragem abandonado quando filhote, enquanto Eustácio é um fazendeiro mal-humorado e ganancioso que gosta de assustar o cachorro. Você pode encontrar, aqui, muitas aventuras!
62. Futurama (1999)
Futurama é uma outra série de desenho animado americano de ficção científica criada por Matt Groening, o mesmo criador de Os Simpsons. A série acompanha as aventuras de Philip J. Fry, um entregador de pizza que é acidentalmente congelado em 1999 e descongelado mil anos depois, em 2999.
Fry se junta a uma equipe excêntrica que trabalha na Planet Express, uma companhia de entregas interplanetárias. O elenco principal inclui Leela, uma mutante com apenas um olho que se torna a piloto da nave; Bender, um robô alcoólatra e desonesto; o Professor Farnsworth, o excêntrico cientista dono da Planet Express; e outros personagens memoráveis.
Futurama conquistou muitos fãs durante sua exibição original na Fox entre 1999 e 2003, e depois no Comedy Central de 2008 a 2013. A série se destacou por seu humor inteligente, referências culturais e críticas sociais.
63. Rocket Power (1999)
Rocket Power é um clássico da Nickelodeon que estreou em 1999 e conquistou muitos fãs durante sua exibição até 2004.
A série acompanha as aventuras de um grupo de amigos que vivem em Ocean Shores e são apaixonados por esportes radicais como surf, skate, hóquei e ciclismo. O líder do grupo é Otto Rocket, um garoto carismático e destemido, sempre cheio de energia para as competições.
Junto com Otto, estão:
- sua irmã Reggie, uma menina moderna e aventureira que edita uma revista sobre esportes;
- Sam, o novo garoto da cidade que é mais cauteloso;
- Twister, o melhor amigo de Otto que sempre o apoia com sua câmera.
Rocket Power se destacou por trazer o cotidiano e as amizades desse grupo de jovens atletas, além de apresentar uma trilha sonora marcante e algumas situações cômicas.
64. Uma família da Pesada (1999)
Uma Família da Pesada acompanha o cotidiano conturbado da família Griffin, liderada por Peter, um pai de família que constantemente comete erros e atitudes absurdas, mas sempre com a intenção de fazer o que é certo.
Sua esposa Lois tenta manter a normalidade na casa, lidando com os filhos problemáticos: a mimada adolescente Meg, o preguiçoso Chris de 13 anos e o caçula Stewie, uma criança diabólica que planeja constantemente erradicar sua mãe.
Além da família, a série também conta com a presença de Brian, um cachorro cínico que é o mais inteligente do grupo. Juntos, os Griffins vivem situações hilariantes e enfrentam diversos desafios em seu dia a dia.
65. As Aventuras de Jackie Chan (2000)
As Aventuras de Jackie Chan é um criado por John Rogers, Duane Capizzi e Jeff Kline e contou com a participação do próprio Jackie Chan no desenvolvimento.
A história gira em torno das aventuras do personagem Jackie Chan, um arqueólogo amador e expert em artes marciais que também faz parte da organização secreta Seção 13. Junto com sua sobrinha Jade e seu tio, Jackie busca 12 talismãs mágicos poderosos que podem causar destruição, lutando contra a “Mão Negra”, uma sociedade do mal liderada por Valmont.
O tio de Jackie é dono de uma loja de antiguidades e pratica magia chamada Chi. Aqui, com certeza, você vai encontrar muitas aventuras!
66. Os Sete Monstrinhos (2000)
Os Sete Monstrinhos é uma série em que cada um dos sete irmãos possui características físicas e personalidades distintas. Uma é a mais velha, com asas de pássaro e pés em forma de garras, sendo a mais responsável e organizada. Dois é o segundo mais velho, com um nariz grande e desastrado. Três é o mais novo e inocente, com uma cabeça que pode ser removida.
Os demais irmãos também têm suas peculiaridades, e dão um toque pra lá de especial nesse desenho.
Apesar de suas aparências monstruosas, os sete irmãos formam uma família unida, engraçada e inteligente que resolve seus problemas com muita diversão e gargalhadas. A série ficou conhecida pelos seus personagens carismáticos, situações cômicas e pela trilha sonora marcante.
67. Super Choque (2000)
O desenho animado Super Choque é um clássico da animação. A série acompanha as aventuras de Virgil Hawkins, um jovem que ganha poderes eletromagnéticos após ser exposto a um gás mutante.
Virgil se torna o super-herói Super Choque, usando seus poderes para proteger a cidade de Dakota de vilões e criminosos. Ele é auxiliado por seu melhor amigo Richie, um gênio da tecnologia que o ajuda a construir equipamentos e disfarces. Juntos, eles enfrentam ameaças como Tarmack, Specs e Trapper, ex-colegas de escola que se tornaram vilões.
Ao longo da série, Super Choque também interage com outros heróis do Universo DC, como Batman, Robin e a Liga da Justiça. Muita coisa boa em um lugar só!
68. X-men: Evolution (2000)
X-Men: Evolution traz um grupo de X-Men jovens, incluindo Ciclope, Garota Marvel, Vampira, Noturno, Gatinha e Espinho. Eles vivem na Mansão Xavier e são treinados pelo Professor X para usar seus poderes mutantes para o bem.
Ao longo da série, outros mutantes adolescentes se juntam aos X-Men, como Fera, Homem de Gelo, Jubileu, Canhão e Lobo Guará.
Os X-Men enfrentam vários vilões, incluindo Magneto e sua Irmandade de Mutantes Diabólicos, Mística, Apocalipse e a HIDRA. Eles lutam para manter suas identidades secretas, lidar com seus poderes em desenvolvimento e provar que os mutantes não são uma ameaça.
69. Liga da Justiça (2001)
Criado por Bruce Timm e Paul Dini, o desenho estreou em 2001 no Cartoon Network. O enredo gira em torna da formação da Liga da Justiça, composta inicialmente por Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Caçador de Marte, Flash e Mulher-Gavião.
Na trama, cada herói possui habilidades únicas que se complementam, tornando a equipe uma força imparável contra o mal. Ao longo das duas temporadas, outros personagens se juntam ao grupo, como Ciborgue e Shayera Hol.
Os vilões da série são igualmente memoráveis, como Lex Luthor, Darkseid e a Sociedade Secreta. Eles representam ameaças globais que exigem a união da Liga da Justiça para serem derrotados. As batalhas épicas entre heróis e vilões são repletas de ação, suspense e momentos emocionantes que cativam o público.
70. Os Padrinhos Mágicos (2001)
Os Padrinhos Mágicos traz as aventuras deTimmy Turner, um menino de 10 anos que ganha a companhia de dois padrinhos mágicos, Cosmo e Wanda, que lhe concedem desejos para resolver os problemas de sua vida.
Cosmo e Wanda são as figuras importantes do desenho, representando uma metáfora para os antidepressivos Zoloft e Prozac, segundo uma teoria popular entre os fãs. Eles aparecem na vida de Timmy sempre que ele enfrenta alguma dificuldade, como ser ignorado pelos pais ou sofrer abusos da babá Vicky.
Os poderes mágicos dos padrinhos, no entanto, muitas vezes geram resultados desastrosos, refletindo os efeitos colaterais do uso excessivo de medicamentos.
71. Três Espiãs Demais! (2001)
Três Espiãs Demais! é uma série de desenho animado que fala sobre as aventuras de três adolescentes – Sam, Alex e Clover – que levam uma vida dupla como espiãs secretas.
As três garotas trabalham para a agência WOOHP e resolvem casos envolvendo vilões e ameaças em todo o mundo, enquanto tentam manter suas identidades em segredo de seus amigos e familiares. Sam é a líder do grupo, inteligente e estratégica. Alex é a atleta do time, ágil e forte. Já Clover é a mais vaidosa e preocupada com sua aparência.
O desenho ficou muito popular, especialmente entre o público adolescente, devido à sua mistura de aventura, espionagem e humor. As Três Espiãs Demais! conquistaram uma legião de fãs no Brasil e em outros países, tornando-se um clássico da animação dos anos 2000.
72. As Aventuras de Jimmy Neutron, O Menino Gênio (2002)
As Aventuras de Jimmy Neutron, O Menino Gênio é uma série de desenho animado que relata as aventuras de Jimmy Neutron, um menino de 11 anos com um QI acima da média e uma paixão pela ciência e invenções.
Jimmy é um garoto brilhante que vive na cidade de Retroville com seus pais, Hugh e Judy, e seu cachorro robô Goddard. Usando sua inteligência e habilidades de inventor, Jimmy se envolve em diversas situações mirabolantes, muitas vezes causando confusão, mas sempre conseguindo resolvê-las com sua criatividade.
Acompanhando Jimmy em suas aventuras estão seus melhores amigos, Sheen e Carl, que são muito diferentes dele – Sheen é hiperativo e Carl é medroso e hipocondríaco. Juntos, eles enfrentam vilões, alienígenas e outras ameaças, sempre com a ajuda do fiel Goddard. A diversão é garantida!
73. Kim Possible (2002)
Kimberly é uma adolescente que, em seus tempos livres, se torna uma agente secreta e salva o mundo de vilões.
Ela é uma garota inteligente, atlética e corajosa, que usa suas habilidades de luta e sua astúcia para enfrentar ameaças globais. Na história também está seu melhor amigo, Ron Stoppable, um garoto desajeitado e inseguro, mas que acaba se tornando seu parceiro nas missões. Juntos, eles formam uma dupla dinâmica e complementar.
Além disso, ela também conta com a participação de um roedor chamado Rufus, que é um toupeira-nua de estimação de Ron. Rufus frequentemente ajuda Kim e Ron em suas aventuras com suas habilidades pra lá de especiais. Além disso, a série conta com o apoio do Sr. Dr. Possível e da Sra. Dra. Possível, os pais de Kim, que a apoiam em suas atividades.
74. A Mansão Foster Para Amigos Imaginários (2004)
A história traz a vida de Mac, um menino de 8 anos que é obrigado a abandonar seu amigo imaginário, Bloo, por ordem de sua mãe. Com medo de perder seu melhor amigo, Bloo decide levar Mac para conhecer a Mansão Foster, um abrigo para amigos imaginários abandonados.
Na mansão, Mac e Bloo conhecem diversos outros amigos imaginários, como Minguado, Eduardo e Coco. No entanto, descobrem que Bloo corre o risco de ser adotado por outra criança, o que faria com que Mac o perdesse. Então, Mac decide deixar Bloo na mansão, com a condição de poder visitá-lo diariamente.
A amizade, imaginação e o processo de crescimento das crianças, que eventualmente precisam se despedir de seus amigos imaginários, é um tema presente nesse desenho. Isso porque A Mansão Foster se torna um lugar onde essas figuras da infância são acolhidas e podem continuar existindo, mesmo após serem abandonadas.
75. Avatar: A Lenda de Aang (2005)
O protagonista é Aang, um garoto de 12 anos que é o Avatar, a única pessoa capaz de dominar os quatro elementos e trazer equilíbrio ao mundo. Aang é acompanhado por seus amigos Katara, uma mestra da água, e Sokka, seu companheiro de aventuras.
As personagens Katara e Toph são elogiadas, em críticas, por serem fortes, responsáveis e inteligentes, trazendo uma representação positiva de mulheres na animação.
Avatar: A Lenda de Aang é considerada uma das melhores séries animadas de todos os tempos, com sua narrativa envolvente, mundo imersivo e temas profundos sobre guerra, espiritualidade e equilíbrio.
76. Phineas e Ferb (2007)
O último desenho antigo da nossa lista é Phineas e Ferb. Phineas é um menino otimista e criativo que sempre está pensando em novas ideias, enquanto Ferb é seu meio-irmão mais calado, mas igualmente engenhoso.
Eles são acompanhados por Perry, seu ornitorrinco de estimação que secretamente é um agente secreto, e pela irmã mais velha Candace, que vive tentando flagrar as criações dos meninos para contar para a mãe, mas sempre algo acontece para fazê-las desaparecer antes que ela consiga.
Esse desenho ficou muito popular entre o público infantil e adolescente por suas histórias divertidas, trilha sonora cativante e personagens carismáticos. Phineas e Ferb conquistou diversos prêmios, incluindo dois Emmy Awards, e chegou a ter quatro temporadas exibidas até 2015. Pura diversão!
Fontes: Legião dos Heróis, Aficionados, Escola Zion, Maiores e Melhores.